RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 08, 2025 10:43 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 10:51 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Estou trabalhando com hipóteses. As "tantas opções de kits no mercado" não é uma realidade, as opções são todas lá fora, ou não? Então, no mercado mesmo, não temos opção alguma.

A pergunta é: por R$ 150 o carro, sem bolha, será que surgiria uma categoria?

Quanto à projeto e mão de obra, não são os maiores problemas... Estou pensando em hobby, não em visão gerencial....

Por isso levantei a pergunta: sem considerar o problema da fabricação, teríamos o problema de rejeição instantânea?

Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 11:08 am 
[Moderador]

Fernando escreveu:
Estou trabalhando com hipóteses. As "tantas opções de kits no mercado" não é uma realidade, as opções são todas lá fora, ou não? Então, no mercado mesmo, não temos opção alguma.

A pergunta é: por R$ 150 o carro, sem bolha, será que surgiria uma categoria?

Quanto à projeto e mão de obra, não são os maiores problemas... Estou pensando em hobby, não em visão gerencial....

Por isso levantei a pergunta: sem considerar o problema da fabricação, teríamos o problema de rejeição instantânea?

Podemos ter acesso a todos os kits lá de fora, pois se tiver mercado pra eles aqui, pode ter certeza que alguém importa. Mas têm opções aqui sim, como os kits da Thunder, que eu não sei quanto custam, mas pelas fotos que eu vi no site deles não estão muito distantes do que vc descreveu.

Quanto ao projeto e fabricação, eu considero importante sim, pois se não tiver ninguém pra projetar e fabricar, não tem carro. A não ser que vc já tenha em mente quem possa fazer isso...

Mas respondendo à sua pergunta então, se teria mercado pra um kit de R$ 150. DEPENDE. Como já se viu, se for um kit com a qualidade dos formulinhas e minis da Tamiya, vende muito bem. Tanto é que eles sumiram rapidinho das prateleiras, mesmo custando um pouco mais que isso (R$ 200-400). Agora se for um kit extremanente simples, sem muitos ajustes e "feio", acho que não vende não, e o pessoal vai preferir ficar se virando pra achar peças de minis e formulinhas. Mas isso é só a minha opinião...

Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 11:19 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ok, sua opiniao é o que eu quero :)

Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 11:22 am 
[Moderador]

Fernando escreveu:
Ok, sua opiniao é o que eu quero :)

Pois pode contar com ela sempre! Às vezes ela pode não ser muito favorável, mas é sempre sincera... :wink:

Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 6:01 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Ola pessoal, essa é e sempre sera a discussão no Brasil!! Carros baratos pro pessoal andar tudo junto.
Porem ,entremos na realidade nossa que nunca iremos conseguir tal façanha! (ta certo isso?? huauha)
A ideia foi sempre baratear as categorias, mas vemos nas proprias formulas, ditas baratas.
Vá a uma corrida e veja o equipamento do pessoal... todos com baterias 3300 matched, varioas motores, carros totalmente diferentes dos tamiyas, entao e foda...
Mesmo q queiramos baratear os custos das categorias, sempre ha um "furo" em qq regulamento , fazendo com q se torne competitiva tal categoria pro mais endinheirado...
No rc isso sempre ocorreu, sempre vai ocorrer e sempre ocorrera.
O maximo q podemos fazer seria, limitarmos baterias, motors, peso, etc...
MAs limitar carro, marca...pode esquecer...
Bom ,essa e minha opniao...
Abraços.
Pio.

orion

Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 9:25 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Agradeço o ponto de vista de todos!

Vou apenas fazer mais uma análise:

Comparemos o automodelismo à F1: como se sabe, tem se lutado para reduzir o custo da categoria. Por que? Simplesmente para que não desapareça: antigamente tínhamos grid com 24 carros, hoje com 20, se 2 equipes fecharem chegamos a um vergonhoso 16, e assim vai.

Não é exatamente o que acontece com alguns grupos de automodelistas? Tirando o período onde o dolar estava perto de 1 real, quando tivemos um crescimento exponencial de modelistas, o que se vê é o seguinte: um grupinho de 20 andando com autos (combustão, por exemplo) originais, do kit mais barato, quase sem modificações. Depois de um tempo tem 15, andando com chassis mais refinado, e hop-ups pra tudo. Passa outro tempo lá estão 9 no grid, gastando 1 pneu por hora, motores turbinados, ferramenta elétrica pra tudo (até pra coçar o nariz). De repente fica chato, só tem 3 camaradas com o modelo campeão mundial, 3 chassis de reserva cada um, termômetro pra pista e 27 compostos diferentes de pneus, que são indicados pelo notebook. E os outros? Sucumbiram à "competitividade" do hobby...

A Ferrari gasta cerca de U$ 450.000.000 por ano para manter seus dois carros, enquanto que a Minardi gasta aproximadamente U$ 35.000.000.
Ou seja, só com o que a Ferrari gasta, dava pra montar uma categoria com 12 Minardis. Talvez isso explique por que a Minardi larga sempre em último. E por que em 2015 teremos 4 carros no grid.

Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 9:46 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Essa foi boa Fernando! gostei da comparação. Eu acho que deveria ter categorias de base mesmo. Onde os carros vão como saem da fabrica. Assim tem mais disputa. E tem gastos menores. E todos se divertem Se tiver um grupo grande de autos com hop-ups ai eles fazem uma categoria para eles, mas a categoria de base não iria deixar de existir pois assim sempre iria existir novos praticantes.....Isso é do nosso sistema...para ser barato é só aumentar o numero de conssumistas, mas para aumentar o numero de conssumistas é preciso diminuir o preço. É tudo relativo.

Eu não sabia que a Thunder produzia esses carros. Seria um bom começo se os iniantes comprassem carros dela. Assim a marca cresceria e desenvolveria para dominar nosso mercado. Apenas assim para nós termos autos baratos como nos EUA.

Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 9:52 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

prcg escreveu:
Eu não sabia que a Thunder produzia esses carros. Seria um bom começo se os iniantes comprassem carros dela. Assim a marca cresceria e desenvolveria para dominar nosso mercado. Apenas assim para nós termos autos baratos como nos EUA.

Realmente sobre a Thunder eu concordo plenamente em você, pois seria um produto totalmente nacionalizado, com isso pode ser mais barato.
Quanto está saindo um pan-car e um 1/24 da Thunder?

Falow,

Paneto

Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 13, 2005 11:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

A thunder faz carros 1/10 RTR? Ela faz speed mecanico ou coisas baratas desse tipo? Quanto custa essas coisas??? Quais tipos de auto ela fabrica? de 1/10 e 1/12? Ela faz pan? mini? formula? 4x4?
alguem sabe me informar?? E os preços tambem!
Abraços!

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 12:21 am 
Novo no Fórum

Pessoal,
Me parece que o Pan Car 1/10 custa em torno de R$350,00!?! e o Mini 1/24 R$200,00, ambos sem eletrônica alguma, como speed, rádio, baterias, servos, etc, etc, etc....seria viável??!

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 12:21 am 
Novo no Fórum

Pessoal,
Me parece que o Pan Car 1/10 custa em torno de R$350,00!?! e o Mini 1/24 R$200,00, ambos sem eletrônica alguma, como speed, rádio, baterias, servos, etc, etc, etc....seria viável??!

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 8:05 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Parce que está um pouco salgado ainda... Pois é só o carro sem eletrônica alguma.

Falow,

Paneto

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 8:58 am 
[Moderador]

Como se vê, esse é um assunto que sempre rende uma boa discussão! :D

E não importa qual categoria (elétrico, combustão, autorama, etc), sempre cai no mesmo dilema: carros baratos pra atrair mais participantes X carros caros e com melhor desempenho. Mas apesar de sempre parecer que a maioria é a favor de carros baratos, o que eu tenho visto ao longo dos anos é justamente o que o Pio falou. Mesmo em categorias teoricamente "de base" como os fórmulas, o que se vê são carrinhos com mais de R$ 1000 em acessórios e equipamentos... Não adianta, a vontade de ganhar das pessoas sempre faz com que elas procurem as "brechas" do regulamento pra andar na frente, mesmo que pra isso tenham que gastar muito mais.

O que não se pode esquecer quando se compara o RC com a F1, por exemplo, é que a F1 é a categoria mais alta do automodelismo, não uma categoria de base. Então, não se pode impor muitas restrições pra baixar o custo, senão pode-se perder um dos principais atrativos da categoria, que é ser o "estado-da-arte" em termos de tecnologia automotiva. Ou será que alguém ia pagar caro pra ver uma corrida de Minardis? Acho que não, senão as categorias de base teriam muito mais público que a F1...

Mas voltando ao RC, esse lado tb não pode ser menosprezado. Se tentar simplificar muito a categoria, sem permitir que os participantes mexam nos carros, façam regulagens, coloquem acessórios, pouca gente vai se interessar. O hobby não é só pilotagem, mexer nos carros é justamente um dos grandes baratos, não se pode tirar isso do hobbysta!

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 9:10 am 
[Moderador]

Mauricio escreveu:
Pessoal,

Como eu disse, o pessoal vai ter que se acostumar com valores mais realistas... Os preços do "saldão" da Tamiya eram abaixo do custo, comparado com o preço normal. Um kit que era vendido por R$ 500-600 saiu por menos da metade! Quem aproveitou, beleza, comprou um carrinho legal por preço de banana, mas agora temos que ser realistas: não tem mais carro por esse preço! Enquanto as pessoas não se conscientizarem disso, não vamos avançar nessa discussão...

Taí um carro simples (pan-car, carrinhos RC não ficam muito mais simples que isso), nacional, e custa R$ 350 sem eletrônica. Caro? Eu sinceramente acho que não, e que deveríamos pensar seriamente em adotar um carro desses como categoria de base...

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 9:37 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não quero parecer um velho chato e ranzinza, mas novamente vou discordar de um monte de coisas :lol: :lol: :lol:

Eu concordo que a F1 tem mais público que as categorias de base, mas no nosso caso o que buscamos, é público? Creio que não.

Concordo com a parte das regulagens: mais variáveis, maior a dificuldade pra acertar o carro e maior a competitividade.

Mas não podemos esquecer que não estamos na arquibancada.... nem somos pilotos que ganham 10 milhões por ano... estamos mais pra Eddie Jordan, somos donos de equipe que gastam até o último centavo (ok, exagerei :)) na sua própria equipe.

Quanto à procurar brechas no regulamento e comprar coisas pra andar mais, isso acontece em qualquer escala. Lembram da suspensão ativa da Willians mais de uma década atrás? Não tinha pra ninguém, o carro praticamente pulava antes das imperfeições.... O que a FIA (FOCA?) fez? Baniu a suspensão ativa. O mesmo pra freios ABS, etc. Se pensarmos bem, nem do piloto se precisaria hoje, se os avanços não fossem contidos...

Então os motores tem que durar duas corridas... Os pneus as corridas inteiras... Os treinos estão limitados... Todo mundo concorda que na época que nem existia controle de tração era mais divertido... e por aí vai...

Por fim, precisamos definir e focar num objetivo. Qual é? Mais modelistas? Mais público? Mais lojas? Mais pistas? Competir mundialmente? Ou brincar com mais gente? Carros mais baratos ou peças mais baratas já ajudam?

Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 14  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas