RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 04, 2025 7:15 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Dom Mai 28, 2006 6:13 pm 
Novo no Fórum

ao contrario do q pensam la fora não sao todos q vivem de r/c........alias são poucos.....
menos ainda são os q estão ricos por causa disso..........

quase q todos os pilotos patrocinados tem somente preços especiais e peças gratis nas corridas..........outros já mais taimbados tem equipamento gratis, etc, mas quase todos tem q arcar com despesas de viagem, etc...........

vamos dar um exemplo.......o Reedy Race, ali quem anda bancado é praticamente e categoria de convidados, q são 32 pilotos........e mais uma meia duzia q acaba não entrando nessa lsita correndo na modified.........

depois vem centenas que correm na modified e spec e ali tem dezenas de pilotos oficiais que não ganham absolutamente nada pra correr.........

e digo com muita confiança de que estou certo, o brasil so não tem pilotos de fabrica como lá fora pq os mesmos são são pagos pra andar de carrinho e sim pagos pra fazer propaganda e desenvolver produto........ai vem a pergunta, com a mentalidade do consumidor brasileiro que empresa pagaria pra alguem pilotar com seus produtos se não vai vender???? que desenvolvimento de produto seria realizado em um certame com carros de 10 anos atras e motores que não viram o minimo pra causar qualquer tipo de dano severo por exemplo a transmissão de um carro???

enfim.........me perdoe se soar arrogante, mas é q pra mim competição e hobby estão em extremos totalmente opostos........

eu digo por experiencia propria, enquanto o r/c eletrico era realizado nos moldes internacionais (leia-se pista e loja riverside) tinha um monte de gente andando...........

hj na minha opiniao so tem gente andando de nitro justamente pq td é feito com base no q é feito la fora...........e se divide em RACER e SPORT pra quem anda dentro de uma realidade e pra quem anda em outra realidade, tanto tecnica como financeiramente falando..........

Yokomo | LRP | Integy | Team Orion | Ko Propo

Título:
MensagemEnviado: Dom Mai 28, 2006 7:00 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

e pq nao os f103 gt rtr?
é barato e facil de achar pecas.

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Dom Mai 28, 2006 8:14 pm 
[Moderador]

Muito já se discutiu sobre esse tema, e eu estou chegando à mesma conclusão do Salvadori. Não é uma categoria "de base" e barata que vai fazer o hobby evoluir e trazer mais adeptos. Isso é ilusão. Quem mantêm o hobby e enche as pistas são os fanáticos, que gastam o que tem (e às vezes o que não tem) pra tentar andar na frente. Quem só quer brincar não participa de corrida, pois além do gasto financeiro tem o gasto de tempo, pra fazer manutenção, setup, treinar, etc. Pra quem quer uma diversão rápida e barata, o RC não é a melhor opção...

Além do exemplo da Riverside, é só ver tb o exemplo do nitro: o campeonato que mais tem participantes é o Paulista, onde pra correr se usa equipamento de ponta, pneus de espuma, combustível importado, e a inscrição não é das mais baratas. Já nos campeonatos voltados pra iniciantes, com custos bem mais baixos (existem alguns espalhados por SP), é comum ver grids com menos de meia-dúzia de carros. E os que se empolgam andando nas categorias de base, logo já passam pra categoria mais forte.

Tem gente que gosta de carros menos potentes, acha legal as disputas "em câmera lenta", mas cheguei à conclusão que o que atrai a maioria ao hobby é mesmo a velocidade... :twisted:

Título:
MensagemEnviado: Dom Mai 28, 2006 8:33 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Galera,

apenas uma ponto a considerar, se é p/ andar de latinha, acredito que o chassi deva ser leve o suficiente, para não compremeter, logo, o que acham dos 1/12 que além de baratos, quase nem tem opção de hop up mesmo?

(ainda fico pelo menos com a opção do stock)

[]s

Sampaio

Título:
MensagemEnviado: Dom Mai 28, 2006 9:04 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Concordo com todos. Mas estamos falando de uma categoria de base no Brasil,um pais em que comprar um carro ou uma peça de Rc é muito mais difícil que comprar uma arma ou coisa pior.

Categoria base tem que ter baixo custo. Na verdade somos todos um grupo de viciados mesmo, e seria muito bom que todos morássemos na mesma cidade para fazermos bons pegas.

Na minha opinião o que mais amedronta o pessoal à competir é a falta de equipamento e a possibilidade de pagar mico, por isso acho que se tivesse que existir uma categoria base teria que ter baixo custo e limitação em muita coisa (apenas visando o baixo custo).

Um abraço

Título:
MensagemEnviado: Dom Mai 28, 2006 9:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Tudo ai faz sentido. Uma categoria barata de carros de caixa poderiam divertir, mas não tem de onde isso surgir.

Quem vai começar essa categoria? Vai andar sozinho até outro aparecer e andar em dupla?
Realemnte não seria muito empolgante ver um racha em "camera lenta" de dois TT-01....

Acho que é bem complicado essa categoria base existir.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Editado pela última vez por PRCG em Dom Mai 28, 2006 10:26 pm, em um total de 1 vez.

Título:
MensagemEnviado: Dom Mai 28, 2006 9:52 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Fala grande prcg, é isso aí. Acho que a conclusão do tópico é a confirmação da dúvida em seu título: Categoria base é uma utopia.

Um abraço

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 10:42 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É uma pena que essa seja a conclusão :(

Temos várias diferenças daqui e lá fora... Por exemplo, imaginem o americano que paga tudo em dólar (e ganha em dólar) e não paga imposto de importação, pra ele é moleza deixar U$ 400 na Tower Hobbies e comprar coisa pra caramba....

Só que aqui não adianta... é como vocês falaram, o cara que gosta MUITO do hobby gasta uma fortuna, mas quantos estariam dispostos a gastar fixamente R$ 250 por mês? (veja bem, eu disse POR MÊS, TODO MÊS)

Eu, por exemplo, não pagaria.... não que não goste do hobby, mas tem diversos fatores, um deles é a família, esposa, etc, acaba-se sendo visto até mal de gastar isso por mês com um "carrinho" (é como a maioria vê os modelos)

Já R$ 100 por mês passa "desapercebido" pela patroa....

Então acaba optando por carros mais baratos... Mini-z, F103, TA, motorzinho latinha, etc...

Quebrou uma peça? Vê se dá pra colar.... um modelista "viciadão" ia xingar a peça e comprar uma de titânio pra substituir, mas não é todo mundo que mantém uma Renault F1, a maioria tá mais pra Super Aguri :)

Então o que acontece... dois mundos se encontram na pista.... o mundo que tem um monte de peças de reposição, vários motores pra escolher, baterias fortes, regulagens pra cacete, molas de tudo que é tipo, silicone de todas as viscosidades, etc.... e o outro que sente um frio na espinha quando capota e ouve um estalo... "será que quebrou alguma coisa??? Tô fu****"....

E os dois mundos com sua razão! Veja bem, os viciadões querendo campeonato forte, competidores fortes, as últimas novidades em automodelos, e os "Super Aguris" que vão uma vez por mês na pista porque tudo é caro....

Então nunca chega num acordo.... os viciadões não vão querer andar de latinha todo dia, todo dia.... e os "Super Aguri" não vão querer comprar ESC sem limite e motor modified.... E como já somos poucos, segrega ainda mais o hobby...

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 11:14 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Fernando, em pouco espaço descreveu exatamente o que acontece com o Hobby aqui no Rio (e acredito em outros Estados tb). Muito bom.

Com perdão do trocadilho, o tópico é utópico. :lol:

Um abraço

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 11:55 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Não sei muito bem o porquê desta discussão... não acho que só pq exista uma uma categoria com carros de baixo custo, correndo com pilhas AAA, motor latinha, peças remendadas e bolha sem pintura possa interferir em uma categoria pro!!!
Não vejo intervenção nenhuma nisso... não acho que uma pessoa que já está a mais de dois anos no hobby vá vender o seu TC4 para competir com um TA-02!! Mas também não acho que o pessoal que está começando agora tenha a "obrigação" de comprar um TC4, uns 3 motores modified, uns 5 jogos de baterias de 3700mAh, controle 3PK, ESC sem limite de voltas, 4 jogos de pneus e outras coisas!!!
Apoio SIM a idéia de ter uma categoria base e TAMBÉM apoio a categoria PRO... Mas acho que categoria base deveria ser com um chassis que ainda tenha venda no mercado!!
Acho uma palahaçada esses F103!!! Pq só um grupinho restrito pode ter um chassis destes, quem está começando e vai na loja comprar seu primeiro modelo não vai encontar um F103 na prateleira!!!
Já que gostam tanto do chassis pq não acompanhar o mercado e pegar o F103GT??? Esta é a minha dúvida... o pessoal tá acomodado com os chassis que tem em casa e não evoluem... pode ver que é sempre o mesmo pessoal andando com o mesmo carro e sempre o mesmo pessoal chegando na frente!! O pessoal realmente não está evoluindo!!
Acho que temos que rever nosso conceitos!!

Espero que vejam esta minha mesagem não como uma crítica, e sim como uma ajuda.

Falow,

Fernando - PANETO

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 12:42 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Calma, é exatamente essa a idéia

Definir o que seria uma "categoria base" e se ela é viável.

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 1:53 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Categoria base tem q ser barat e de manutenção fácil e barata tb. particularmente não sou a favor de um ou de outro chassis ou motor.

se tiver custo beneficio bom para mim me parece bom para uma categoria base.

O f103 ainda tem peças por aqui, mas é que nem petroleo, um aid vai acabar, anao ser que a tamiya volte para cá, senão vai ser mais fácil comprar uma metralhadora israelense

Comprar os f103 gt? seria bom na minha opinião, mas como? a receita tá travando tudo, tinha que existir um chassis nacional. acho que seria outro fato que ia ajudar.

Um abraço

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 2:14 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Raphael escreveu:
Categoria base tem q ser barat e de manutenção fácil e barata tb. particularmente não sou a favor de um ou de outro chassis ou motor.

O f103 ainda tem peças por aqui, mas é que nem petroleo, um aid vai acabar, anao ser que a tamiya volte para cá, senão vai ser mais fácil comprar uma metralhadora israelense

Comprar os f103 gt? seria bom na minha opinião, mas como? a receita tá travando tudo, tinha que existir um chassis nacional. acho que seria outro fato que ia ajudar.

Um abraço

E se fizesse um campeonato só de F103GT? Por exemplo:

Alguma loja ou pista compraria um lote de carros (acho q uns 10-15 carros) e quem comprasse o carro participaria de um campeonato, pode até retirar a taxa de inscrição caso seja a pista que compre os carros. Podem montar pacotes com controle, emprestar controles, carregadores, sei lá... acho que uma parte difícil de se comprar no começo é o controle, carregador e ESC... mas o ESC não é prioridade.
Com isso já faz com que quem acabe de comprar o primeiro carro se enturme com a galera que já participa dos campeonatos...
Espero que gostem da minha idéia ou que o pessoal faça alguma coisa parecida...

valeu,

Fernando - PANETO

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 2:17 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Raphael escreveu:

Um abraço

Vi tb que vc tava olhando aquele carro da Thunder... pelo que eu já tinha falado com o Alberto, o chassis sai por R$300.00 sem nada... vem peladinho!! Acho que iria gastar mais de R$150.00 para o carro andar. Não sei se é uma oa saída!!!

Falow,

Fernando - PANETO

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 3:55 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bom, lendo os últimos posts eu acho que o pessoal tá confunindo o hobby com a competição... no caso a categoria de base seria para competir, a mentalidade já é outra, o cara já vai saber que vai ter gastos mensais, vai ter que se dedicar e comparecer aos dias das provas, ou seja, vai participar de um cronograma, se não estiver disposto a isso, nem deve começar!
Quanto ao hobby, aí sim, o cara pode ter qualquer chassi, anda quando quer, vai na pista pra fazer um "pega" com outros colegas e o único compromisso é a diversão (que é o meu caso e acredito o de muitos).

A maioria dos campeonatos acaba antes por este motivo... tem muita gente que entra pensando que não vai gastar e que só vai "curtir", paga a primeira prova e depois desiste por causa do tempo, do dinheiro ou mesmo porque não consegue peças (não se previniu antes).

Finalizando, eu também acho que esta categoria é uma utopia na nossa realidade brasileira, pois não existem fábricas ou distribuidores bem estabelecidos aqui (soube que a própria Tamiya não tem o menor interesse de comercializar seus produtos no Brasil!) que sejam capazes de gerar concorrência e nem mesmo uma grande demanda desse "brinquedo caríssimo" para atender seus objetivo$$$ e bancar eventos.....

Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas