Bom, vou resumir minha última experiência com o BL-4 e acho que vai ajudar um pouco já que os Buggy 1/8 estão em pauta. Aproveito e comento sobre a Mad Force.
Antes de qualquer coisa, a Mad Force tem versões à combustão e elétrica de fábrica. Assim como o Buggy Inferno que tem a versão glow e a chamada versão VE, elétrico de fábrica.
Sabadão rumei pra Jundiaí, andar em uma pista off-road de verdade, coisa que eu nunca tinha feito. Baterias carregadas, gasolina no tanque do 1/1 e bora pagar pedágio. A pista fica dentro de um parque, espaço cercado à prova de curiosos, palanque, bancada, tomadas e tudo mais. MUITO SHOW. Ai começou o aprendizado. Poucos carros elétricos, muitos glow rodando com direito a mecânico de box e tudo mais. Vários buggies hot boddies, Ofna, Associated, Losi. Todos 1/8. Elétricos rodando tinham um Ofna do EletricMess e um Vorza do Alethati, dois camaradas do fórum que foram também. O FS é bem menor que esses buggies e menor ainda que alguns truggies que estavam rodando lá também.
Enquanto os glow esfriavam a cabeça, aproveitei a pista vazia pra botar o BL-4 pra voar. 3s 5000mAh pesadona e bora pra pista. Demorei duas voltas pra perder o medo e comecei a entrar com vontade nas rampas a uns 60km/h. O carro foi MUITO bem ao meu ver, sem comparar com os 1/8. A suspensão dianteira soltou numa queda torta, mas foi só isso... até que a coroa moeu todinha... o parafuso que prende o motor no montante soltou e o pinhão desdentou tudo. Eu até tinha uma reserva lá comigo, mas não quis desmontar meio carro lá na pista. Muito legal como se tem controle no ar, acelerando e freando para acertar a aterrissagem. Buggy pros boxes e Mad Force pra pista...
Controlar a Mad na pista é como colocar um touro de rodeio pra fazer uma cirurgia intra-craniana. Ela pula, vai, volta, patina, empina, roda, faz tudo o que ELA quer. Hahahahhahah. A minha está acostumada com asfalto e grama, com óleo grosso de mais nos amortecedores e mais quicava que ficava na pista. As aterrissagens eram simplesmente incontroláveis e eu tinha que manerar no gatilho antes de entrar na rampa. Levantou uma poeira legal e me diverti bastante tentando manter ela em linha reta. O dogbone central dianteiro pulou uma vez, conhecido problema na Mad, e um dogbone de roda soltou uma vez, ambos em pousos desastrosos. Ela também soltou a tulipa/copinho do dogbone central traseiro. Só reapertei o parafuso e pronto.
Resumo:
O BL-4 vai bem na pista. Infelizmente a diferença de tamanho entre ele e os buggies 1/8 anula qualquer chance de andar junto. Mas é diversão garantida. Agora tenho que TRAVAR COM VONTADE aquele motor no montante para aguentar o pula-pula na pista e não desbastar mais uma coroa. Ah, eu usei as rodas originais. Uso ESC 100A e CVDs no lugar dos problemáticos dogbones dianteiros.
A Mad Force é uma Basher Monster Truck de corpo e alma. Pra ficar bem na pista, muitas mudanças são necessárias. O lugar dela é no campo aberto, levantando a frente e saindo de traseira, escalando os aclives mais íngremes e manobrando entre vãos de pedra. Da pra andar na pista? Sim, diversão garantida, mas não é onde ela se sente à vontade.
O Vorza foi uma decepção e deu muito trabalho pro dono. Quebrou montante, soltou suspensão, entortou torre. Risquei da minha lista! Hahahahhaha. O Ofna quebrou a bolha e acabou nos boxes cedo também, não conheço quase nada do carro então vou me abster.
Eu admiro quem anda de glow, mas por enquanto, na minha garagem, só electric powered. As duas versões tem vantagens e desvantagens, vai de cada um.
Agora... eu quero um buggy 1/8! HAhahhahahaha. Infelizmente não cabe no bolso e vender um FS-Racing usado é um tanto quanto difícil... Vou começar a pesquisar os modelos e quem sabe em 2 ou 3 anos as coisas mudem de figura.
Fotos? Em breve!
_________________ Renato "Kinder" - Kyosho Mad Force Kruiser VE - FS Racing BL-4 => 116 km/h Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"
|