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MensagemEnviado: Sáb Abr 21, 2007 1:06 pm 
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Camaradas, coloquei no meu motor Yokomo Pro-Spec 12 voltas tripla enrolação novos carvões, do tipo "Super Silver" (com prata). Naturalmente, antes de substituir os carvões desmontei o motor, limpei e lubrifiquei tudo (sem água e detergente!), e limpei meticulosamente a caixa e o induzido, e dando especial atenção ao coletor, deixando ele com aspecto liso e brilhante. Não dei passe do jeito usual pois não tenho torno; eu dou um "polimento" com abrasivo polidor para prata tipo Silvo ou Brasso, e depois limpo cuidadosante com álcool isopropílico para que não fiquem resíduos. Tenho feito dessa forma a bastante tempo e sempre funcionou muito bem, o desempenho do motor tem uma sensível melhora depois desses procedimentos.
Após amaciar calmamente o carvão (break-in), coloquei no carango e testei.
Contudo, entretanto, porém...
O desempenho ficou aquém do esperado. O desempenho ficou muito pior que com os carvões velhos, do tipo comum, que estavam nele. Tanto RPM quanto torque ficaram bem piores que antes. Na verdade, um motor 21t que tenho estava andando muito mais que ele.
Voltei com os carvões velhos (desgastados a 1/3 do tamanho original), e o funcionamento voltou ao normal, potente como antes.

Isto posto, eis as perguntas:

Qual tipo de carvão vai me dar mais potência, o silver ou o comum (dourado)?
Qual seria a diferença entre esses dois tipos de carvão, em relação à condutividade e desgaste, tanto do carvão quanto do coletor?

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MensagemEnviado: Sáb Abr 21, 2007 3:02 pm 
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Em teoria, acho que os carvões "high silver" deveriam ter mais durabilidade, sem perder desempenho em relação aos carvões "comuns". Pode ser que o período de amaciamento não tenha sido suficiente para assentar os carvões, por eles demorarem mais a se desgastar.


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MensagemEnviado: Sáb Abr 21, 2007 4:19 pm 
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Era isso q eu estava pensando!!

A area de contato que o seu carvão antigo tem com o coletor, depois de desgastar bastante, está perfeita!! todo o carvão está encostado no coletor...

Acho que o silver ainda não está com aquele ajuste legal ainda!

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MensagemEnviado: Sáb Abr 21, 2007 4:29 pm 
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Não é o caso, o carvão foi muito bem assentado, ele está abraçando certinho o coletor. O que eu suponho é que esse tipo de carvão tem mais durabilidade, mas maior resistência elétrica. Seria isto, talvez?

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MensagemEnviado: Dom Abr 22, 2007 12:51 am 
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Helvio Lagares escreveu:
Não é o caso, o carvão foi muito bem assentado, ele está abraçando certinho o coletor. O que eu suponho é que esse tipo de carvão tem mais durabilidade, mas maior resistência elétrica. Seria isto, talvez?


Prata x Cobre o melhor condutor é a prata seu carvão high silver é dos melhores mesmo? Se sim acho que o seu carvão antigo está no formato do coletor, mas eles não estão totalmente redondos. Por isso o carvão novo não está com o caontato tão perfeito.
Procure alguém que tenha um torno perto de você e o jeito é pedir para ele dar um passe. Só pode ser isso, pois o coletor não gasta regularmente (embora pareça).

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MensagemEnviado: Dom Abr 22, 2007 10:33 am 
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O carvão é Team Orion, creio que de boa qualidade. O coletor está perfeitamente cilíndrico, tenho um paquímetro.
De qualquer forma, uma pequena queda de rendimento até a perfeita adaptação do carvão ao coletor seria esperada. No entanto, a queda de rendimento é realmente muito grande.
Reitero aqui que o carvão já está amaciado (break-in). Amaciei na bancada primeiro, depois já andei 4 packs de bateria com ele.
Coloquei então carvões Tamiya novos, e o desempenho, mesmo sem estar amaciado, é muito superior. Para constar, esse motor é laydown (bem como os carvões, antes que alguém pergunte se estou usando os carvões corretos).

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MensagemEnviado: Dom Abr 22, 2007 2:48 pm 
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Isso é realmente estranho Helvio, pra ser sincero, não tenho uma resposta conclusiva à este problema. Como bem disse o prcg, seria bom dar um passe no coletor pra tirar a dúvida...


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MensagemEnviado: Dom Abr 22, 2007 4:27 pm 
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Camaradas, eu dei o passe já. O coletor está perfeitamente cilíndrico, como descrevi anteriormente. Chequei com um paquímetro.
Realmente um mistério.

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MensagemEnviado: Dom Abr 22, 2007 7:44 pm 
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Talvez seja aquela parada da resistência da prata ser maior...

:?: :?: :?:

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MensagemEnviado: Dom Mai 06, 2007 5:15 pm 
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Coloquei um par de carvões zero normais nele e o motor está virado no Jiraia agora. Coloquei os de prata num motor superstock 23t e parece que ele se deu melhor com o carvão. Mas esse superstock está zeradão, usei no máximo 5 packs nele, o coletor está perfeito. Já o Yokomo 12x3t está bem usadinho.
O motor está muito bom, mas não está como quando peguei ele. Talvez eu deva realmente dar um passe com um torno apropriado mesmo. Mas não conheço ninguém que tenha, e é uma ferramenta meio cara (pra mim!) para ser usada de vez em quando. Alguém conhece outra forma de dar o passe?

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MensagemEnviado: Dom Mai 06, 2007 7:07 pm 
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Tem que ser em torno, qqr outra coisa fica péssimo ou estraga o coletor.

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Abraços,
Milton (miltinho)

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MensagemEnviado: Seg Mai 07, 2007 8:06 am 
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eu faço com lixa 400


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MensagemEnviado: Seg Mai 07, 2007 12:36 pm 
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Bem, um polimento suave e bem feito no coletor eu faço de vez em quando.
Mas o lance é que estou sentindo uma vibração no carvão, o que está me parecendo que o coletor não está tão cilíndrico quanto cria antes. Então, para deixar o coletor cilíndrico novamente, só no torno mesmo.

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MensagemEnviado: Seg Mai 07, 2007 8:45 pm 
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Fernando escreveu:
eu faço com lixa 400


400 ainda é muito grossa para passar no coletor.
E o que faz o serviço perfeito mesmo é só torno.

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MensagemEnviado: Seg Mai 07, 2007 8:49 pm 
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Fernando escreveu:
eu faço com lixa 400


Experimenta usar uma lixa 1200, é uma lixa muito fina, propria para polimento, também acho que 400 é muito grossa.


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