Rodigozeus escreveu:
Ola pessoal, sou professor de matemática e ontem bolei um esqueminha simples para calcular a velocidade final dos nossos carros:
1º passo - Colher os dados necessarios:
-Rotação maxima do motor, pode ser obtida multiplicando a potencia em "kv" pela voltagem das baterias (6 cell - 7,2 volts, 7 cell - 8,4 volts).
-Gear ratio da transmissão, geralmente vem no manual do carrinho, ou também pode ser obtido dividindo a quantidade de dentes da coroa pela quantidade de dentes do pinhão.
-Diametro dos pneus do carrinho, use uma regua comum e meça.
2º passo - Calcular quantas Rotações por Minuto tem a roda do carrinho:
Basta dividir a Rotação do motor pela gear ratio da transmissão
Ex: no meu caso a rotação maxima do motor é: 3800kv * 8,4v = 31920rpm
o gear ratio eu peguei no manual... 8,1
dividindo eu tenho 31920/8,1= 3940rpm
3º passo - Agora precisamos saber quantos quilometros a rotação da roda permite percorrer em um minuto:
Basta multiplicar o diametro da roda por 3,14 (valor de pi) e depois multiplicar pela rotação da roda.
Ex: em meu caso tenho diametro de 7,5cm, então 7,5*3,14*3940= 92804 cm/minuto
Para transformar em quilometros dividimos por 100.000 (em um quilometro existem cem mil centimetros)
92804/100000 = 092804 km/minutos
Agora convertemos para km/h, basta multiplicar por 60...
0,92804*60= 55,68km/h
4º passo - Bom, mas, como nem tudo é perfeito e efetivamente o motor não dá a velocidade nominal, além do mais, andando tem o peso do carro e etc... temos que analisar uma margem de erro...
Fi alguns testes ontem rodando com o carrinho lado a lado com minha Lander (moto) que tem velocimetro digital (de boa precisão) e percebi que houve um desvio para baixo de cerca de 25%.
Então basta multiplicar o valor obtido por 0,75... -- 55,68 * 0,75 = 41,76km/h (o velocimetro marcou 42km/h)
Creio que ese desvio de 25% não altere muito entre os varios modelos de carrinho, então, da pra usa-lo para aproximações muito boas...
o cara.. legal o estudo em.... acredito que a maioria ja sabia como fazer a conta
quase toda.. mas a medição desse "coeficiente" de 25% foi a cereja da sua dica! valeu mesmo!!!!