RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 11:07 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Mar 30, 2008 3:26 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

fusando na gavetas encontrei dois motores que eu tinha retirado de uns carrinhos de brinquedo,fui olhas o do Iwaver e o formato é igualzinho!até encaixa no suporte sertinho!
alguem já tentou usar no Iwaver ou mini Z ?
a foto ta ruim pois tirei com o celular! o que tem a tampinha azul é um Mabuchi e o outro não tem marca!
Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Mar 30, 2008 7:09 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olha dentro e veja se tem uma escovinha.

Se tem, é bem parecido com o motor básico do Mini-z

MensagemEnviado: Dom Mar 30, 2008 7:47 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Fernando escreveu:
Olha dentro e veja se tem uma escovinha.

Se tem, é bem parecido com o motor básico do Mini-z

tem sim!duas escovas,uma de cada lado do coletor
e estão novinhas!no mabuchi tem dois furinhos que da pra ver as escovas,no outro não da pra ver,é todo lacrado!
liguei em 4 pilhas AAA e estão girando muito!

MensagemEnviado: Seg Mar 31, 2008 8:27 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

então provavelmente é igual ou muito parecido!

MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 2:31 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Pode usar, vai funcionar melhor que o original. Mas é melhor colocar os condensadores. Veja abaixo ...

MOTOR COM ESCOVA DE CARVÃO x ESCOVA DE COBRE
Não sou grande conhecedor do assunto, mas reparei que depois de não muito tempo de uso, é normal as escovas de carvão e o rotor do motor dos Iwaver se desgastarem ao extremo. O carrinho repentinamente perderá desempenho e voce terá que TROCAR o motor, o que é muito fácil de ser feito porque é tudo parafusado. Apenas observe e mantenha a posição dos fios vermelho e preto parafusados na placa (se inverter os fios, não queima, mas o carrinho vai andar ao contrário). Coloquei um motor da trava do porta-malas da Parati em um Iwaver, não troquei o FET, e ficou com um rendimento e torque muito superior ao motor original (Stock, creio eu). Caso queiram fazer a experiência, não esqueçam de colocar os condensadores que são baratos e podem ser encontrados com facilidade em lojas de eletrônica. Entre outras coisas, acho que ele serve para evitar retorno de alta tensão que poderia danificar a placa do carrinho. Acontece que o rotor (a bobina interna do motor) ao girar, funciona como um dínamo, gerando corrente, que pode retornar pelos fios, até a placa. E acredito que esses condensadores sirvam também para evitar faíscas no coletor. Essas faíscas sujam e desgastam escovas e coletor. Comprei também alguns motores FA130 (Mabuchi, creio eu), vendidos na Internet e na Sta. Ifigênia, para experimentar. São idênticos aos da trava da Parati e tiveram um rendimento igualmente excelente. Mas tem um sério problema, não duram mais do que tres horas de uso contínuo. É um tempo de vida muito curto, em razão do sistema de escovas, que são de cobre. Os motores que equipam os Iwaver originais, possuem escova de carvão, e por isso possuem um tempo de vida muito maior. Mas mesmo para os Iwaver originais, eu esperava um tempo de vida maior, o que me deixou um pouco decepcionado. Agora estou à procura de motores com escova de carvão com tempo de vida maior do que os Iwaver originais, e com desempenho, no mínimo, igual. Também vou procurar escovas de carvão no Brasil, e perimentar
adaptá-las aos motores FA130 (que possuem desempenho superior, mas muito pouco tempo de vida) para ver se consigo melhor velocidade e longo tempo de vida. Como o motor de trava elétrica que trabalha com 12 volts na Parati, funcionou bem no Iwaver, pretendo experimentar também, motores de Autorama, cujas escovas de carvão, podem ser encontradas no Brasil para substituíção, se não me engano. Mas para quem quer um motor que dure uma ou duas corridas, sem trocar o FET, recomendo os FA130 que não custam caro. Vai vencer com larga vantagem, uma corrida contra qualquer outro com motor original. E acho que mesmo que se consiga substituir as escovas de carvão do Iwaver original, não vá adiantar muito, pois reparei que os contatos do rotor (bobina) sofrem grande desgaste e não resistirão a mais que duas trocas.
MAS ATENÇÃO: Já queimei o FET para tração dianteira de meu Iwaver. Queimou porque usei um motor de baixa voltagem, são muitos parecidos.

Adriano Vannucci

MensagemEnviado: Ter Dez 29, 2009 12:43 pm 
Novo no Fórum

Será possível então usar um motor Mura de autorama,que pra quem se lembra tinha um alto desempenho?Até porque devo ter uns desses aqui em casa,talvez até uns mabuchi...E o motor mais forte que vendem na HD, sabem se ele é bom?

MensagemEnviado: Ter Dez 29, 2009 1:29 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Motor Mura é para 12 volts. Vai funcionar com os 6 volts mas vai perder muito do desempenho que possui no autorama. Mas como o motor de trava elétrica também é para 12 volts e funcionou bem no meu Iwaver não custa tentar. Porém o imã do Mura é bem mais forte do que o usado no motor de trava elétrica então com metade de sua voltagem de trabalho pode até nem mesmo dar partida. E tenha cuidado porque se o Mura tiver menos do que 47 voltas no enrolamento pode queimar os FETs de seu mini-z.
Adriano

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 2:15 am 
Novo no Fórum

Legal,valeu a dica!!!

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 9:52 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Eu não arriscaria a PCB do meu mini-z (89 doletas amigo!!!) colocando motores não apropriados. Mesmo porque na pista, fechei minha melhor volta com um motor PNRacing 70 voltas (comparando: o Doug fez a volta em 10"24 com um motor stock R e eu fiz 10"81 com o 70T...eheheh...agora se quer um dragster, ai sim pode investir e se arriscar nesses motores alternativos.

Concordo com o Adriano (como não poderia concordar? Ele é um gênio dos micros!!!) em relação aos condensadores, senão é placa queimada na certa. E também concordo que é basicamente simples colocar os condensadores num motor e testar no carro. Se eu tivesse uma penca de Firelaps, eu tentava por um motor diferente, assim como já o fiz com uma tentativa de adaptar um servo na pcb do Firelap e no chassis...

Motor de autorama é projetado para altos giros sem muita oscilação. Acredito, e não afirmo, que se instalar um motor mura (qual sua idade para citar um já extinto mura?...eheheh) e ficar andando na "manhota", ele vai queimar muito mais rápido que as 3 horas do experimento do Adriano. Fora que um motor de autorama (isso eu manjo) dura muuuuito menos que um motor de mini-z, em função da potência dos ímãs e construção do induzido.

Ainda digo e insisto: quer desempenho? Compra um motor atomic stock standard de 16 doletas e põe uma bateria de Li-ion...ai quero ver reclamar de desempenho...e tb não afeta a PCB...e é mais leve...e dura mais...só para ter idéia, em 11 metros com este setup, o acelerador não passar dos 50%, valeu?

No fim, parei de envenenar tanto meu mini-z pois a manutenção tava aumentando proporcionalmente, e em dólares...eheheh...

Abraços!!! E Feliz 2010!!!

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 2:48 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Puxa NiHoN obrigado pelos elogios. Concordo contigo em tudo que disseste. Esse motor Atomic Stock é muito bom e o PN Racing 70T que o Douglas trouxe em minha casa me surpreendeu. Rapaz nunca pensei que um motor 70T pudesse ficar tão próximo de um 47T como o Atomic Stock. O Douglas é muito bom piloto e o que fez em minha pequena pista travada com o seu Dodge Viper com motor PN70 me deixou impressionado. NiHoN eu preciso de uma informação sua que é muito importante para mim. Encomendei dois pares de baterias Li-ion 14430 para adaptar em Xpress Mini-x ou mesmo nos Firelap. Não tenho dúvidas quanto ao desempenho porque já fiz alguns testes usando 7,4 volts e fica bala mesmo. Minha pergunta é quanto ao run-time. Eu queria saber se o tempo de corrida para essas baterias é aproximadamente o mesmo do proporcionado pelas NiMH? Sabe NiHoN é que eu quero levar minha pista de EVA nos churrascos dos meus primos e mais cinco Minis e por isso preciso de um run-time de aproximadamente 50 minutos. No meu caso não adianta velocidade se não tiver esse run-time. Obrigado amigo e parabéns por tudo que você tem feito para divulgar os micros e ajudar o pessoal aqui do forum. Quando as li-ion chegarem eu vou abusar mais um pouquinho e lhe consultar sobre como carregá-las adequadamente e com segurança.
Adriano

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 3:10 pm 
[Moderador]

Adriano, achei meu pack de Li-ion. Na semana que vem levo ele na sua casa pra vc tirar a prova e vemos quanto tempo teremos de run-time. Aviso que o carro fica muito canhão com um pack destes. Andando forte mesmo, acho que não vai passar de uns 20 minutos.

Vai ser muito interessante testar ele, pois vai ser necessário muito dedo pra segurar o carro na pista. rsrs

Forte abraço, amigo!

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 4:26 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Mas esse seu pack é maior e mais pesado do que o 14430 Douglas? Pode-se colocar packs em paralelo para aumentar o run-time mas fica mais pesado inclusive no bolso. Eu espero que dure uns quarenta minutos porque as pilhas NiMh por muitas vezes carregam apenas uns 700 miliamperes. Acho que a lithium carrega o que marca 600 mA. Além do que, acredito sejam mais leves. Vou aproveitar para que você me ensine a carregar esse tipo de bateria no meu eXtreme. Se bem que você não é o professor mais indicado para isso porque quase explodiu a bateria de seu micro T. A bichinha ficou inchada mas aguentou. Sem contar o meu suporte de pilhas que voce transformou em plástico grelhado ...
Saudades amigo, apareça e traga esse F1 para que eu o conheça de perto.

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 5:57 pm 
[Moderador]

Levo sim...

Realmente derreti o suporte de pilhas... e eu tinha idéia que a lipinho não ia aguentar... mas deu pra testar! rsrs

As baterias que tenho carregam cerca de 300mAh, então deve ser a mesma que vc pediu na dx, sem querer te desanimar. Mas a gente faz o teste. São 15 minutos de adrenalina pura e peças voando nas porradas... Mas o Nihon falou tudo. Um Z acertadinho, com baterias NiMh boooas, e um motorzinho regular proporcionam mais diversão.

Estou ciclando minhas baterias hoje, e em breve quero testar as R1wurks que chegaram pra mim. Estão embaladas ainda... mas em breve, vai estar com carga total pra empurrar meu Mr03 que vai ressucitar em breve. :D

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 7:15 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Douglas as que encomendei são para 600 mA. Então considerando sua PESSIMISTA previsão de 20 minutos para 300 mA, as minhas poderão atender minha expectativa de 40 minutos mais ou menos né? Quando vier vê se não traz nenhuma novidade para botar minhoca na minha cabeça. Ainda bem que o meu suporte que você "testou" estava fora do Tx senão você teria derretido até a antena. Quá-quá-quá.

MensagemEnviado: Dom Jan 10, 2010 8:55 am 
Novo no Fórum

Encontrei no ML.: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -_JM------ comprei um e já instalei no meu iwaver 02m.Notei que melhorou o desempenho com este motor tamiya.

Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas