RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 1:58 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2008 10:38 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Registrado em: Ter Mai 29, 2007 10:15 pm
Mensagens: 510
Localização: Rio de Janeiro
Tenho uma dúvida que ainda não vi a resposta em nenhum tópico. Vejo que existem campeonatos em que os carros correm com baterias de 5 células e outros em que os carros correm com baterias de 6 células. Na prática, qual as vantagens e desvantagens do uso de baterias de 5 e 6 células ? Os motores como os latinha ou stock giram bem com 6 volts ? Ou o que manda é a amperagem da bateria ?

_________________
Emilio
Tamiya TA05R
Esc Novak Cyclone 99/LRP QC2 Competition
Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200


Editado pela última vez por Manhattan em Dom Jan 27, 2008 11:02 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2008 10:58 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Manhattan escreveu:
Tenho uma dúvida que ainda não vi a resposta em nenhum tópico. Vejo que existem campeonatos em que os carros correm com baterias de 5 células e outros em que os carros correm com baterias de 6 células. Na prática, qual as ventagens e desvantegens do uso de baterias de 5 e 6 células ? Os motores como os latinha ou stock giram bem com 6 volts ? Ou o que manda é a amperagem da bateria ?

Olha, a nivel de rendimento, se for brushless stock(5700KV) e modified(7700KV) da quase na mesma heim
Mas tem detalhes a serem vistos, o Paulo estava comentando comigo que com 6 celulas o mamba 7700 usa entre 9.5~10:1 de relação, e se for em 5 celulas, teve gente que usou 6.8~7:1... por isso que o rendimento da quase no mesmo, mas com 5 celulas economiza o carro devido a redução no torque do 7700 por exemplo...
Tem o Lado do runtime, que já foi explicado em outros tópicos sim, se quiser saber mais detalhes é so perguntar pros caras que correram na AARC o EM Stock e Modified, quase todo mundo usa 5 celulas lá no modified

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2008 11:03 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Registrado em: Ter Mai 29, 2007 10:15 pm
Mensagens: 510
Localização: Rio de Janeiro
E num motor latinha ? Ou stock brushed ?

_________________
Emilio
Tamiya TA05R
Esc Novak Cyclone 99/LRP QC2 Competition
Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2008 11:08 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Manhattan escreveu:
E num motor latinha ? Ou stock brushed ?

motor stock brushed e Latinha já giram pouco com 6 celulas, com 5 então, fica muito ruim... Imagina perder torque em Latinha?

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2008 11:33 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Manhattan escreveu:
Tenho uma dúvida que ainda não vi a resposta em nenhum tópico. Vejo que existem campeonatos em que os carros correm com baterias de 5 células e outros em que os carros correm com baterias de 6 células. Na prática, qual as vantagens e desvantagens do uso de baterias de 5 e 6 células ? Os motores como os latinha ou stock giram bem com 6 volts ? Ou o que manda é a amperagem da bateria ?


O pessoal só andou de 6 células no modifed em 2007, pois era limitado nisso. No caso do modified acontece sim dos carros andarem juntos, já nas outras categorias não.
Quanto mais fraco o motor mais diferença dá.
5 cells é muito bom com motores fracos, pois diminui a saida, poupando um pouco mais o equipamento. Com modified 6 cells você tem que refazer o diff no máximo a cada 3 baterias......

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 28, 2008 5:03 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jul 02, 2007 10:35 am
Mensagens: 2614
Images: 8
Localização: São Bernardo do Campo
prcg escreveu:
Manhattan escreveu:
Tenho uma dúvida que ainda não vi a resposta em nenhum tópico. Vejo que existem campeonatos em que os carros correm com baterias de 5 células e outros em que os carros correm com baterias de 6 células. Na prática, qual as vantagens e desvantagens do uso de baterias de 5 e 6 células ? Os motores como os latinha ou stock giram bem com 6 volts ? Ou o que manda é a amperagem da bateria ?


O pessoal só andou de 6 células no modifed em 2007, pois era limitado nisso. No caso do modified acontece sim dos carros andarem juntos, já nas outras categorias não.
Quanto mais fraco o motor mais diferença dá.
5 cells é muito bom com motores fracos, pois diminui a saida, poupando um pouco mais o equipamento. Com modified 6 cells você tem que refazer o diff no máximo a cada 3 baterias......


assino embaixo, meu diff na brincadeira de sábado andando forte fritou....

_________________
ARC R10 - ORCA - LRP - SANWA - BLITZ
Minhas qualificações: viewtopic.php?f=3&t=8634


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 7:03 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Registrado em: Ter Mai 29, 2007 10:15 pm
Mensagens: 510
Localização: Rio de Janeiro
Amigos. Andei hoje com a bateria com 5 células (6 volts) e tive uma grata surpresa. Ao contrário do que pensei, não afetou em nada o desempenho do carro, o carro andou uma beleza, com bom punch e teve runtime bom. As 5 células são GP 3700, e o equipamento que andei é esse que está aí embaixo.

_________________
Emilio
Tamiya TA05R
Esc Novak Cyclone 99/LRP QC2 Competition
Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB