RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 8:39 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 2:47 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acredito que se uma marca de bateria informa que a bateria seja de X mah significa que ela deva fornecer estes x mah. Porem não é o que eu entendi no papel que veio com a bateria e nos resultados do descarregador.

No papel informa que a bateria RECEBE até 8000mah, ou seja, não informa quanto ela fornece. Carreguei a bateria e descarreguei para ver quantos mah fornece, nas duas que tenho deu exatos 5500mah.

Acredito ser uma informação fundamental, porque se eu for carregar a 1 C (normal para lipo) levando como base a etiqueta a bateria não vai durar, então ela deve ser carregada no máximo a 5500mah.

Aos compradores de baterias RC Lab, estejam cientes.

Editado pela última vez por NATTIS em Qui Abr 02, 2009 5:21 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 3:45 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Tenta carregar à 4A (0,5C) , deposi descarrega no rc , metendo o pau , e carrega de novo , a 4A e vê quanto pega de carga , e deposi descarrega denovo e vê a diferença .

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 3:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Blz vou tentar. A carga que eu fiz foi a 5000mah, meu carregador só vai até isso. Já andei com a bateria alguns dias, mas ainda não fiz o teste de descarga novamente pq meu carregador só descarrega a 5W, ou seja, mais de 12 horas.

Augusto Beck escreveu:
Tenta carregar à 4A (0,5C) , deposi descarrega no rc , metendo o pau , e carrega de novo , a 4A e vê quanto pega de carga , e deposi descarrega denovo e vê a diferença .

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 4:22 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

NATTIS escreveu:
Blz vou tentar. A carga que eu fiz foi a 5000mah, meu carregador só vai até isso. Já andei com a bateria alguns dias, mas ainda não fiz o teste de descarga novamente pq meu carregador só descarrega a 5W, ou seja, mais de 12 horas.

Augusto Beck escreveu:

Seu carregador é daqueles parecidos como turnigy accucel ?
Se for , ele pode carregar baterias com qualquer capacidade , , mas o limite de volocidade de carga é que é 5A .
Para descarregar , mete no rc mesmo :)

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 2:37 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Preciso descarregar no ciclador para saber a real capacidade da bateria, terminou agora a descarga e novamente conseguiu mandar 5500mah cravados, nada parecido com os 8000mah anunciado, mas pelo preço já esta ótimo.

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 5:31 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

NATIS,

Não esqueça que, ao carregar a bateria, ela não está vazia!

Vc não parte de 0mAh para chegar a 8000mAh, portanto os 5500 que vc disse se referem a quanto falta na bateria para ela chegar aos 8000. De qualquer forma, carrega a 5A mas ajusta o carregador para 8000mA de capacidade da bateria.

Abraços

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 11:18 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fiz uma burrada Fenomenal! Esqueci que tinha configurado o carregador para cutoff a 5500mah, não sabia que cortava na descarga também, por isso que sempre descarregava a 5500mah cravados e parava... Carreguei corretamente agora e esta descarregando para ver até onde vai, logo posto resultados, mas antes uma observação muito importante. O pico de descarga declarado pelo fabricante RC LAB é de 15C, ou seja:

15 x 8 = 120A de descarga máxima

Tenho outras baterias da YR de 4000mah com descarga a 25C, ou seja:

25 x 4 = 100A de descarga máxima

Na prática a bateria da RC LAB tem 1/3, eu disso 1/3 (!!!) da arrancada da YR que deveria ser menor.

Para terem uma idéia com apenas 60% de aceleração com a bateria da YR não da mais para controlar o Buggy com o Mamba 7700, já com a da RC LAB ando a 100% tranqüilo. Porem com a bateria da YR consigo rodar no máximo 10 minutos, já com a RC LAB consegui mas de 30 minutos com o 7700!! Sempre andando no limite do acelerador.

Carreguei as RC LAB e esta descarregando neste momento, logo posto o resultado.

MensagemEnviado: Qua Abr 01, 2009 1:13 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Acho que o punch era menor pois a bateria não estava carregada completamente , e a voltagem ficava abaixo dos 8.4v finais .
Ja carregou de novo ? quanto pegou ?

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Qua Abr 01, 2009 2:57 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Resultados

Graças a minha KHDA :pedala: com o carregador obtive dados errados. Agora com tudo ajustado hoje de manha a bateria descarregou consideráveis 7669mah :D .

Tenho duas baterias RC LAB de 8000mah, depois do ajuste do carregador carreguei totalmente as duas, uma ficou no carregador para verificar a carga e a outra fui rodar no buggy na rua e o punch continuava muito mais fraco que o da YR, mas o runtime estava sensacional. Vou dar mais umas cargas nestas baterias e ver como fica o punch.

MensagemEnviado: Ter Abr 07, 2009 1:31 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Cuidado para não usar errado estas baterias (RClab 8000mAh no caso) com uma descarga acima de 100A (no caso).
Você disse que o pico dessas baterias é de 15C e isso é o "coef. de segurança" da bateria, e conforme a maioria dos fabricantes não pode passar de 10~30 segundos (varia conforme o fabricante). Veja quantos C's ela entrega em regime continuo (esse é o importante!).
Assim como exigir da bateria mais do que ela aguenta de pico você estraga a mesma (com diferentes consequências, devido a diversos fatores como a qualidade,...). Se você também usar ela no regime de pico e ultrapassando o tempo (segundos) de pico de descarga máxima, você irá danificá-la do mesmo jeito ou até com consequências ainda piores como perder bastante a capacidade de armazenamento e de descarga.
Uma pequena estufadinha que dá, já tem alguma coisa danificada nela, por mais mínima que seja.

Portanto aquela "apertadinha" a mais no acelerador do TX, por muito tempo, pode doer bastante no bolso depois.

Depois de você andar com o auto em "100% de dedo" as baterias ficavam muito quentes? bem mais quentes que a YR de 4000mAh 25C?
A bateria é esta aqui? http://www.rk2trade.com/rk2trade/produc ... cts_id=241
Apesar do titulo deles :roll: , lá diz que é 10C contínuo.
Espero ter ajudado
:wink:

Traxxas E-maxx 3905 16,8V > D+!

Pensando em comprar:
Par de baterias: 7cell ou 2S(sem hard case, 100A de descarga ou+)

Jogo de pneus onroad (p/ E-maxx)

MensagemEnviado: Ter Abr 07, 2009 1:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

A bateria é esta mesmo, porem não tem 10C contínuos nem ferrando, isso daria 592W e o meu motor não passa de 400W e com esta bateria o desempenho é muuuito inferior ao da YR.
Andando no limite ela esquenta um pouco sim, mas não muito, nunca estufou. A da YR não sei se esquenta porque tem hardcase, não consigo perceber diferença de temperatura nela.
Pelos meus cálculos esta bateria esta mandando apenas 300W (chutando alto), o que daria apenas 5C.

Fabio BP escreveu:
Cuidado para não usar errado estas baterias (RClab 8000mAh no caso) com uma descarga acima de 100A (no caso).
Você disse que o pico dessas baterias é de 15C e isso é o "coef. de segurança" da bateria, e conforme a maioria dos fabricantes não pode passar de 10~30 segundos (varia conforme o fabricante). Veja quantos C's ela entrega em regime continuo (esse é o importante!).
Assim como exigir da bateria mais do que ela aguenta de pico você estraga a mesma (com diferentes consequências, devido a diversos fatores como a qualidade,...). Se você também usar ela no regime de pico e ultrapassando o tempo (segundos) de pico de descarga máxima, você irá danificá-la do mesmo jeito ou até com consequências ainda piores como perder bastante a capacidade de armazenamento e de descarga.
Uma pequena estufadinha que dá, já tem alguma coisa danificada nela, por mais mínima que seja.

Portanto aquela "apertadinha" a mais no acelerador do TX, por muito tempo, pode doer bastante no bolso depois.

Depois de você andar com o auto em "100% de dedo" as baterias ficavam muito quentes? bem mais quentes que a YR de 4000mAh 25C?
A bateria é esta aqui? http://www.rk2trade.com/rk2trade/produc ... cts_id=241
Apesar do titulo deles :roll: , lá diz que é 10C contínuo.
Espero ter ajudado
:wink:

MensagemEnviado: Ter Abr 07, 2009 5:40 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

NATTIS escreveu:
A bateria é esta mesmo, porem não tem 10C contínuos nem ferrando, isso daria 592W e o meu motor não passa de 400W e com esta bateria o desempenho é muuuito inferior ao da YR.
Andando no limite ela esquenta um pouco sim, mas não muito, nunca estufou. A da YR não sei se esquenta porque tem hardcase, não consigo perceber diferença de temperatura nela.
Pelos meus cálculos esta bateria esta mandando apenas 300W (chutando alto), o que daria apenas 5C.

Caramba, essa lipo nem parece lipo, com essa descarga na prática, parece mais uma Life ao contrario ou uma Nimh não muito boa. :(

Mas o lado bom é que dá bastante runtime num onroad... :wink:

Traxxas E-maxx 3905 16,8V > D+!

Pensando em comprar:
Par de baterias: 7cell ou 2S(sem hard case, 100A de descarga ou+)

Jogo de pneus onroad (p/ E-maxx)

MensagemEnviado: Ter Abr 07, 2009 8:37 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Putz , que mal isso da bateria .
Mas ela deve ser perfeita para motores fraco(abaixo de 5000kv) , pois eles não puxam muita corrente .

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Qua Abr 08, 2009 10:38 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fabio BP escreveu:
NATTIS escreveu:

Caramba, essa lipo nem parece lipo, com essa descarga na prática, parece mais uma Life ao contrario ou uma Nimh não muito boa. :(

Mas o lado bom é que dá bastante runtime num onroad... :wink:

Acredito que estas baterias tenham mais utilidade em motores fortes nos truck que suportam duas baterias em paralelo, assim sim ficaria o bicho porque seriam 16000mah 10C (5C de verdade) a 7,4, são 592Watts, o suficiente para autos 1/8.

Vou fazer um teste nos motores de aeromodelos que vou comprar, mas acredito não dar muito resultado porque o motor que vou testar tem 900Watts... Mas se der empuxo terei altonomia altíssima, mais que nos motores glow.

MensagemEnviado: Qua Abr 08, 2009 10:43 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Augusto Beck escreveu:
Putz , que mal isso da bateria .
Mas ela deve ser perfeita para motores fraco(abaixo de 5000kv) , pois eles não puxam muita corrente .

Esta para chegar o buggy do meu irmão e ele vai ficar no latinha ou com um combo EXRum 4300kv, certamente para ele não vai ter bateria melhor. No teste com o latinha que fiz chegou a enjoar de tanto que andei com o buggy, não acabava a bateria, já estava a 1 hora rodando, revezei com o pessoal da rua porque não estava mais agüentando por causa da monotonia.
Seria muito legal se tivesse campeonato latinha com essas baterias, seriam corridas de no mínimo 30 minutos.

Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas