RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 1:27 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 11:06 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

coelho72 escreveu:
Pois é, a dúvida justamente está entre qual o melhor, o 9T ou o 10T. Ambos custam o mesmo.
Sei que o 9T ficaria melhor na final, mas na arrancada o 10T teria mais força, correto?
Já a compra de uma bateria 3s já seria uma solução um pouco mais cara.
Abraços
Rafael Coelho

Cara, na arrancada o 9T tb é melhor, mesmo assim vc pode mudar a relação p/ melhorar saída ou final (respeitando o motor é claro).

Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 2:23 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Pessoal , ele esta usando um motor muito bom , eu acho que não seria o caso trocar , mas se você quiser eu troco ele pelo meu ezrun 9t , novo e sem uso :D.
Se você tiver um dinheiro sobrando , compre mais uma lipo 2s , um bec externo e um cabo serial para ligar as baterias 2s em série e transformar em 4s (o esc guenta 4s com bec externo) , apenas tem que trocar o cooler do esc .
Eu tenho quase certeza de com esse setup os coggings vão diminuir , mas vai continuar tendo um pouco , pois isso é normal nos brushless sensorless .
Qual a relação (coroa/pinhão) que você esta usando ?

Ah , com 4s esse motor chega perto dos 1000watts , então cuida no dedo :lol: .

Valeu , qualquer coisa estamos aí .

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 3:01 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Augusto Beck escreveu:
coggings vão diminuir , mas vai continuar tendo um pouco , pois isso é normal nos brushless sensorless.

Augusto, eu sinceramente não noto esses coggings no mamba, nem no 5700 nem no 7700.
Ví uns eZRun ao vivo e também não notei coggings...

São só alguns que apresentam isso?

Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 3:11 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

rafaelvanhalen escreveu:
Augusto Beck escreveu:
coggings vão diminuir , mas vai continuar tendo um pouco , pois isso é normal nos brushless sensorless.

Augusto, eu sinceramente não noto esses coggings no mamba, nem no 5700 nem no 7700.
Ví uns eZRun ao vivo e também não notei coggings...

São só alguns que apresentam isso?

Abraço
Rafael

Eu acho que nos off road eles são mais notaveis , por causa que tem mais peso e normalmente mais folga na transmissão .
Falando em folga , o meu motor tem que dar 2 giros para vençer a folga da transmissão e começar a andar.

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 6:56 pm 
Novo no Fórum

Putzgrila, 4s não seria "meio" exagerado não? Acho que 3s tá de bom tamanho, com 2s já anda muito... E lembrando que, ao duplicar a tensão, você multiplica a potência por 4.
Acho que, no mínimo, ia limpar a coroa na primeira acelerada... ;)
:twisted:

Estou usando pinhão de 18 dentes e coroa de 64. Tenho duas coroas de 58 dentes novas, mas essas só consigo usar com um pinhão de 26 dentes que tenho, o pinhão pequeno não encosta nela. E com essa relação (26/58) fica ruim com esse motor, sem torque na arrancada e o cogging fica tão ruim que praticamente só arranca empurrando o carro.

MAs a questão do BEC seria legal porque meu receptor (hitec, veio com o aggressor AM) já vem com bec, ou seja, dá pra alimentar ele direto com 2s. Tenho uma 2s 300mAh aqui que ficaria perfeita para esse fim.

Se quiser trocar o motor, eu me interesso...

Um detalhe interessante que percebi hoje: quando a bateria está a plena carga, o cogging quase some. Hoje fui andar com ela já quase esgotada, e o problema se agrava muito. Realmente acho que uma 3s resolveria o problema.

Outra idéia que me surgiu: trocar aquele par de capacitores eletrolíticos que tem no ESC e que ficam em paralelo com a bateria por um capacitor (ou um conjunto de) com uma capacitância, digamos, cavalar? Tipo uns 10.000 uF ou mais? Não poderia ajudar, já que os capacitores iriam "segurar" a corrente na partida?

Editado pela última vez por coelho72 em Sex Abr 17, 2009 7:04 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 7:00 pm 
Novo no Fórum

Outro detalhe, quando botei esse motor no carro, o ESC não tinha chegado, e então eu usei uns dias com um ESC de 40A para aviões.
Sabe que funcionou bem? Quer dizer, não tinha esse cogging... Mas o comportamento tinha alguns problemas:
- Sempre que você largava o acelerador, ele imediatamente freava. Acostumando, não era problema.
- Não tinha ré (claro).
- Ao arrancar, durante aproximadamente 1s o carro andava bem devagarinho, apenas depois disso é que saía cantando pneu. Por isso não tinha cogging...

MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 7:52 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

O cogging tem a ver com o fato do ESC nao saber qual o posicao do rotor do motor. Por isso inventaram os sensored. E essa eh a desvantagem do sensorless. Nao consigo ver relacao entre o cogging e a baixa tensao da bateria...

MensagemEnviado: Sáb Abr 18, 2009 12:59 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

sabongi escreveu:
O cogging tem a ver com o fato do ESC nao saber qual o posicao do rotor do motor. Por isso inventaram os sensored. E essa eh a desvantagem do sensorless. Nao consigo ver relacao entre o cogging e a baixa tensao da bateria...

Torque
Quanto menor a tensão , menor o torque e consequ^rentemente mais cogging .

Coelho72 , se a bateria com plena carga reduz os coggings , então uma 3s ja melhoraria muito a situação .
Eu aconselharia uma relação mais longa para esse motor , algo do tipo 23/64 .
Existem tambem um adaptador de coroa , para usar coroas pitch 48 normais (a que vem no rc é pitch 42) , que possibilitaria usar umas coroas mais parrudas .
Você tem msn ? , se tiver me passe por mp , que eu posso te dar umas dicas sobre o motor e o chassis(o meu é igual ao seu :D).

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Sáb Abr 18, 2009 8:34 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

sabongi escreveu:

Sbongi, a tecnologia sensoreless é mais recente que a sensored, te digo mais estou usando um ESC com sensor e o cogging existe tb, em bem menos intencidade mas tem. Isso acontece pois o motor tem o magneto bem fraco, ou seja o motor não é dos melhores, no meu caso, não caso do coelho72 esse não é o problema o problema é a tensão da bateria sim.

Editado pela última vez por Coelho em Sáb Abr 18, 2009 8:38 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Sáb Abr 18, 2009 8:36 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

coelho72 escreveu:
Putzgrila, 4s não seria "meio" exagerado não? Acho que 3s tá de bom tamanho, com 2s já anda muito... E lembrando que, ao duplicar a tensão, você multiplica a potência por 4.
Acho que, no mínimo, ia limpar a coroa na primeira acelerada... ;)
:twisted:

Estou usando pinhão de 18 dentes e coroa de 64. Tenho duas coroas de 58 dentes novas, mas essas só consigo usar com um pinhão de 26 dentes que tenho, o pinhão pequeno não encosta nela. E com essa relação (26/58) fica ruim com esse motor, sem torque na arrancada e o cogging fica tão ruim que praticamente só arranca empurrando o carro.

MAs a questão do BEC seria legal porque meu receptor (hitec, veio com o aggressor AM) já vem com bec, ou seja, dá pra alimentar ele direto com 2s. Tenho uma 2s 300mAh aqui que ficaria perfeita para esse fim.

Se quiser trocar o motor, eu me interesso...

Um detalhe interessante que percebi hoje: quando a bateria está a plena carga, o cogging quase some. Hoje fui andar com ela já quase esgotada, e o problema se agrava muito. Realmente acho que uma 3s resolveria o problema.

Outra idéia que me surgiu: trocar aquele par de capacitores eletrolíticos que tem no ESC e que ficam em paralelo com a bateria por um capacitor (ou um conjunto de) com uma capacitância, digamos, cavalar? Tipo uns 10.000 uF ou mais? Não poderia ajudar, já que os capacitores iriam "segurar" a corrente na partida?

Coelho72 o capacitor não ia ajudar muito nesse caso não, a melhor opção é partir para uma bateria 3S mesmo.

MensagemEnviado: Sáb Abr 18, 2009 8:43 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

coelho72 escreveu:
Outro detalhe, quando botei esse motor no carro, o ESC não tinha chegado, e então eu usei uns dias com um ESC de 40A para aviões.
Sabe que funcionou bem? Quer dizer, não tinha esse cogging... Mas o comportamento tinha alguns problemas:
- Sempre que você largava o acelerador, ele imediatamente freava. Acostumando, não era problema.
- Não tinha ré (claro).
- Ao arrancar, durante aproximadamente 1s o carro andava bem devagarinho, apenas depois disso é que saía cantando pneu. Por isso não tinha cogging...

Provavelmente o ESC para aero tem uma frequencia de PWM diferente da do EZrun pode ser por isso que o comportamento era melhor.

MensagemEnviado: Dom Abr 19, 2009 7:24 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Coelho72 , tente deixar o punch no minimo e o timming em 0° , eu acho que vai ajudar um pouco .

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Dom Abr 19, 2009 7:37 pm 
Novo no Fórum

Vou tentar e depois aviso aqui.

MensagemEnviado: Qui Abr 23, 2009 4:21 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

coelho72 escreveu:
Vou tentar e depois aviso aqui.

E aí , funcionou ?

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Sex Abr 24, 2009 10:30 am 
Novo no Fórum

Olá!
Acabei de testar com punch soft e timing em 0.
Não mudou absolutamente nada. E olha que tava com timing em 28 graus e punch em "very hard".
O cogging continua exatamente igual.

Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas