pabulinho escreveu:
Realmente, a Federação é para todo o território nacional e seria para fazer cadastro de pistas, pilotos... deixa isso para São Paulo. heheheh.
Acho que a Associação é o mais correto, só tem a chatice mesmo ter que mexer como se fosse uma pessoa jurídica e todas aquelas burocracias para abertura e encerramento.
Conversei com um contador que atende as federações de MS e ele afirmou ser o mais interessante federação mesmo, pois só pode existir uma em todo o Estado, o que eliminaria desde o começo problemas com outros automdelistas com interesses contrários aos nossos). Existem cerca de
47 federações em MS, cadastradas na Fundação Municipal de Esporte. A Federação tem personalidade jurídica mais adequada para receber apoio público, pois deve ser mais rigorosa no cumprimento de convênios com o município e o governo estadual. Tem que prestar contas caso receba algum recursos e os seus diretores respondem legalmente pela instituição. Portanto, a coisa é séria mesmo! Quem entra, tem que estar ciente que os benefícios de fazer parte são grandes, porém as responsabilidades também.
Já o Edgar da FESBARC afirmou que são poucos os que mantém as associações de automodelismo funcionando, diferente do que ocorre no aero (que já existe Confederação Brasileira, que reune as federações estaduais e clubes locais). Associação pode existir quantas quiserem, podendo ser criada de acordo com os interesses dos modelistas. São personalidade jurídicas mais simples, porém mais difícil de realizar convênios com o poder público. As decisões são tomadas internamente e fica mais restrito ao município (enquanto Federação é estadual).
Ambas as situações tem seus prós e contras. Em termos financeiros, qualquer uma das duas haverá despesas cartorárias (registro, autenticações, reconhecimento de firmas, etc). Precisamos analisar melhor e definir uma opção que seja executável, com apoio da maioria dos nossos amigos automodelistas. Nem sempre poderemos agradar a todos, né?
Pensem e estudem mais sobre o assunto.
_________________
Elétricos: HPI Pro-D, Revo 1/16 VXL
Combustão: Losi 8ight-t 2.0, Revo 3.3, Kyosho Alpha 3
http://www.automodelismoms.com/