RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Ago 19, 2008 10:43 am 
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Ola pessoal, sou professor de matemática e ontem bolei um esqueminha simples para calcular a velocidade final dos nossos carros:

1º passo - Colher os dados necessarios:

-Rotação maxima do motor, pode ser obtida multiplicando a potencia em "kv" pela voltagem das baterias (6 cell - 7,2 volts, 7 cell - 8,4 volts).

-Gear ratio da transmissão, geralmente vem no manual do carrinho, ou também pode ser obtido dividindo a quantidade de dentes da coroa pela quantidade de dentes do pinhão.

-Diametro dos pneus do carrinho, use uma regua comum e meça.


2º passo - Calcular quantas Rotações por Minuto tem a roda do carrinho:

Basta dividir a Rotação do motor pela gear ratio da transmissão

Ex: no meu caso a rotação maxima do motor é: 3800kv * 8,4v = 31920rpm
o gear ratio eu peguei no manual... 8,1
dividindo eu tenho 31920/8,1= 3940rpm

3º passo - Agora precisamos saber quantos quilometros a rotação da roda permite percorrer em um minuto:

Basta multiplicar o diametro da roda por 3,14 (valor de pi) e depois multiplicar pela rotação da roda.

Ex: em meu caso tenho diametro de 7,5cm, então 7,5*3,14*3940= 92804 cm/minuto

Para transformar em quilometros dividimos por 100.000 (em um quilometro existem cem mil centimetros)
92804/100000 = 092804 km/minutos
Agora convertemos para km/h, basta multiplicar por 60...

0,92804*60= 55,68km/h


4º passo - Bom, mas, como nem tudo é perfeito e efetivamente o motor não dá a velocidade nominal, além do mais, andando tem o peso do carro e etc... temos que analisar uma margem de erro...

Fi alguns testes ontem rodando com o carrinho lado a lado com minha Lander (moto) que tem velocimetro digital (de boa precisão) e percebi que houve um desvio para baixo de cerca de 25%.

Então basta multiplicar o valor obtido por 0,75... -- 55,68 * 0,75 = 41,76km/h (o velocimetro marcou 42km/h)

Creio que ese desvio de 25% não altere muito entre os varios modelos de carrinho, então, da pra usa-lo para aproximações muito boas...


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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 7:40 am 
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Rodigozeus escreveu:
Ola pessoal, sou professor de matemática e ontem bolei um esqueminha simples para calcular a velocidade final dos nossos carros:

1º passo - Colher os dados necessarios:

-Rotação maxima do motor, pode ser obtida multiplicando a potencia em "kv" pela voltagem das baterias (6 cell - 7,2 volts, 7 cell - 8,4 volts).

-Gear ratio da transmissão, geralmente vem no manual do carrinho, ou também pode ser obtido dividindo a quantidade de dentes da coroa pela quantidade de dentes do pinhão.

-Diametro dos pneus do carrinho, use uma regua comum e meça.


2º passo - Calcular quantas Rotações por Minuto tem a roda do carrinho:

Basta dividir a Rotação do motor pela gear ratio da transmissão

Ex: no meu caso a rotação maxima do motor é: 3800kv * 8,4v = 31920rpm
o gear ratio eu peguei no manual... 8,1
dividindo eu tenho 31920/8,1= 3940rpm

3º passo - Agora precisamos saber quantos quilometros a rotação da roda permite percorrer em um minuto:

Basta multiplicar o diametro da roda por 3,14 (valor de pi) e depois multiplicar pela rotação da roda.

Ex: em meu caso tenho diametro de 7,5cm, então 7,5*3,14*3940= 92804 cm/minuto

Para transformar em quilometros dividimos por 100.000 (em um quilometro existem cem mil centimetros)
92804/100000 = 092804 km/minutos
Agora convertemos para km/h, basta multiplicar por 60...

0,92804*60= 55,68km/h


4º passo - Bom, mas, como nem tudo é perfeito e efetivamente o motor não dá a velocidade nominal, além do mais, andando tem o peso do carro e etc... temos que analisar uma margem de erro...

Fi alguns testes ontem rodando com o carrinho lado a lado com minha Lander (moto) que tem velocimetro digital (de boa precisão) e percebi que houve um desvio para baixo de cerca de 25%.

Então basta multiplicar o valor obtido por 0,75... -- 55,68 * 0,75 = 41,76km/h (o velocimetro marcou 42km/h)

Creio que ese desvio de 25% não altere muito entre os varios modelos de carrinho, então, da pra usa-lo para aproximações muito boas...


o cara.. legal o estudo em.... acredito que a maioria ja sabia como fazer a conta quase toda.. mas a medição desse "coeficiente" de 25% foi a cereja da sua dica! valeu mesmo!!!!

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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 9:37 am 
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Vamos fazer um teste com o Mamba 7700kv com 6 Cells NiMh.

7700 * 7,2v = 55440rpm
55440 / 8,5 = 6522
3,14 * 7,5 * 6522 = 153593
153593 / 100.000 = 1,53593

1,53593 * 60 = ~92 km/h
92 km/h * 0,75 = ~69 km/h

Os 92km/h podem até estarem certos... mas 69km/h é pouco heim?

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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 9:49 am 
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Gunz escreveu:
Vamos fazer um teste com o Mamba 7700kv com 6 Cells NiMh.

7700 * 7,2v = 55440rpm
55440 / 8,5 = 6522
3,14 * 7,5 * 6522 = 153593
153593 / 100.000 = 1,53593

1,53593 * 60 = ~92 km/h
92 km/h * 0,75 = ~69 km/h

Os 92km/h podem até estarem certos... mas 69km/h é pouco heim?




é nada cara.... claro que com certeza tem uma variação.. de acondo com se seu carro é mais solto... mais leve... arrasta menos ar.... mas eu acho que é bem porai mesmo em.... quem tiver a paciencia do nosso amigo ai, pode criar o coeficiente do proprio carro!.. ai posta ai pra gente...... ja adianto que eu nao farei isso... uhauhauh

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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 9:55 am 
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quem quiser pode testar na pratica....

vá até uma boa reta... observe onde o carro começa a ter sua "velocidade maxima", faça uma marca... uns 20mts pra frente faça outra.. peça para alguem iniciar o cronometro na primeira marca e parar na segunda... divida o espaço em quilometros pelo tempo em horas... pronto! velocidade REAL do seu carro... ai vc faz as contas do nosso amigo divide um pelo outro e pronto! tai seu coeficiente pessoal.....

mas acho que se vc puder testar com uma moto como ele... vai ser bem mais facil.

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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 10:32 am 
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Deividfei escreveu:
Gunz escreveu:
Vamos fazer um teste com o Mamba 7700kv com 6 Cells NiMh.

7700 * 7,2v = 55440rpm
55440 / 8,5 = 6522
3,14 * 7,5 * 6522 = 153593
153593 / 100.000 = 1,53593

1,53593 * 60 = ~92 km/h
92 km/h * 0,75 = ~69 km/h

Os 92km/h podem até estarem certos... mas 69km/h é pouco heim?




é nada cara.... claro que com certeza tem uma variação.. de acondo com se seu carro é mais solto... mais leve... arrasta menos ar.... mas eu acho que é bem porai mesmo em.... quem tiver a paciencia do nosso amigo ai, pode criar o coeficiente do proprio carro!.. ai posta ai pra gente...... ja adianto que eu nao farei isso... uhauhauh


é como eu disse, "acho que não altera muito de carro pra carro", mas, com certeza altera...

O meu carro deu uma diferença grande para baixo pq não é nenhum top. nem roletado ele é...


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MensagemEnviado: Qui Ago 21, 2008 10:11 am 
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Pessoal, 25% nao e muito nao?


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MensagemEnviado: Qui Ago 21, 2008 10:22 am 
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sabongi escreveu:
Pessoal, 25% nao e muito nao?



acho que em carros pró isso deva ser bem menor.. mas é como ele disse.. o carro dele não é nem roletado.. então..............

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MensagemEnviado: Sáb Out 04, 2008 4:16 pm 
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Amigos, só por curiosidade, qual o kv de um motor latinha, queria calcular o meu e não sei esse valor.

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MensagemEnviado: Ter Out 07, 2008 8:19 pm 
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opa

latinha a 7.2 volts gira a de 14000rpm a 18000rpm , pode variar de motor para motor

valeu

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MensagemEnviado: Ter Out 07, 2008 9:26 pm 
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Augusto Beck escreveu:
opa

latinha a 7.2 volts gira a de 14000rpm a 18000rpm , pode variar de motor para motor

valeu


Então:
18000rpm
55440 / 8,35 = 2155
3,14 * 7,5 * 2155 = 50750
50750 / 100.000 = 0,5075

0,5074 * 60 = ~30,45 km/h
30,45 km/h * 0,75 = ~22,8 km/h !!
; (

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MensagemEnviado: Qua Out 08, 2008 9:24 pm 
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só por curiosidade

qual é o seu carro?

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MensagemEnviado: Qua Out 08, 2008 9:43 pm 
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Augusto Beck escreveu:
só por curiosidade

qual é o seu carro?


Cara é uma Tamiya TTO1 com motor latinha. video: viewtopic.php?f=22&t=7865

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MensagemEnviado: Qua Out 08, 2008 10:07 pm 
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opa

legal seu carro
para drift a relação ta boa , mas se for correr , cloque a relação para cerca de 6:1
o pessoal que corre no latinha chega com a relação perto de 4:1

valeu

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MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 10:40 am 
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Eu acho que os RCs diante da proporção de tamanho com Carro, aparentam estar correndo muito mais.

70km por hora num RC passa a impressão de ser muuuuuito mais que isso. Não acho difícil ter uma margem de 25% não...

Parabéns pelos cálculos aí... Quem quiser é só parar no "x 60" hahahahah...

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Abraços. Pabulinho.

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