RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 1:56 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 2:05 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pessoal,

O Reinaldo enviou-me a seguinte MP:

reinaldo_azevedo escreveu:
Fala Masiato,

Tudo certo?

Cara estou com dúvidas para conectar meu mamba ao meu ESC Losi. O mamba tem os cabos preto, branco e vermelho e o Losi Azul, preto e branco. Além disso a ordem, se é que existe alguma, está diferente. Já teve alguma experiência com isso?

Um abraço,

A resposta que dei foi essa que segue abaixo, mas como a certeza não é absoluta e a humildade nessas horas é mais importante, peço ajuda aos ilustres companheiros aqui do Fórum no sentido de confirmar ou não essa Teoria. Esse "acho que é isso".

Masiato escreveu:
Cara,
Eu tava pesquisando e no site da Losi diz que o Xcelorin 1/10 é sensorless (sem sensor) e no site redrc, diz, e mostra uma foto bem grande e nítida, um puta dum cabo de sensor.
Minha dúvida é: existem 2!??? Qual deles é o seu, com ou sem sensor??? Acho que é sem sensor.... caso contrário, o mamba nem vai funcionar pra você também... Seu ESC tem que ser SENSORLESS, como diz no site, para o mamboso funfar!

Site da Losi:
Imagem

http://www.losi.com/Products/Default.as ... D=LOSB9575

Ops! Rolei a barra do site da losi e já vi... tem os dois! E o do Reinaldo é o sensorless mesmo. hehehhehee

... Bom.... Vamos à dúvida dele, propriamente dita...

Particularmente, por enquanto não arrisco dizer "coloque esse aqui e aquele alí".
Mas por regra, o fio mais escuro é o negativo, o mais claro é o neutro e o intermediário, é o positivo. Falam em cores quentes e frias também... (nos tabs de solda vem A, B, C, não importa).

Veja só:
Nos combos LRP, o azul é o negativo; o amarelo é o neutro e o laranja é o positivo.

Imagem

Nos combos Mamba, o preto é o negativo, o branco é o neutro e o vermelho é o positivo.

Imagem

No seu (Reinaldo), eu diria que o preto é o negativo, o branco é o neutro e o azul seria o positivo. Porém, se analisar as fotos dos outros conjuntos, há de se reparar que o positivo e o negativo ficam sempre separados pelo neutro, tanto na solda do motor, quanto na saída do ESC, concordam? Reparem bem nas fotos.

Então, velho... sendo assim, eu acho que o preto é realmente o negativo, porém, o azul que é o neutro e o branco seria o positivo.

Imagem

Daí, velho, só a maldita losi é quem embanana essa parada!? Que porra é essa? Vejam que, tanto na saída do ESC, quanto na solda do motor, o azul é quem está entre os outros, sacou?

Assim sendo, esta é a conclusão mais óbvia:

Losi Xcelorin 1/10 Sensorless:
Preto: Negativo
Azul: Neutro
Branco: Positivo

Mamba:
Preto: Negativo
Branco: Neutro
Vermelho: Positivo

Casamento Losi/Mamba
Preto com Preto
Azul com Branco
Branco com Vermelho

Que confusão infernal! Mas isso é o que EU faria.

Deu um trabalho da porra, velho!

E como a certeza não é absoluta, estou postando um tópico aberto pra ver se alguém se habilita a dar pitaco.

Um abraço!

Masiato

Ah! Observem que o Xcelorin do qual nos referimos, é o sensorless. Se fosse o sensored, tava fácil. Pois as cores e disposição dos fios são as mesmas do LRP Sphere, por exemplo.

Clique aqui!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 8:24 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Bom, minha humilde contribuição para o caso:
Comprei há pouco tempo um combo ezrun 60A 5.5T e no manual diz que a ordem dos fios para ligação não existe. O mais curioso é que o manual ainda fala, se o motor rodar ao contrário, inverta a posição de dois fios quaisquer. Por sorte, logo na primeira soldagem acertei a sequencia. Usando o bom senso, o primeiro fio a conectar é sempre o do canal B (meio) e depois na sorte conecte os outros dois. Acredito que na pior das hipóteses vai rodar para trás.
Espero ter ajudado em algo.

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 9:06 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Eu tenho o referido ESC e posso garantir, tanto faz, liga em qualquer um!!!!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 9:23 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

mallange escreveu:
Comprei há pouco tempo um combo ezrun 60A 5.5T e no manual diz que a ordem dos fios para ligação não existe. O mais curioso é que o manual ainda fala, se o motor rodar ao contrário, inverta a posição de dois fios quaisquer. Por sorte, logo na primeira soldagem acertei a sequencia. Usando o bom senso, o primeiro fio a conectar é sempre o do canal B (meio) e depois na sorte conecte os outros dois. Acredito que na pior das hipóteses vai rodar para trás.

Valeu pela dica Mallange, coincidentemente no manual do ESC Losi Xcelorin fala exatamente a mesma coisa.

Fala Sabongi,

Valeu pela dica!! Eu estava com receio de danificar de alguma forma o ESC, mas pelo jeito não há problemas.

Masiato,

Acho que a lógica é esta mesmo, simplesmente não tem lógica rs. hehehehe

Abraços a todos,

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 9:24 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

mallange escreveu:

Valeu pela dica Mallange, coincidentemente no manual do ESC Losi Xcelorin fala exatamente a mesma coisa.

Fala Sabongi,

Valeu pela dica!! Eu estava com receio de danificar de alguma forma o ESC, mas pelo jeito não há problemas.

Masiato,

Acho que a lógica é esta mesmo, simplesmente não tem lógica rs. hehehehe

Abraços a todos,

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 9:26 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

mallange escreveu:
...a ordem dos fios para ligação não existe. O mais curioso é que o manual ainda fala, se o motor rodar ao contrário, inverta a posição de dois fios quaisquer.

Pois é, quando li isso no manual do meu EZRun também achei muito estranho... bom, liguei de qualquer jeito e funcionou certo de primeira.

MensagemEnviado: Sáb Fev 07, 2009 1:07 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pois é...
Tive um mamba25 num micro que, quando liguei, rodou ao contrário.
A única coisa que fiz foi inverter o preto e o vermelho, teoricamente, o pos e o neg.
Por isso, pensei que ao menos o "Neutro" tivesse seu lugar certo. Daí teria lógica, pois o positivo e o negativo apenas "diriam" para que lado o motor iria rodar.
Mas é isso. Quando a gente não sabe, o melhor é perguntar.
Valeu, pessoal!

Clique aqui!

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas