Pode usar, vai funcionar melhor que o original. Mas é melhor colocar os condensadores. Veja abaixo ...
MOTOR COM ESCOVA DE CARVÃO x ESCOVA DE COBRE Não sou grande conhecedor do assunto, mas reparei que depois de não muito tempo de uso, é normal as escovas de carvão e o rotor do motor dos Iwaver se desgastarem ao extremo. O carrinho repentinamente perderá desempenho e voce terá que TROCAR o motor, o que é muito fácil de ser feito porque é tudo parafusado. Apenas observe e mantenha a posição dos fios vermelho e preto parafusados na placa (se inverter os fios, não queima, mas o carrinho vai andar ao contrário). Coloquei um motor da trava do porta-malas da Parati em um Iwaver, não troquei o FET, e ficou com um rendimento e torque muito superior ao motor original (Stock, creio eu). Caso queiram fazer a experiência, não esqueçam de colocar os condensadores que são baratos e podem ser encontrados com facilidade em lojas de eletrônica. Entre outras coisas, acho que ele serve para evitar retorno de alta tensão que poderia danificar a placa do carrinho. Acontece que o rotor (a bobina interna do motor) ao girar, funciona como um dínamo, gerando corrente, que pode retornar pelos fios, até a placa. E acredito que esses condensadores sirvam também para evitar faíscas no coletor. Essas faíscas sujam e desgastam escovas e coletor. Comprei também alguns motores FA130 (Mabuchi, creio eu), vendidos na Internet e na Sta. Ifigênia, para experimentar. São idênticos aos da trava da Parati e tiveram um rendimento igualmente excelente. Mas tem um sério problema, não duram mais do que tres horas de uso contínuo. É um tempo de vida muito curto, em razão do sistema de escovas, que são de cobre. Os motores que equipam os Iwaver originais, possuem escova de carvão, e por isso possuem um tempo de vida muito maior. Mas mesmo para os Iwaver originais, eu esperava um tempo de vida maior, o que me deixou um pouco decepcionado. Agora estou à procura de motores com escova de carvão com tempo de vida maior do que os Iwaver originais, e com desempenho, no mínimo, igual. Também vou procurar escovas de carvão no Brasil, e perimentar adaptá-las aos motores FA130 (que possuem desempenho superior, mas muito pouco tempo de vida) para ver se consigo melhor velocidade e longo tempo de vida. Como o motor de trava elétrica que trabalha com 12 volts na Parati, funcionou bem no Iwaver, pretendo experimentar também, motores de Autorama, cujas escovas de carvão, podem ser encontradas no Brasil para substituíção, se não me engano. Mas para quem quer um motor que dure uma ou duas corridas, sem trocar o FET, recomendo os FA130 que não custam caro. Vai vencer com larga vantagem, uma corrida contra qualquer outro com motor original. E acho que mesmo que se consiga substituir as escovas de carvão do Iwaver original, não vá adiantar muito, pois reparei que os contatos do rotor (bobina) sofrem grande desgaste e não resistirão a mais que duas trocas. MAS ATENÇÃO: Já queimei o FET para tração dianteira de meu Iwaver. Queimou porque usei um motor de baixa voltagem, são muitos parecidos.
Adriano Vannucci
|