RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 9:01 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mai 28, 2009 12:27 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

x-mad escreveu:
Quanto ao wattímetro não sei mas o meu "queimômetro" tá avisando que esse esc vai fritar, agora não pelo esforço mas pelo consumo contínuo do motor. quanto ao motor EZRUN o cogging não desapareceu no ezrun já por relação entre torque do motor e relação coroa pinhão, o motor ezrun têm menos torque portanto nesse caso quem estava sendo forçado era o motor, não mais o esc, alonga mais a relação do ezrun que vc vai notar que o cogging desaparecerá

alongar relação=aumentar redução

Aumentar redução não seria deixar mais CURTA?

MensagemEnviado: Qui Mai 28, 2009 2:09 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

coelho72 escreveu:
Nattis, onde você coletou esses dados de consumo do motor? Ligou um wattímetro num deles em funcionamento? Não esqueça que, se é dado de tabela, a corrente dada é a corrente máxima que ele aguenta, e não a corrente que ele vai comsumir em todas as situações.
Outra coisa que você ignorou é a diferença entre corrente constante e de pico. Meu esc é capaz de "gerar" (o correto seria controlar, já que quem gera é a bateria) 2812W na arrancada.
A questão é que os fatos contrariam esse seu cálculo. Como eu disse, com o 36-60 o cogging sumiu com uma redução mais alongada, já com o ezrun 9T o cogging foi enorme.
Mas obrigado pela ajuda, quanto mais informação, mais eu aprendo sobre esse troço.
Abraço

Não adianta medir um wattímetro pq o ESC não vai fornecer a potencia que ele pode gerar. Os dados que peguei são do fabricante, este motor pode consumir até 89A, logo da para calcular quantos watts ele gera em 2S e 3S.

Esta corrente te pico é igual potencia de som PMPO, não tem muito parâmetro, sequer é informado o tempo de pico, o certo é sempre calcular pela constante, por isso que muitos fabricantes ignoram corrente de pico. Para seu motor gerar 2812W de pico vc teria que ter uma bateria de 3S 4000mah com 64C de descarga de pico, isso se levarmos em conta que todos os fabricantes estão usando o mesmo parâmetro de corrente de pico, o que eu acho improvável.

A relação influencia diretamente no consumo do motor, é provável que com a relação usada o 36-60 não esteja sendo 100% aproveitado. Se for no mesmo esquema de motores de aero ele não tem muito torque em baixa e com relação longa d+ ele não alcança giro máximo e não consome amperagem máxima para desarmar o ESC.

Agora se o seu ESC EZrun 60A esta dando cogging com motor EZRun 9T e usando bateria forte leve em consideração a possibilidade do ESC ou motor estar com problema, pois não é normal independente da relação.

MensagemEnviado: Qui Mai 28, 2009 2:30 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

alekimura escreveu:
x-mad escreveu:
Quanto ao wattímetro não sei mas o meu "queimômetro" tá avisando que esse esc vai fritar, agora não pelo esforço mas pelo consumo contínuo do motor. quanto ao motor EZRUN o cogging não desapareceu no ezrun já por relação entre torque do motor e relação coroa pinhão, o motor ezrun têm menos torque portanto nesse caso quem estava sendo forçado era o motor, não mais o esc, alonga mais a relação do ezrun que vc vai notar que o cogging desaparecerá

Xmad , o esc abaixo do limite não causa cogging , apenas aquecimento exagerado no mesmo .
E o Kimura san esta certo ,Alongar a relação = diminuir a redução .

Se fosse o esc o problema , deveria estar ocorrendo cogging no kd36 - 60 e o ezrun deveria funcionar normal .
Relação longa demais tambem causa isso , e como o xmad falou , talvez a relação que se usa no ezrun 9t precise ser mais curta que a se usa no KD.
O esrun 60A aceia sim o KD no rc dele , pois o kd puxa essa corrente (89A) em barcos e em carros 1/8 , mas como o dele é 1/10 a corrente puxada deve ser bem menor .
Mais uma coisa (é , hoje eu to chato) , o esc não gera nada , ele apenas chaveia a energia que esta armazenada na bateria (que tambem não gera).

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Qui Mai 28, 2009 3:58 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Que conexões vc está usando? Será que não é problema de conexão ou solda???

Se o ESC tiver algum tipo de proteção contra alta corrente, q eu acho pouco provavel, pode ser que ele corte sim o chaveamento e causa um aparente cogging.

Se não for nada disso, vc esta sendo um prova viva que as vezes o barato sai caro!
Lembram desse topico:
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=13&t=11196

[]´s

MensagemEnviado: Qui Mai 28, 2009 7:31 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

:roll:

Editado pela última vez por x-mad em Sex Mai 29, 2009 12:20 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Qui Mai 28, 2009 8:59 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

alekimura escreveu:
x-mad escreveu:

sim, seria..........

quanto maior o numero obtido da relaçao de engrenagens, mais curto, o que significa que pra cada volta que o motor dá, a roda irá percorrer um trecho MENOR em linha reta, portanto mais curto........

pinhao/coroa * pulley central/pulley traseiro * 3,1416 *diametro da roda

repare quanto maior o pinhao, maior a pulley central ou maior o diametro do pneu, a relação final (rollout) será MAIOR, portanto o pneu andará em linha reta uma MAIOR ou MAIS LONGA distância.........

Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Todos os horários são GMT - 3 horas