RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 12:03 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Dez 30, 2008 11:31 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Olá, pessoal. Estou tendo alguns problemas para controlar meu LAzer ZX5.

Li alguns tópicos sobre ESC com problemas e resolvi abrir um mais específico.

Bem, meu carro é praticamente novo (menos de 2 meses) e ficou parado por 2 semanas.

Fiz uma manutenção de limpeza básica (diff, amortecedor, motor, etc). Bem, montei tudo e funcionou tudo beleza.

Daí resolvi fazer alguns saltos, e aí que começaram os problemas. O carro começou a falhar, tinha que desligar e ligar de novo, mas rodava uns 10 segundos e parava de novo.

Achei que fossem as pilhas do controle, coloquei novas e continuou na mesma, quer dizer, não resolveu o problema, mas apareceu outro.... Ligo o carro e o mesmo engata uma ré frenética e fico sem controle do motor (tanto pra frente ou pra trás), mas o controle da direção funciona sem problemas!

Este ESC tem um botão de setup que habilita ou não a ré. Bem, desabilitei a ré e quando eu ligo o carro, nada acontece, exceto o controle da direção.

Bem, tudo isso aconteceu ontem. Hoje pela manhã, quando ligava, às vezes nem o controle da direção funciona.... está bastante intermitente.

Testei o motor e está OK.

Existe uma maneira de testar este ESC e identificar o problema?

Bem, aguardo e agradeço toda e qualquer ajuda!

Valeu!!!

Radio Perfex

Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Dez 30, 2008 2:42 pm 
[Moderador]

Cara, a resposta é simples: o seu carro está claramente tomado por uma força do mal, o popular "encosto". Provavelmente as peças com que ele foi montado foram retiradas de um cemitério indígena, ou alguém lançou uma maldição voodoo, eu já vi isso acontecer antes.
Chame um exorcista urgente.
Mas eu já vi um filme de um carro com encosto (Christine, filmão), e posso te assegurar que ele não vai parar até estar completamente destruído. Ou que você faça algum sacrifício humano (sangue inocente,vísceras, essas coisinhas), sempre funciona.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Ter Dez 30, 2008 4:45 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

se o sacrificio nao funcionar, sugiro que veja se tem alguma "solda fria" nos fios do esc, e abra o esc e veja se nao tem algum mau contato no fio que sai do esc e vai pro receptor.. tive um problema parecido com um esc... o carro ficava meio louco e acelerava sozinho.. as vezes nao andava.... mau contato no fio que vai pro receptor.... tenta ai e da um aviso pra gente

MensagemEnviado: Ter Dez 30, 2008 7:56 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Ok!
Primeiro vou verificar se há algum mau contato. O sacrifício só em último caso (esse dá mais trabalho...)!!!
Valeu, galera!

Radio Perfex

Imagem

MensagemEnviado: Ter Dez 30, 2008 11:17 pm 
[Moderador]

Isso mesmo camarada, o lance é abrir o receptor e ver se o fio da antena tá certinho, se estiver ferrado é só usar o ferro de solda (que eu chamo de bastão místico de Vulcano) e pronto.
Dar uma organizada na fiação do servo e ESC ajuda também.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Sex Jan 02, 2009 5:12 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Abri o esc e aparentemente o único problema que achei foi que estava com muita areia...
Apesar dos contatos serem pequenos não consegui identificar nenhum rompimento, pois os pontos estão firmes.
E mesmo após a "limpeza" o problema persiste.

Já o receptor, ainda não verifiquei.

Além de verificar problemas nos pontos de solda, existe alguma maneira mais direta de testar o esc?
Por exemplo, se eu tiver um multímetro, que valores eu deveria encontrar nas saídas para o receptor?

Valeu!!!

Radio Perfex

Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas