RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Mar 19, 2024 2:20 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 413 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 28  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jun 03, 2010 3:04 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Olá galera,

Me chamo André, tenho 22 anos e sou novo no forum, porém tenho um Rustler elétrico desde 1998!!!
Ele está parado há um bom tempo, tanto por falta de peças como pelo desgaste das baterias.

Há uns meses, resolvi que ia dar jeito, ou arrumava ele ou comprava um a combustão. Pesquisando na internet, vi que até hj o Rustler e a maioria dos carrinhos são praticamente os mesmos, mesma peças, mesmo controle, motor, chassis etc. Portanto, achei que valeria a pena o investimento. Além disso, já tinha muitas peças extras.

Desde quando comprei o carro, tenho um motor Speed Gems 2 11T na embalagem. Resolvi que era hora de instalar o bixinho e por pra rodar.

Nas lojas de modelismo, me disseram que para instalar esse motor, teria que usar um ESC novo, para não fritar o original.

Então resolvi fazer umas encomendas dos EUA. Vamos ao que interessa, as fotos:

Imagem
Rustler 1998

Imagem
Pinhão (muitas dúvidas aqui)

Imagem
ESC original

Imagem
Motor 'novo' e ESC novo

Imagem
Specs do motor

Imagem
ESC

Imagem
ESC

Imagem
Specs do ESC

Imagem
Baterias novas 8)

Imagem
Steering Bellcrank (o que está no carro está quebrado)

Imagem
Carregador

Imagem
Carregador

Imagem
Baterias antigas (lixo?)

Imagem
Controle

Bom, ainda estou com dúvidas no upgrade do carro. Na loja de modelismo, me falaram que eu teria que trocar o pinhão por um com menos dentes para não forçar o ESC, isso procede? Pelo que pesquisei no site da Traxxas, o pinhão original tem 25 dentes, e é pitch 48. Como podem ver na foto, essa parte do carro já foi trocada, e está com um pinhão 18 dentes. O cara da loja me disse que teria que usar um pinhão com menos uns 4 dentes. Gostaria de saber a opinião de vcs aqui. Não aguento mais ficar com o carro parado.

Valeu. :mrgreen:




Jun 2010

Imagem
Imagem
Gambs
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem


Abril 2011

Imagem


Imagem


Imagem

Maio 2011

Magnum 272:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Junho 2011

Imagem

Imagem

Agosto 2011

Porca de plástico e parafuso maior no salva servo:
Imagem

Parafusos vermelhos:
Imagem

Imagem

Setembro 2011

Imagem
Imagem
Imagem

Outubro 2011

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Dezembro 2011

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Janeiro 2012

Imagem

Imagem

antes:
Imagem

depois:

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Fevereiro 2012

Imagem
Imagem
Imagem

Proteção caseira:
Imagem

Março 2012

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

ABRIL 2012

Roupa nova:

Imagem

MAIO 2012

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

JUNHO 2012

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

JULHO 2012

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

AGOSTO 2012

Imagem
Imagem

Imagem

SETEMBRO 2012
novos ups (sextavados em aluminio, camber links):

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


OUTUBRO 2012

Bandejas RPM, ventoinha, CVD, radio:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



DEZEMBRO 2012

Imagem
Imagem

JANEIRO 2013
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

AGOSTO 2012
Imagem
Imagem
Imagem


OUTUBRO 2012
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

_________________


Editado pela última vez por Electric Mess em Ter Out 29, 2013 9:53 pm, em um total de 14 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 03, 2010 5:15 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 17, 2009 12:20 am
Mensagens: 1029
Localização: Joinville - SC
Esse é raridade... já tive Rustler e adorei... o automodelo é muito bom.

Quanto a relação, eu não consigo te afirmar com certeza porque só uso motores Brushless, e a minha forma de verificar é simplismente medindo a temperatura.

Pelo que vi o seu ESC IntelliSpeed é para 9t e você vai usar um motor de 11t, então teria uma folga. Se fosse eu, usaria assim e iria vendo o que dava. Mas acredito que seria melhor esperar que alguém que conheça escovados comente algo.

Se pensar em usar brushless no futuro, sugiro que troque a caixa para a mais atual acho que é a Magnun 272, que já tem engrenagens de metal. Eu comprei uma zero para mim no e-bay e paguei $ 24, no final do leilão.

Grande abraço,

_________________
Eder.Holz


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 04, 2010 12:33 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Eder.Holz escreveu:
Esse é raridade... já tive Rustler e adorei... o automodelo é muito bom.

Quanto a relação, eu não consigo te afirmar com certeza porque só uso motores Brushless, e a minha forma de verificar é simplismente medindo a temperatura.

Pelo que vi o seu ESC IntelliSpeed é para 9t e você vai usar um motor de 11t, então teria uma folga. Se fosse eu, usaria assim e iria vendo o que dava. Mas acredito que seria melhor esperar que alguém que conheça escovados comente algo.

Se pensar em usar brushless no futuro, sugiro que troque a caixa para a mais atual acho que é a Magnun 272, que já tem engrenagens de metal. Eu comprei uma zero para mim no e-bay e paguei $ 24, no final do leilão.

Grande abraço,


aí Eder,

não sei se postei no local certo, talvez aqui o tópico não tenha tanta visibilidade.

Esse rustler é raridade mesmo, mas o modelo atual usa as mesmas peças...

Estou pesquisando sobre motores brushed e brushless, mas por enquanto vou usar esse que já tenho. O motor brushed pode queimar como o brushless? Tenho que me preocupar com a temperatura?

o que seria a caixa? pinhão + engrenagem?
o pinhão que está nele é de metal.

ainda estou na dúvida quanto ao pinhão, será que uso assim mesmo? ou já compro outro?

no aguardo de mais respostas....

Valeu

EDIT:
achei uma fotênha do Magnum 272:
Imagem

Motor:
Imagem
é brushed não?

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 06, 2010 2:45 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 29, 2008 9:12 pm
Mensagens: 390
Localização: São José-SC
Electric Mess escreveu:
Eder.Holz escreveu:
Esse é raridade... já tive Rustler e adorei... o automodelo é muito bom.

Quanto a relação, eu não consigo te afirmar com certeza porque só uso motores Brushless, e a minha forma de verificar é simplismente medindo a temperatura.

Pelo que vi o seu ESC IntelliSpeed é para 9t e você vai usar um motor de 11t, então teria uma folga. Se fosse eu, usaria assim e iria vendo o que dava. Mas acredito que seria melhor esperar que alguém que conheça escovados comente algo.

Se pensar em usar brushless no futuro, sugiro que troque a caixa para a mais atual acho que é a Magnun 272, que já tem engrenagens de metal. Eu comprei uma zero para mim no e-bay e paguei $ 24, no final do leilão.

Grande abraço,


aí Eder,

não sei se postei no local certo, talvez aqui o tópico não tenha tanta visibilidade.

Esse rustler é raridade mesmo, mas o modelo atual usa as mesmas peças...

Estou pesquisando sobre motores brushed e brushless, mas por enquanto vou usar esse que já tenho. O motor brushed pode queimar como o brushless? Tenho que me preocupar com a temperatura?

o que seria a caixa? pinhão + engrenagem?
o pinhão que está nele é de metal.

ainda estou na dúvida quanto ao pinhão, será que uso assim mesmo? ou já compro outro?

no aguardo de mais respostas....

Valeu

EDIT:
achei uma fotênha do Magnum 272:
Imagem

Motor:
Imagem
é brushed não?


Nao sou o maior entendedor de motores escovados,pelo que sei,o que ocorre com o tempo e o uso é o desgaste das escovas que faz com que o motor perca velocidade...

Deve sim,nunca deixe motores,esc e baterias funcionarem muito quente,pois assim vc corre o risco de estragar o equipamento...

Acho que a caixa que vc se refere é a do Diff,que vc ate postou a foto...

Quanto ao pinhao,vc deve fazer o calculo da relaçao para saber se deve ou nao trocar o pinhao,o ideal seria testar varias relações e ir medindo a temperatura das partes,quando chegar em uma temperatura aceitavel vc usa aquela relação...

Nao entendi sua pergunta,vc quer saber se o motor da foto é brushed???
Se essa for a pergunta,é sim...

[]'s

Lucas

_________________
HPI Vorza Flux //MMM + 2200Kv
Traxxas Bandit VXL // Velineon
Futaba 2PL 2.4 Ghz


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 06, 2010 11:41 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
lucas_raulin0 escreveu:

Nao sou o maior entendedor de motores escovados,pelo que sei,o que ocorre com o tempo e o uso é o desgaste das escovas que faz com que o motor perca velocidade...

Deve sim,nunca deixe motores,esc e baterias funcionarem muito quente,pois assim vc corre o risco de estragar o equipamento...

Acho que a caixa que vc se refere é a do Diff,que vc ate postou a foto...

Quanto ao pinhao,vc deve fazer o calculo da relaçao para saber se deve ou nao trocar o pinhao,o ideal seria testar varias relações e ir medindo a temperatura das partes,quando chegar em uma temperatura aceitavel vc usa aquela relação...

Nao entendi sua pergunta,vc quer saber se o motor da foto é brushed???
Se essa for a pergunta,é sim...

[]'s

Lucas


aí Lucas,

a princípio vou usar esse motor brushed mesmo.
quando a relação do carro, eu li os tópicos aqui, mas ainda tenho que achar a relação interna do meu rustler, como é um modelo antigo, acredito ser diferente do atual.

vou pesquisar mais a respeito. Não quero ficar trocando a relação, quero ligar o carro e sair pra andar.

abs

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 12:50 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 29, 2008 9:12 pm
Mensagens: 390
Localização: São José-SC
Electric Mess escreveu:
lucas_raulin0 escreveu:

Nao sou o maior entendedor de motores escovados,pelo que sei,o que ocorre com o tempo e o uso é o desgaste das escovas que faz com que o motor perca velocidade...

Deve sim,nunca deixe motores,esc e baterias funcionarem muito quente,pois assim vc corre o risco de estragar o equipamento...

Acho que a caixa que vc se refere é a do Diff,que vc ate postou a foto...

Quanto ao pinhao,vc deve fazer o calculo da relaçao para saber se deve ou nao trocar o pinhao,o ideal seria testar varias relações e ir medindo a temperatura das partes,quando chegar em uma temperatura aceitavel vc usa aquela relação...

Nao entendi sua pergunta,vc quer saber se o motor da foto é brushed???
Se essa for a pergunta,é sim...

[]'s

Lucas


aí Lucas,

a princípio vou usar esse motor brushed mesmo.
quando a relação do carro, eu li os tópicos aqui, mas ainda tenho que achar a relação interna do meu rustler, como é um modelo antigo, acredito ser diferente do atual.

vou pesquisar mais a respeito. Não quero ficar trocando a relação, quero ligar o carro e sair pra andar.

abs


A relaçao interna do modelo novo é 2.72...
Não precisa ficar trocando,depois de achar uma fica sempre com ela,ate pq essa é uma boa dos eletrico,ligar e sair para andar...

[]'s

Lucas

_________________
HPI Vorza Flux //MMM + 2200Kv
Traxxas Bandit VXL // Velineon
Futaba 2PL 2.4 Ghz


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 1:40 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Então Lucas, perguntei pro cara da loja, e ele disse que seria melhor mesmo reduzir a relação.
Também disse que a relação interna é a mesma do modelo novo.

No momento tá assim:
Pinhão 18
Coroa 82
Relação 2.72

Fica 12,39:1

Isso com um motor 11T brushed. O amigo da loja disse que um pinhão 17 ficaria melhor, ai a relação passaria para 13,12:1.
Consigo um resultado semelhante usando uma coroa de 86 dentes.

Pelo o que eu entendi, o motor gira 12,39 voltas para cada volta da roda. Quanto maior o número, maior a redução, assim como nas relações dos carros reais. Quanto mais voltas o motor dá para girar a roda, maior o torque certo?

Se o motor gira mais para girar a roda, o conjunto não esquentaria mais?

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 13, 2010 9:44 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
UPGRADES!!!!
EDIT: O que foi feito:

Troca da coroa 82T para uma de 87T.
Substituição do motor
Troca do Esc

Impressões ao dirigir:
O Alexandre da loja Competition Hobbies, que fez os upgrades no carro, disse que só conseguiria rodar mesmo esse motor se usasse baterias de Lipo. Pesquisei bastante sobre o assunto, mas quando coloquei o carro pra rodar me surpreendi. Tá bem rápido e tem que ter cuidado pra não capotar. Fiquei muito feliz com o resultado, cada bateria custou 15 dolares, e o custo benefício é excelente. Dá pra rodar uns 8~10 minutos cacetando.... :bruce:
Mais pra frente vou comprar um carregador melhor, mas ainda não pretendo ir para as Lipo.

Imagem
Imagem
Gambs
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Acho que uma roda dianteira está desalinhada em relação a outra
Imagem
Imagem

:rip: :rip: :rip: :rip: :rip:
2 dias andando e essa peça quebrou, vou colar enquanto não compro outra.

Imagem
Imagem

Link da peça: https://www.buytraxxas.com/product_info ... bccd81d13d

mercadolivre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rear-2-_JM

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 27, 2010 10:04 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Bom galera, não sei se alguém acompanha aqui, mas vou atualizar a situação do Rustler.

- Comprei a peça que havia quebrado e já troquei
- A solda do fio do motor soltou, eu resoldei, mas na corrida seguinte soltou de novo, então acho que está esquentando demais.
- Estou negociando um jogo de pinhões com um amigo aqui do forum. Vou diminuir a relação para ver se esquenta menos.
- Ainda estou atrás de um carregador bom, não vou passar para lipo pelo menos por enquanto.
- Uma suspensão dianteira está vazando, assim que tiver tempo vou desmontar.
- Uma bucha da roda traseira ficou gasta, deixando a roda bamba e encostando do suporte de plástico. Passei essa bucha para a roda da frente, não ficou 100%, mas dá pra rodar assim enquanto não arrumo. Parece que não usam mais buchas, somente rolamentos, que são mais caros :|

é isso ai.

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 27, 2010 11:10 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mar 15, 2009 12:40 am
Mensagens: 2276
Localização: Porto Alegre
Electric Mess escreveu:
Bom galera, não sei se alguém acompanha aqui, mas vou atualizar a situação do Rustler.

- Comprei a peça que havia quebrado e já troquei
- A solda do fio do motor soltou, eu resoldei, mas na corrida seguinte soltou de novo, então acho que está esquentando demais.
- Estou negociando um jogo de pinhões com um amigo aqui do forum. Vou diminuir a relação para ver se esquenta menos.
- Ainda estou atrás de um carregador bom, não vou passar para lipo pelo menos por enquanto.
- Uma suspensão dianteira está vazando, assim que tiver tempo vou desmontar.
- Uma bucha da roda traseira ficou gasta, deixando a roda bamba e encostando do suporte de plástico. Passei essa bucha para a roda da frente, não ficou 100%, mas dá pra rodar assim enquanto não arrumo. Parece que não usam mais buchas, somente rolamentos, que são mais caros :|

é isso ai.



nossa esquentou a ponto de derreter a solda !!

voce nao tem termometro para medir a temepratura ??? cuide, com altas temperaturas pode estragar o motor .

e acho melhor, se for comprar um novo carregador ja compre um que carregue lipo, por exemplo o imax b6 ou algum semelhante. tem bateria lipo, muito boa, na hobbycity por 20 dolares.

_________________
slash 4x2, slash 4x4 platinum, e-maxx, wrangler jk escala, cherokee xj escala
rafaelltaschetto@hotmail.com
Moras em Porto alegre ou região? Clique aqui: viewtopic.php?f=41&t=18860
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 28, 2010 12:17 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Eu acho que a solda na realidade quebrou, e não derreteu. Andei capotando algumas vezes e batendo em algumas árvores...heheh pq só soltou uma delas.

Na segunda vez acho que derreteu pq usei um estanho vagaba.

Tenho um termômetro mas não é de infravermelho, é normal de haste e marca até 220ºF. Depois de duas baterias eu coloco ele bem encostado no motor e estabiliza em 150ºF que dá uns 65ºC. Acho uma temperatura boa levando em conta a parte externa do motor e a perda de calor da haste pelo ar.

vi o b6 por 140 novo no mercado livre, acho que vou comprar esse mesmo. Lipo mais pra frente um pouco, quando sobrar grana.

será que corre muito risco parar essas lipos na receita?

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 28, 2010 7:26 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mar 15, 2009 12:40 am
Mensagens: 2276
Localização: Porto Alegre
Electric Mess escreveu:
Eu acho que a solda na realidade quebrou, e não derreteu. Andei capotando algumas vezes e batendo em algumas árvores...heheh pq só soltou uma delas.

Na segunda vez acho que derreteu pq usei um estanho vagaba.

Tenho um termômetro mas não é de infravermelho, é normal de haste e marca até 220ºF. Depois de duas baterias eu coloco ele bem encostado no motor e estabiliza em 150ºF que dá uns 65ºC. Acho uma temperatura boa levando em conta a parte externa do motor e a perda de calor da haste pelo ar.

vi o b6 por 140 novo no mercado livre, acho que vou comprar esse mesmo. Lipo mais pra frente um pouco, quando sobrar grana.

será que corre muito risco parar essas lipos na receita?



65c é uma boa temperatura para o motor.

se comprar as baterias em algum site da china ( por exemplo hobbycity.com ) é muito dificil de ser taxado, eu ja fiz 6 compras por sites chineses e nenhuma taxaram, e tambenm tem a vantagem da caixa ser pequena.

se for comprar lipo só nao esqueça de comprar um buzzer.

_________________
slash 4x2, slash 4x4 platinum, e-maxx, wrangler jk escala, cherokee xj escala
rafaelltaschetto@hotmail.com
Moras em Porto alegre ou região? Clique aqui: viewtopic.php?f=41&t=18860
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 28, 2010 12:22 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
sabe me dizer se esse esc que tenho aguenta lipo?

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 28, 2010 12:25 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 17, 2007 8:07 am
Mensagens: 2783
Localização: Florianópolis - SC
Electric Mess escreveu:
sabe me dizer se esse esc que tenho aguenta lipo?

esse que voce comprou ali
ele nao suporta pos nao tem o cutoff
mas podes usar lipo utilizando um buzzer junto

_________________
Imagem
Tópico de referências.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 28, 2010 2:44 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Fabio_Floripa escreveu:
Electric Mess escreveu:
sabe me dizer se esse esc que tenho aguenta lipo?

esse que voce comprou ali
ele nao suporta pos nao tem o cutoff
mas podes usar lipo utilizando um buzzer junto


Sim sim, li sobre isso, mas ainda será um upgrade futuro.
Tb li em algum lugar sobre escs que não funcionam com lipo...procede?

Comprei rolamentos 5x8x2.5mm para as rodas da frente. Vou manter buchas atrás até comprar os stub axle carriers (não sei como chama em português) que suportem rolamentos maiores e mais resistentes.

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 413 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 28  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB