RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 1:34 pm 
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o uso do cooler no automodelo eletrico (on road ou off road) é obrigatório?

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 2:00 pm 
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anru escreveu:
o uso do cooler no automodelo eletrico (on road ou off road) é obrigatório?


não, mas ajuda a resfriar um esc ou motor.

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 2:17 pm 
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No meu carro o esc esquenta muito e não tem cooler!! quando o esc esta muito quente eu sinto que o carro da umas falhadas em alta!!! e é só o esc o motor não fica muito quente. Será que se eu colocar um cooler no esc acaba o meu problema?


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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 2:27 pm 
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Sempre é bom resfriar um pouco os dois, motor e esc.

Jeka, pode ser por causa do aquecimento sim, o meu esc travou esses dias e só voltou a funcionar depois que esfriou, ainda bem que existe esta proteção nele, senão tinha queimado. Agora coloquei um dissipador no esc (o motor já tem um dissipador com cooler) mas não deu tempo de testar ainda.

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 2:30 pm 
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jeka escreveu:
No meu carro o esc esquenta muito e não tem cooler!! quando o esc esta muito quente eu sinto que o carro da umas falhadas em alta!!! e é só o esc o motor não fica muito quente. Será que se eu colocar um cooler no esc acaba o meu problema?


se ta esquentando a ponto de parar, vc pode estar forçando muito ele. procure revisar sua relação do motor e testar com um motor que gire menos. antes que fique sem o esc.

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 2:33 pm 
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Cold Fusion escreveu:
jeka escreveu:
No meu carro o esc esquenta muito e não tem cooler!! quando o esc esta muito quente eu sinto que o carro da umas falhadas em alta!!! e é só o esc o motor não fica muito quente. Será que se eu colocar um cooler no esc acaba o meu problema?


se ta esquentando a ponto de parar, vc pode estar forçando muito ele. procure revisar sua relação do motor e testar com um motor que gire menos. antes que fique sem o esc.


Bem lembrado Cold, o meu está esquentando muito porque está no limite (esc X motor e relação) hehehehhe :bleh:

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 2:37 pm 
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O meu carro é novo faz duas semanas que tenho ele, não fiz nada nele, ta original de fabrica rsrsrsrs. acho que o esc veio com pau mesmo!!!..


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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 3:09 pm 
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jeka escreveu:
O meu carro é novo faz duas semanas que tenho ele, não fiz nada nele, ta original de fabrica rsrsrsrs. acho que o esc veio com pau mesmo!!!..


pode ser!!

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 7:06 pm 
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as vezes é normal esquentar mesmo (um pouco)
eu li em um topico , não me lembro qual , que o cara achava que o esc dele esquentava demais , botando o dedo , mas ele foi ver com um termometro e só estava a 60° (o limite é 90°)

valeu

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 8:10 pm 
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Augusto Beck escreveu:
as vezes é normal esquentar mesmo (um pouco)
eu li em um topico , não me lembro qual , que o cara achava que o esc dele esquentava demais , botando o dedo , mas ele foi ver com um termometro e só estava a 60° (o limite é 90°)

valeu


sim, esquentar é normal. mas parar pq ta muito quente tem alguma coisa errada. 90º é o teto. e o melhor é não deixar chegar a essa temperatura.

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MensagemEnviado: Seg Nov 03, 2008 8:08 am 
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O que pode ser tentado pra ver se ele esquenta menos é deixar a relação mais leve pro motor diminuindo o pinhão ou aumentando a coroa.

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MensagemEnviado: Sex Dez 05, 2008 3:29 am 
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esse lance do fan é bem importante pois o meu fan quebrou/queimou pq uma pedrinha travou e quebrou e queimou, não roda mais, mas sem o fan pro ESC se eu andar com dedo no fundo em 15min o esc já corta motor (as falhas de motor), o motor chega a pouco mais de 70C, se não fosse o ESC queimava tudo


Ps.: quero comprar um fan de 40mm se souber alguém que venda, manda PM

abs
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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 10:17 am 
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Tudo bem? Eu segui o conselho, se não me engano, do Fernando em um outro tópico. Dá uma olhada no manual do seu motor, pois ele têm a relação ideal, no meu caso, tenho um novak ss5800 o motor é de 5800kv, segundo o fabricante a relação é 7,31:1 e a que estava no carro era 6,22:1. O meu carro apresentou o mesmo problema no meio da reta na pista da AARC em Santo André, mudei a relação, deu tudo certo. Abraços.

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MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 3:40 pm 
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Aproveitando o tópico...
Galera, eu acabei de comprar um Lazer ZX5 powered by Orion. Ele vem com um motor brushless e o ESC da Team Orion. Me parece ser um combo brushless "econômico", para iniciantes como eu.
No manual do ESC diz : Corrente contínua máxima: 40A (with cooling fan) and 25A (without cooling fan). E o bichinho vem sem o cooler, só com o conectorzinho à mostra.
Como eu encomendei com o Salinet uma Lipo Orion 3800 2S 30C, estou providenciando um cooler pra poder rodar com ela.

Minhas dúvidas:
Meu raciocínio está correto ? O cooler é 100% necessário ?
E para instalá-lo ? O ESC mede +ou- 30x25mm. O cooler mede 25x25mm, com 4 parafusos nas pontas. Mas o ESC não tem a furação. Como fazer ? Existe algum tipo de fita para prender o cooler nas laterias do ESC ???

Por enquanto é isso aí...
Valeu !!!

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Ricardo "Schwarz"
Feirão do Xuá: viewtopic.php?f=4&t=12835


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MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 4:13 pm 
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O cooler ajuda bastande , mas dependendo do motor ,ele não é muito necessario .
Normalmente se prende parafusos no heatsing , que devido a ser meio mole , se molta na rosca do parafuso.

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