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 Título: Motor na Água
MensagemEnviado: Sex Jun 16, 2006 10:43 am 
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Me deram uma dica para ver qual motor latinha é melhor.
A dica é:

Coloque ele ligado na água e veja qual puxa maior amperagem.
Por que o melhor motor é o que puxa maior amperagem???
Pelo que eu saiba ele só puxa maior amperagem se ele estiver precisado de mais força para virar e não porque ele vira mais...

Está certo isso???

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MensagemEnviado: Sáb Jun 17, 2006 9:35 am 
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se o motor puxa mais corrente, ele gera mais potência, mas se ele precisa de mais potência quer dizer q ele está tentando vencer uma força maior, e isso faz com que ele gaste mais bateria

nem sempre um motor q puxa mais corrente anda mais, mas de fato qdo isso acontece, o motor tende a ser mais forte, mas tb mais gastão de bateria

eu ja tive motor stock que puxava 4A e andava bem, assim como já tive motor stock que puxava 12A e tb era forte.

na verdade essa da água é boa só pra lavar o motor por dentro, com detergente.

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Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


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MensagemEnviado: Sáb Jun 17, 2006 6:32 pm 
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Se eu colocar o motor girando com o Motor Break-in do carregador ICE na água, tem como dar curto no carregador??
Eu não quero correr esse risco...

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MensagemEnviado: Dom Jun 18, 2006 9:23 pm 
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risco tem... eu ja fiz, mas não aconteceu nda...

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MensagemEnviado: Dom Jun 18, 2006 10:12 pm 
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O que voce usou para alimentar o motor? Pilhas? Pack de bateria Sub-C? Ou fonte?

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MensagemEnviado: Seg Jun 19, 2006 8:41 am 
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prcg escreveu:
O que voce usou para alimentar o motor? Pilhas? Pack de bateria Sub-C? Ou fonte?


Eu já li que para amaciar um motor você teria que pegar 4 pilhas AA ligar no motor e deixar ele ligado na água até a pilha acabar.
Mas pode ser do jeito que você quiser... só tem que ficar atento para não deixar um fio de alimentação encostar no outro.


Falow,

Fernando - PANETO


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MensagemEnviado: Seg Jun 19, 2006 6:56 pm 
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Fiz com as pilhas...não tive nenhum problema.

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MensagemEnviado: Seg Jun 19, 2006 8:30 pm 
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ja liguei com o ICE sim, mas já usei fonte com variometro também

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MensagemEnviado: Ter Jun 20, 2006 11:26 am 
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Qualquer motor eletrico pode entrar na água?

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MensagemEnviado: Ter Jun 20, 2006 1:21 pm 
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prcg escreveu:
Qualquer motor eletrico pode entrar na água?


Não sei como funciona os brushless, mas de resto é tudo igual.


Falow,

Fernando - PANETO


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MensagemEnviado: Ter Mai 08, 2007 11:19 pm 
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[quote="prcg"]Me deram uma dica para ver qual motor latinha é melhor.
A dica é:

Coloque ele ligado na água e veja qual puxa maior amperagem.
Por que o melhor motor é o que puxa maior amperagem???
Pelo que eu saiba ele só puxa maior amperagem se ele estiver precisado de mais força para virar e não porque ele vira mais...

Está certo isso???[/quote]

NÃO ESTA ERRADO ALGUNS MALUCOS USAM AGUA PARA AMACIAR O MOTOR EU MESMO JÁ FIZ MA NÃO VI DIVERENÇA PREFIRO RESPEITAR A ENGENHARIA DOS CARAS QUE FIZERAM O MOTOR E SEGUIR O MANUAL.
SE VOCÊ QUIZER TESTAR UM MOTOR DEVE -SE USAR UM DINAMOMETRO QUE DARÁ VARIAS INFORMAÇÕES.OK?

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MensagemEnviado: Qua Mai 09, 2007 3:38 pm 
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shesterld escreveu:
prcg escreveu:
Me deram uma dica para ver qual motor latinha é melhor.
A dica é:

Coloque ele ligado na água e veja qual puxa maior amperagem.
Por que o melhor motor é o que puxa maior amperagem???
Pelo que eu saiba ele só puxa maior amperagem se ele estiver precisado de mais força para virar e não porque ele vira mais...

Está certo isso???


NÃO ESTA ERRADO ALGUNS MALUCOS USAM AGUA PARA AMACIAR O MOTOR EU MESMO JÁ FIZ MA NÃO VI DIVERENÇA PREFIRO RESPEITAR A ENGENHARIA DOS CARAS QUE FIZERAM O MOTOR E SEGUIR O MANUAL.
SE VOCÊ QUIZER TESTAR UM MOTOR DEVE -SE USAR UM DINAMOMETRO QUE DARÁ VARIAS INFORMAÇÕES.OK?

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O problema é só o custo de um dinamometro!
No momento eu só coloco motor na água para limpar mesmo....

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MensagemEnviado: Sex Mai 18, 2007 12:05 am 
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Boa noite
Esta eu não sabia. Eu posso colocar o motor conectado com pilhas e funcionar dentro d'agua? pode dar curto? As baterias ficam fora d'agua? qual o beneficio para o motor? Amaciar o motor dentro d'agua?
abraço a todos


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MensagemEnviado: Sex Mai 18, 2007 7:11 am 
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Eu já ouvi falar disso algumas vezes. Os carvões do motor latinha são muito duros, por isso demoram bastante para assentar no coletor, e qdo vc tem os carvões assentados, o coletor já está meio gasto. Amaciar na água faz com que os carvões assentem muito rapidamente, sem desgastar o coletor. Mas se amaciar demais dentro d'água já era, fica sem carvão! E isso dizem ser coisa de um minuto a mais ou a menos, então existe um certo risco envolvido...

E não dá curto não, pq a água não é um bom condutor de eletricidade! E as baterias devem ficar fora da água sim.


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MensagemEnviado: Sex Mai 18, 2007 2:21 pm 
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Registrado em: Dom Mai 13, 2007 5:07 pm
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Bem... Nunca usei motores escovados no aeromodelismo, mas pessoas com MUITA experiencia no hobby recomendam ligar o motor mergulhado em um copo de água mesmo, até as baterias acabarem (mas normalmente são baterias de 1300mah! 8) )
Já ouvi que mergulhar em fluido de freio também é bom, mas eu siceramente não o faria, ehehheh.

Se querem um jeito de testar e comparar motores, comprem uma hélice de aeromodelismo para elétricos (acho que para os 540, uma GWS 8x4HD já serve bem) e baixem o PCTaco, ele é um tacômetro para PC (mede o RPM da hélice pelo microfone do cpu). Eu e um monte de gente usamos para verificar quanto de empuxo um motor está gerando.

Ligue o motor e meça a corrente e a voltagem quando está acelerando no máximo, não pegue os dados de início, normalmente é só um pico e o empuxo tende a baixar um pouco. Tome nota dos dados.

Daí para frente são contas, ehehhe, calcule a potencia do motor (corrente X tensão). Divida o empuxo gerado pela potencia calculada.

Pot = V.I
g/W = empuxo/Pot

O resultado será quantos gramas de empuxo o motor está gerando por watt. Essa é uma referencia para se testar a eficiência dos motores de aero. Claro que não é o ideal para o caso, mas dá para se fazer comparações facilmente.

Só para salientar, os multimetros (mesmos os melhores) possuem uma resistencia interna muito grande o que provocar uma queda de tensão muito grande e tira a confiabilidade dos testes, a melhor maneira (e mais barata) de consertar isso é fazendo um "shunt". No site do evoo ensina como fazer um (http://www.e-voo.com/tutoriais/shunt/). Também na parte de tutoriais ensina como adaptar uma fonte de PC para usar com os carregadores.

Normalmente uma hélice dessas custa +-8 reais e adaptador (prop-adapter), +-10 reais, se for comprar atente para o diametro do eixo. Segure bem o motor ou dê um jeito de fixá-lo, nunca testei um 540 mas baseado num 400 que com uma 6x3 da +-220g, o 540 deve gerar quase 500g de empuxo :twisted:.

Abrcs!

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Por enquanto só avião...


Editado pela última vez por Igor Souza em Sex Mai 18, 2007 3:12 pm, em um total de 3 vezes.

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