RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 08, 2025 11:07 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 9:55 am 
[Moderador]

É por tudo isso que não dá pra comparar nosso pobre hobby com F1. As diferenças são bem maiores que as semelhanças...

Mas numa coisa eu concordo: temos que definir qual o objetivo. Mas não se esqueça, que uma categoria só vai pra frente se tiver participantes, por isso o importante é conciliar os interesses da maioria. E quem sabe o que a maioria quer? Eu sinceramente não sei... Todo mundo reclama que o campeonato paulista de 1/10 combustão é muito caro, mas hoje é o campeonato de RC com mais participantes que tem por aí... Eu lembro que uma vez se tentou fazer um campeonato de carros mais básicos de combustão, o "12 light". Resultado? Nem saiu do papel, por falta de interessados... E pode ver nos campeonatos que tem duas categorias, uma mais limitada (RTR, por exemplo), e outra mais forte (e cara), que na categoria mais cara em geral tem mais participantes... Não deveria ser o contrário, já que todo mundo reclama dos custos?!?!?! Quem consegue entender essas coisas?!?!?

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 10:05 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Precisamos estudar isso.... talvez tenha-se chegado à valores que ainda eram caros para iniciantes, e autos que não interessavam à quem tinha mais $$$ pra gastar.

Por exemplo: imagine um mini tamiya a R$ 10 e rádio a R$ 15. Claro que ia lotar a pista. Agora imagine autos a R$ 3000. Claro que ia ter menos gente. Mas se pegarmos autos a R$ 500, isso pode não atingir nem um público nem outro, se o auto for muito simples o cara mais experiente não vai gostar, e muitos iniciantes vão se assustar com os R$ 500.

Em resumo: eu acho que categoria de entrada tem que ser realmente de entrada: barata.

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 10:39 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Ai Pessoal,

Acho que o Christian ta certo ao afirmar que temos que por os pés no chão e esquecer os valores do saldão da Tamiya.
Um carro F103 lá fora ta por uns U$100, não irá chegar aqui por menos de 450 pilas.

Se realmente fosse viável, o ideal seriamos conseguri produtos nacionais.

Sabado, na corrida de Mini, o Alberto , da Thunder, parece que curtiu e quem sabe se empolgue em produzir formula ou qualquer outro carro com peças independentes das importandas.
Pelo menos que sejam peças críticas.. Amortecedores, pontas de eixos, dog bones, pinhões, coroas... estas coisas são fáceis de conseguir lá fora.

Deem uma olhada no modelo 1/10 pan car dele:

http://thunder.br9.biz/escala110.htm

Imagem

Imagem

Este modelo dá facimente para ser transformado em formula.

Um outro exemplo que é legal citar, são os Mardave lá da Inglaterra.
Estes são carrinhos 1/12 que são bem populares por lá.

Imagem

Bem pra quem tiver curiosidade, os sites refenciados acima são:

Mardave racing = http://www.mardaveracing.com/

Thunder = http://thunder.br9.biz/

[s] TubA :)

http://zangoes.blogspot.com
----------------------
Flickr
http://www.flickr.com/photos/9052734@N02/
---------------------
YouTube
http://www.youtube.com/profile?user=achristianini

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 10:45 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Aí sim tá falando minha língua.

Um auto nacional, com preços que não variem pelo dólar, é muito melhor.

Transformar esse auto em formulinha e andar junto com os tamiya, ou até mesmo o auto como está pra andar junto com os importados, seria muito legal.

E tem mais: prefiro pagar um pouco mais caro por um nacional, do que ficar torcendo pro dolar não subir.... que adianta um modelo que se compra hoje por R$ 200 e amanha você paga R$ 100 pra trazer a suspensão dos EUA?

Isso sem contar que, se o projeto da thunder não for tão complexo, dá pra outros fabricantes nacionais fazerem peças de reposição pra ele.

Realmente me empolguei com a idéia do mercado nacional.

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 10:48 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Vejam o e-mail que mandei pra Thunder e a resposta:

Entrei no site de vocês e gostei muito dos autos 1/10

Queria saber qual a porcentagem do carro que vocês fabricam, ou seja,
vocês fabricam tudo, do diferencial até a suspensão?

Como fica em questão de peças de reposição?

Agradeço a atenção!

BOM DIA FERNANDO

SIM NÓS FABRICAMOS A MECANICA COMPLETA, COM EXCESSÃO DE COROA/PINHÃO, SALVA
SERVO, AMORTECEDORES E PARTE ELETRONICA. TODO O RESTANTE COMO CHASSIS, RODAS
, PNEUS , EIXOS, ETC..
APESAR DO CARRO SER MUITO RESISTENTE, QUALQUER PEÇA QUE VOCÊ PRECISAR NÓS
TEREMOS APARA ATENDE-LO.

OBRIGADO

ALBERTO

Em resumo: estão de parabéns. Preciso pegar essa coroa/pinhão pra dar uma estudada....

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 3:21 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Opa,

Então pessoal, vejo que o problema do uso d um carro nacional pega mais na ponta do fabricante.
O que quero dizer com isto?

Isto é uma visão geral, e não de um fabricante A, B ou C.

Vejo que existe um grande carencia em abordagem comecial para nosso fabricantes.
Nossos fabricantes deveria fazer propaganda na televisão, jornal, revista? Não é isto..

Sabemos que competência para produção existe, mas esbarra no produto importado.

Como assim?

Então, imaginem que o fabricante vá produzir formulas, com base no chassis F103 que andamos hoje.
Ele investe uma grana, faz uma projeção para uns 100 carros, pois irá comprar materia prima em quantidade para ter maior lucro. Nada de errado com isto, NÃO É FEIO TER LUCRO.

Bem, dai fez os carros, vendeu 30 deles.. e lá por dezembro, a Tamiya lance o F104 ou F202.. ou sei-la o que.. que é formula.
Pronto, o fabricante vai ficar com o estoque encalhado.

Lembro que nós consumidores damos mais valor aos produtos importados...

E ai? O que o fazer com os mais de 50 carros parados??

Agora se o fabricante tivesse um pouco mais de visão comercial ele poderia propor um campeonato "monomarca", somente com os seus chassis.
Fazer alguma coisa que incentivasse a utilização do seu produto.

Veja, não estou falando de "reserva de mercado" (lembram disto?), mas estou propondo uma forma de garantir que o fabricante local não quebre quando um fabricante lá de fora lance um produto semelhante ao dele.

Naminha opnião falta um pouco mais de "politica" e "marketing" para viabilizar um projeto destes.

E ai pessoal?
Concordam? Discordam? Comentem :)

----------------------
Flickr
---------------------
YouTube

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 4:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Bom, muito legal esta discussão, acho que estamos chegando em algumas conclusões:

1 - Não adianta ter categoria "base" impondo só um tipo de chassis ou carro: deve-se ter a liberdade de escolher.
2 - Não basta a coisa ser barata: pode ser ótima, mas se não agradar, tá morta.
3 - Categoria base lentamente vai subindo, até que deixa de ser base. Então alguns criam "outra" categoria base.

Acho que devíamos canalizar nossos esforços para que várias categorias corram juntos, de forma "alinhada". Como assim? Se o modelo X é sabidamente mais rápido que o Y, então arrumar uma forma para que o Y ande mais e o X um pouco menos, para que possa haver disputa. Que acham?

Realmente, se tivéssemos 200 modelistas, dava pra fazer 10 categorias, mas a realidade é outra...

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 4:13 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

tuba escreveu:
Opa,

Então pessoal, vejo que o problema do uso d um carro nacional pega mais na ponta do fabricante.

Vejo que existe um grande carencia em abordagem comecial para nosso fabricantes.
Nossos fabricantes deveria fazer propaganda na televisão, jornal, revista? Não é isto..

Como assim?

Então, imaginem que o fabricante vá produzir formulas, com base no chassis F103 que andamos hoje.
Ele investe uma grana, faz uma projeção para uns 100 carros, pois irá comprar materia prima em quantidade para ter maior lucro. Nada de errado com isto, NÃO É FEIO TER LUCRO.

Bem, dai fez os carros, vendeu 30 deles.. e lá por dezembro, a Tamiya lance o F104 ou F202.. ou sei-la o que.. que é formula.

Agora se o fabricante tivesse um pouco mais de visão comercial ele poderia propor um campeonato "monomarca", somente com os seus chassis.

Veja, não estou falando de "reserva de mercado" (lembram disto?), mas estou propondo uma forma de garantir que o fabricante local não quebre quando um fabricante lá de fora lance um produto semelhante ao dele.

Naminha opnião falta um pouco mais de "politica" e "marketing" para viabilizar um projeto destes.

E ai pessoal?

Pois eh Tuba,

agora temos um canal aqui, os fabricantes quais quer que sejam poderiam atuair de forma mais próxima, pois sem ter contato com o publico deles realmente a coisa vai ser complicada.

Por exemplo são peças para as Tamiyas, eles podem fazer algumas coisas, porém nunca sabemos exatamente, por que eles não participam de forma mais ativa?

[]s

Sampaio

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 4:19 pm 
[Moderador]

tuba escreveu:
Opa,

Como assim?

E ai pessoal?

Bom Tuba, foi vc que pediu pra comentar... :twisted: Sabe que eu já dou palpite sem pedirem, pedindo então... :D

Eu acho bem válido os seus argumentos, e ainda bem que vc tb concorda que ter lucro faz parte da atividade de alguém que trabalha com o hobby (coisa que o pessoal às vezes esquece, ou até mesmo critica).

Só não sei se os fabricantes nacionais teriam essa "bala na agulha" pra fazer um carro, criar uma categoria spec, etc. Na verdade, me parece que todos no hobby (fabricantes, importadores, lojistas, e até os próprios hobbistas) são um pouco acomodados... Um fica esperando o outro fazer as coisas. E na atual situação do hobby aqui no Brasil, temos que nos unir para conseguirmos fazer as coisas andarem.

Acho que temos que juntar um pessoal interessado em organizar essa categoria "spec", levantarmos os pontos principais (custo máximo do kit, características básicas, número de hobbistas interessados) e conversarmos com o fabricante sobre a viabilidade dele produzir um kit que atenda a essas condições.

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 4:37 pm 
[Moderador]

Fernando, como vc já disse que gosta de saber as opiniões de todos, aí vão as minhas :D :
Fernando escreveu:
1 - Não adianta ter categoria "base" impondo só um tipo de chassis ou carro: deve-se ter a liberdade de escolher.

Se for pra baixar o custo, é melhor ter um chassis único. Quanto mais limitações forem impostas, menor tende a ser o custo da categoria (pois menores as "brechas" de regulamento que podem ser usadas pelo pessoal que quer velocidade a qualquer custo). Além disso, obrigando a usar um só tipo de chassis, ajudaria também o lado do fabricante/importador, pois senão, como o Tuba bem disse, assim que aparecesse um modelo mais novo e melhor que se enquadrasse na categoria, todo mundo ia atrás, e o modelo antigo ficaria encalhado...

Fernando escreveu:
2 - Não basta a coisa ser barata: pode ser ótima, mas se não agradar, tá morta.

Isso eu concordo plenamente...

Fernando escreveu:
3 - Categoria base lentamente vai subindo, até que deixa de ser base. Então alguns criam "outra" categoria base.

Pra evitar a divisão da categoria, devemos tentar fazer um regulamento que agrade a todos... Sei que é (muito) difícil, mas se todos estiverem satisfeitos com a categoria, ninguém pensará em criar uma outra. E quem quiser "pular" pra uma categoria mais rápida (e cara), sempre tem os 4x4 modified... :wink:

Fernando escreveu:
Acho que devíamos canalizar nossos esforços para que várias categorias corram juntos, de forma "alinhada". Como assim? Se o modelo X é sabidamente mais rápido que o Y, então arrumar uma forma para que o Y ande mais e o X um pouco menos, para que possa haver disputa. Que acham?

Na minha opinião, não faz muito sentido misturar carros muito diferentes (minis, fórmulas, 4x4, pan-car) numa mesma categoria, pois qualquer regra que tente nivelar esses carros vai ser complicada e sofrer muitas críticas. E fatalmente um tipo de carro vai levar vantagem, e todo mundo vai andar com ele. Sei que não temos muitos praticantes de RC pra criarmos diversas categorias, mas estamos falando aqui de uma categoria de base, de baixo custo, pra atrair mais gente pro hobby.

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 6:52 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Na minha opiniãoi para a thunder crescer de vez ela tem que fabricar autos de performance rrazoaveis e abusar do marketin. ter um piloto la na pista do Sr. Milton direto para mostrar a performance do produto e depois de 10 carros vendidos fazer uma competição apenas delesc om premios legais. Assim os outros pilotos iam se interessar e comprar tambem. Seria legal se a thunder fizess um campeonato no futuro bem grande onde o vencedor tivesse o patrocinio da marca para disputar o brasileiro. Assim a marca iria se tornar mais famosa entre os modelistas e como o "divulgador" seria um bom piloto, pois até ganhou o campeonatinho seletivo ele seria competitivo para distutar....

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 7:03 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Alguem sabe o real preço desses autos da thunder??

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 1:05 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Opa

Então, comentando o que foi comentado :)

Sobre ter "bala na agulha", realmente acredito que ninguem tenha, o que existe é "faço para a demanda pontual".

Eu já ouvi historias de gente que pedeu bastante dinheiro investindo no hobbie, mas também ja vi gente ganhando bastante também.

É como eu disse, precisa ter uma boa estratégia de marketing e bom relacionamento para investir no hobbie.

Quando dei o exemplo, citei fábrica A, B ou C.. na verdade num erá para nenhuma específica, mas ja que o Prcg citou a Thunder vamos lá.

Acredito que o Alberto fizer os "bercinhos" de mini, que o Paulo correu no Big Racha, com um preço bom e tiver para pronta entrega, ele deve vender bem para os pilotos que curtem este carrinho.

Outra coisa, ele mostrou a bolha de porsche super 90. Esta porsche é para chassis curto.
80% dos kits vendidos e que ainda tem pra vender de MIni são chassis Longos.
Para comprar a arvore "A" que vem esta parte curta (é so trocar a longa pela curta), só vende lá fora.
Comprei na RCMart e ainda nào chegou (vamos para os 3 meses), Na towerhobbies ja encomendei, mas esta em Backorder. Ou seja não tem para pronta entrega.

Agora minha sugestão, porque ele num faz esta parte curta, da mesma forma que fez o berço? É uma parte simples de fazer, e todas as peças de plastico (bandeija, C Hub, bla bla) ele aproveita as originais do Kit?

Se ele fizesse isto, tenho quase certeza que os 80% de minis longos que estão correndo se transformariam em Minis curtos e ele poderia vender mais bolha.

Sabem.. é esta percepção que não vejo nos fabricantes aqui do Brasil.

Claro que posso estar enganado, mas como disse, é a minha percepção.

----------------------
Flickr
---------------------
YouTube

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 8:11 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

A discussão começou com "categoria base: utopia?"

Quais seriam os objetivos de se ter uma categoria base? A meu ver:
1 - Mais gente entrar pro modelismo
2 - Reduzir custos
3 - Permitir que inexperientes tenham uma categoria "viável"

Antes de continuarmos quaisquer discussões, eu pergunto: queremos realmente isto?

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 11:29 am 
[Moderador]

Fernando escreveu:
A discussão começou com "categoria base: utopia?"

Quais seriam os objetivos de se ter uma categoria base? A meu ver:
1 - Mais gente entrar pro modelismo
2 - Reduzir custos
3 - Permitir que inexperientes tenham uma categoria "viável"

Antes de continuarmos quaisquer discussões, eu pergunto: queremos realmente isto?

Ainda acrescentaria mais um objetivo, que é ter corridas com mais participantes. Isso pra mim é o objetivo principal, pois é o que vai movimentar o mercado (lojistas, importadores, fabricantes, pistas), atrair mais participantes, e fazer o RC elétrico crescer. Convenhamos, hoje o RC elétrico vive de uma corrida aqui, outra ali, de uns poucos grupos esforçados, que tentam manter a categoria em pé (19T em Sto. André, formulinha e mini na LeMans, 4x4 em Curitiba). Mas não temos uma categoria "forte" como a pro12 em combustão... (não estou querendo comparar custos, apenas número de participantes e organização)

Quanto a atrair mais participantes, acho que só vamos saber se tentarmos. Muitos de nós conhecem pessoas que dizem que não correm porque é muito caro. Teoricamente, com uma categoria de baixo custo, todas essas pessoas iriam correr. Será que é verdade? Eu tenho minhas dúvidas, mas só saberemos se tentarmos...

Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 14  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas