RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 29, 2025 2:07 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 2641 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84 ... 177  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 10:47 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 34
the_same_x escreveu:
Estranho é uma marca boa, em teoria não deveria inchar.

Pois é..

Comprei elas novas, aqui mesmo no fórum.. Usei elas na Savage e ja inchou de cara, mas usei apenas 2 vezes nela.. e agora to usando no vorza.
É estranho mesmo. Pior que não tenho nenhuma outra pra usar e testar ver se é a bateria mesmo. O estranho é que são os dois pares..
Aquela nanotech que comprei de vc, 5000 mah e 45 c estufou na savage(apenas uma) e não tive coragem de por pra carregar e testar no vorza..
vc acha uma boa carregar ela e testar ou descartar mesmo.?

Trx E-revo 1/16
Trx Summit 1/10
Trx E-maxx Brushless Editon
HPI WR8 Ken Block

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 10:50 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

licla, as 3s que tenho e incharam eu continuo carregando e usando! rsrsrs

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 10:54 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 5
O pico normalmente é atingido na primeira aceleração, para tirar o carro da inércia. Só não sei em detalhes o tempo disso e se é 10x como o amigo disse.
Por exemplo:
Seu motor solicita 100A contínuo e 180 de pico (burst current), para tirar o carro da inércia é necessário mais força do que quando ele está andando. Seu motor vai solicitar até 180A para o carro começar a andar.
Algumas baterias indicam a descarga de pico exemplo bateria 5000Mah 25/35C, será 25C constante e 35C de pico que é o que ela consegue descarregar por alguns segundos (1 a 3 no máximo).

Nos esc também tem essa indicação de pico, por exemplo o ESC é de 150A constante e 600A de burst (Pico) que é o que ele aguenta por alguns segundos para tirar o carro do lugar.

O que te falaram de Punch, tem a ver com isso, o Punch é a força inicial colocada no ESC (via cartão ou USB), seria a potência inicial do motor.
Aumentando o punch para tem uma saída mais rápida, ou seja, coloca o ângulo de aceleração mais próximo de 90° pro carro já sair na potência máxima e pular na frente dos outros em caso de uma largada de corrida.
Se o punch estiver no talo, você multiplica a drenagem inicial da bateria, ainda mais se tiver um pinhão grande.

Se sua bateria tem descarga máxima de 159A (Qtde de Mah multiplicado pela descarga C no seu pior caso 5300mAh * 30C) 5,3*30 = 159A. Se o motor do seu carro tem capacidade de pico para 180A, por exemplo, toda vez que você começa a andar com o carro você solicita mais que sua bateria aguenta, principalmente se o punch estiver alto ou você começar a correr numa subida.

O que já vi muita gente fazer aqui em Jundiaí é ficar treinando saltos na pista começando a andar 1 a 2 metros antes da rampa, com isso você está no pico de solicitação do motor em uma subida e é o pior caso para a descarga inicial.

Se vai usar motor forte e com pegada agressiva no setup do ESC precisa de baterias de no mínimo 50/100C.

Té mais.

CARRO ----- READY.....Inferno US Sports convertido 2200Kv 4S

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 11:01 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gelous escreveu:
licla, as 3s que tenho e incharam eu continuo carregando e usando! rsrsrs

Eu to pensando em por a que inchou pra carregar e ver no que vai dar.

Iwaver02M, muito obg mais uma vez pela sua otima explicação. COnsegui entender.. Talvez mesmo meu motor esteja exigindo mais do que a pobre bateria pode dar pra ele.. Vou tentar diminuir esse punch, mas não gostaria de perder muito na arrancada. Uma de 6000 com 65~100c daria de sobra 390c constante certo..
essa não deve dar problemas então vendo por este lado que vc falou né.
neste caso não teria necessidade de diminuir o punch(hoje ele ta como veio de fabrica)

Trx E-revo 1/16
Trx Summit 1/10
HPI WR8 Ken Block

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 11:03 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

COm relação aos cabos estarem muitoooooo quentes, cabos que saeem direto do esc.. geralmente qndo troco a bateria eles estão super quentes.
É normal?

Trx E-revo 1/16
Trx Summit 1/10
HPI WR8 Ken Block

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 11:17 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
LiCla escreveu:
COm relação aos cabos estarem muitoooooo quentes, cabos que saeem direto do esc.. geralmente qndo troco a bateria eles estão super quentes.
É normal?

Quente é normal, muito quente é sinal de coisa errada, se soltar o motor a transmissão gira livre? Uma vez com o truggy o motor estava aquecendo mais do que o usual, soltei o motor e girei a transmissão e estava trancando, fui verificar e tinha estourado um rolamento da roda dianteira, assim gerando um atrito que fazia o motor sofrer mais.

Quanto a bateria, as minhas nanos que incharam eu sigo usando sem problemas.

Anderson

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 1:17 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 5
Isso aí the_same_x, eu já usei baterias estufadas um tempão também sem problemas, só parei de usá-las porque o runtime baixou muito... Mas eram fraquinhas mesmo e não aguentaram o tranco por isso estufaram. No Off road deve ser mais arriscado, não sei. Eu usava em Onroad.
Cabos quentes é estranho, a dica do the_same_x é boa e indica realmente que a carga solicitada está alta... Ou tem algo restringindo a passagem de corrente, pode ser fios deteriorados, solda fria (principalmente nos conectores), fios que foram dobrados demais e quebrou por dentro...
A viagem fica cada vez mais longe vendo todas as possibilidades.

CARRO ----- READY.....Inferno US Sports convertido 2200Kv 4S

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 1:26 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

the_same_x escreveu:
LiCla escreveu:
É normal?

Quente é normal, muito quente é sinal de coisa errada, se soltar o motor a transmissão gira livre? Uma vez com o truggy o motor estava aquecendo mais do que o usual, soltei o motor e girei a transmissão e estava trancando, fui verificar e tinha estourado um rolamento da roda dianteira, assim gerando um atrito que fazia o motor sofrer mais.

Quanto a bateria, as minhas nanos que incharam eu sigo usando sem problemas.

Anderson

Não sei como é o Vorza, mas já aconteceu com meu Inferno VE o seguinte!

Dei umas batidas de lado com ele e o motor se moveu milímetros. Mas, foi o suficiente para o pinhão e a coroa ficaram praticamente sem folga. Quando ocorre isso, o motor trabalha MUITO pesado. Inclusive se vc levantar o carrinho do chão, acelerar e simplesmente soltar o acelerador as rodas FREIAM!

Então, dê uma conferida na folga do pinhão/coroa.

Os cabos que saem do esc do meu carro não esquentam nada.

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 2:26 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pessoal entendi o negocio dos fios, sobre o motor eu vou verificar isso hoje a noite qndo chegar, mas acho que o problema não é esse.
Uma coisa que o Iwaver02M sei que esta acontecendo, mas achei que não teria grandes problemas.
Mas minhas baterias são todas com conector traxxas, e o conector do vorza é dean.. ou seja tenho que usar um adaptador traxxas/dean e o que faz com que o fio fique grande demais.. ou seja, para colocar em baixo da bolha do vorza que é bem baixa e apertada ele dobra formando uma ''maçaroca'' de fios. Ai vai esquentando..
Essas dobras podem estar fazendo ou ajudando a bateria estufar?

Abaixo as baterias que uso, um par de cada e tbm a nano tech estufada..
posso mesmo por ela pra carregar e usar normalmente? não teria perigo dela furar por ja estar estufada e nao ser hard case?

Imagem
Imagem
Imagem

Trx E-revo 1/16
Trx Summit 1/10
HPI WR8 Ken Block

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 2:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Isso provavelente vai ser mau contato nos plugs....plug deans com tempo e poeira da um mau contato violento, já derreti muita solda andando por causa disso.
usei plugs 5.5mm pra mais, assim vc já elemina essa possibilidade.

no meu onroad qdo comecei usava plug tamiya, antes do final de cada bateria, derretia os plugs....isso qdo comecei com eletricos, depois que fiquei sabendo que os plugs suportam até uma certa Amperagem pra cada medida deles.

plug deans é bom pra onroad, pra off com pouco tempo (andando em pista, poeira etc) começam a dar mau contato.

Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 2:45 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Junior3976 escreveu:
Isso provavelente vai ser mau contato nos plugs....plug deans com tempo e poeira da um mau contato violento, já derreti muita solda andando por causa disso.
usei plugs 5.5mm pra mais, assim vc já elemina essa possibilidade.

no meu onroad qdo comecei usava plug tamiya, antes do final de cada bateria, derretia os plugs....isso qdo comecei com eletricos, depois que fiquei sabendo que os plugs suportam até uma certa Amperagem pra cada medida deles.

plug deans é bom pra onroad, pra off com pouco tempo (andando em pista, poeira etc) começam a dar mau contato.

Uma outra coisa que percebi é que ela por ser hardcase os fios tem que serem feitos com aquele plugs bullet, na bateria, e eles ficam espremidissimos dentro do compartimento e as vezes soltam..
isso tbm pode causar o estufamento, ja que o motor/esc pedem bateria e ela por estar meia solta ou se soltar nao passa a carga que eles necessitam?

Trx E-revo 1/16
Trx Summit 1/10
HPI WR8 Ken Block

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 3:31 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Testa essas turngy nanotech e fique atenta no final da autonomia da bateria(aquilo q te falei via mp).

valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 3:38 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Germano escreveu:
Testa essas turngy nanotech e fique atenta no final da autonomia da bateria(aquilo q te falei via mp).

valeu

Vou fazer isso sim.. vou por ela pra carregar hoje e tentar testar durante a semana.
Obg.

Trx E-revo 1/16
Trx Summit 1/10
HPI WR8 Ken Block

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 6:11 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Galera, gostaria de aumentar a velocidade do vorza.. além de ter que usar 6S tenho que mudar a relação da coroa e pinhão mas sinceramente não entendo nada disso, alguém poderia me ajudar ? e gostaria de saber também qual lojas vocês compram peças pra reposição e quais as peças .

Grato

MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 8:59 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
alonzo escreveu:
Galera, gostaria de aumentar a velocidade do vorza.. além de ter que usar 6S tenho que mudar a relação da coroa e pinhão mas sinceramente não entendo nada disso, alguém poderia me ajudar ? e gostaria de saber também qual lojas vocês compram peças pra reposição e quais as peças .

Grato

coloca coroa de 38 t e pinhão de 30t e veja seu buggy voar

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 2641 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84 ... 177  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas