Estava lendo o tópico e gostaria de expor algumas coisas:
- Fazer bolha não é tão simples como se imagina. Toma-se tempo, se for fazer o molde na mão, e tem que ter uma boa noção de simetria/escala. Depois, encontrar uma boa empresa para que "refaça" o molde para a máquina de Vacuum.
- Em CNC, tem-se que ter dinheiro. É caro. E não se faz o molde em 5 minutos. Não mesmo. E dependendo do material que se for usar no CNC para fazer o molde, praticamente, vai custar muito. E vai ter que pagar a uma empresa para que o molde fique "terminado" digamos assim, para o Vacuum. Do CNC não saí pronto para enfiar na máquina de Vacuum. Saí o molde.
- Dependendo do modelo do carro que se vai fazer, a máquina de Vaccum é limitada ou seja, as vezes ela não aceita muitos detalhes. Todos tem idéia de como funciona uma máquina de Vacuum Forming, certo.
- E outra. Quem faz o molde, acredito que pensa em fazer com 200 mm por que o pessoal que usa 190 mm compra e se você faz com 190 mm o pessoal que usa 200 mm não compra de jeito nenhum. No meu caso, eu comprei os T-Bones e braços da suspensão nas duas medidas, então uso qualquer uma, é só trocar.
Eu comecei a fazer moldes e a empresa que preparou para a máquina de Vacuum, me deu um "boné". Levou minha grana e não terminou o molde que já estava pronto faltando apenas alguns detalhes para finalizar. E o pior, é que não encontro mais ninguém dessa empresa. Fecharam e sumiram.
Vocês podem ver nesse tópico o que estava preparando
viewtopic.php?t=4143Mas eu não desistí. Tenho 5 moldes. 4 prontos e um que estou terminando. Já contatei outra empresa para finalizar um deles e espero que desta vez saía. Não vou dizer ainda quais são. Só quando pelo menos um estiver pronto. Mas são todos nacionais.
E, seja qual for a maneira de se fazer o molde, na mão ou em CNC, não é barato. O investimento é alto. Em CNC mais ainda. Chega a ficar no minímo o dobro. Agora acrescente os adesivos e o Lexan ou PTG, é quase impossível de se vender ao custo final de R$ 45,00 / R$ 55,00. Sem condições. A não ser que a pessoa já investiu em todo o maquinário e tenha isso numa garagem mas, mesmo assim...
Só para terem idéia: Tenho um projeto para CNC que seu custo é de R$ 8.000,00/10.000,00. Alguém se habilita? Só o molde. Fora o Lexan e adesivos. Aceito sócio. Alguém tem coragem?
Por aí dá para se ter uma idéia se é possível vender por R$ 45,00.
Bem, é isso aí. Fazer bolha não é tão fácil assim, requer dedicação, tempo, conhecimento e o de sempre, dinheiro.
Abs,
Celso