RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 9:02 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mai 04, 2009 6:27 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Galera,
sou novo neste hobby e to com uma duvida, existe alguma diferença entre motores brushless de auto e de aero/heli. Se for comprar como sei se é pra um ou para outro.

Tenho um motor align 430 XL para heli segue os dados dele:
3700 KV / 7.4 ~ 14.8 V / 35A continuo maximo / 350W
A verção anterios de 280W 430L 3150 KV diz ser para auto também. Essa não fala nada.

Poderia usar esse motor num auto, ficaria fraco/forde demais ou pegaria fogo ou queimaria ou daria qualquer outra zica?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Mai 15, 2009 1:45 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

odecioguedes escreveu:
Galera,
sou novo neste hobby e to com uma duvida, existe alguma diferença entre motores brushless de auto e de aero/heli. Se for comprar como sei se é pra um ou para outro.

Tenho um motor align 430 XL para heli segue os dados dele:
3700 KV / 7.4 ~ 14.8 V / 35A continuo maximo / 350W
A verção anterios de 280W 430L 3150 KV diz ser para auto também. Essa não fala nada.

Poderia usar esse motor num auto, ficaria fraco/forde demais ou pegaria fogo ou queimaria ou daria qualquer outra zica?

a diferença ta na curva de aceleração!!!

e na hora de comprar vem falando se é pra heli pra aero pra auto....

sobre por num auto ,acho que ate da ,mais vai ter que adaptar varias coisas(pinhão suporte do motor..etc)

mais espera chegar os caras esperientes pra falar!!!(ce eu faleu errado pode iguinorar)

falow!

MensagemEnviado: Sex Mai 15, 2009 4:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Em aeromodelo vc não precisa se preocupar com o tamanho do motor, pode existir uma boa diferencia entre um e outro e servir no mesmo avião. Já no auto vc tem que ver se é 550mm, 540mm etc. Normalmente 540mm para todos 1/10.

Outro ponto é o método de fixação, apesar de alguns motores de aero servirem a maioria não da, o método de prender é muito diferente. Tenho um motor aqui da Turnigy de 800W para aeros .46, apensar do tamanho parecido com meu Mamba 7700 de 700W nada é igual, para vc ter uma idéia a carcaça do motor gira junto com a hélice, totalmente diferente de qualquer motor, na base que não gira tem um suporte para prender no aeromodelo que não tem nem como adaptar num auto.

O negócio é não inventar moda. Motor de aero para aero e auto para auto.

MensagemEnviado: Sex Mai 15, 2009 6:52 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

NATTIS escreveu:
Em aeromodelo vc não precisa se preocupar com o tamanho do motor, pode existir uma boa diferencia entre um e outro e servir no mesmo avião. Já no auto vc tem que ver se é 550mm, 540mm etc. Normalmente 540mm para todos 1/10.

Outro ponto é o método de fixação, apesar de alguns motores de aero servirem a maioria não da, o método de prender é muito diferente. Tenho um motor aqui da Turnigy de 800W para aeros .46, apensar do tamanho parecido com meu Mamba 7700 de 700W nada é igual, para vc ter uma idéia a carcaça do motor gira junto com a hélice, totalmente diferente de qualquer motor, na base que não gira tem um suporte para prender no aeromodelo que não tem nem como adaptar num auto.

O negócio é não inventar moda. Motor de aero para aero e auto para auto.

grande NATTIS!!!!

sempre tirando as duvidas da galera!!!! :mrgreen:

abs!

MensagemEnviado: Sáb Mai 16, 2009 12:03 am 
[Moderador]

E tem o esquema de ser inrunner e outrunner, que alguém aí já pincelou, mas requereria mais detalhes...

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Dom Mai 17, 2009 4:47 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Pessoal,

Motor de heli, auto, barco, se forem inrunner, são todos iguais, apenas mudando o tamanho e kv.

Se o motor tiver 36mm de diâmetro e 50mm de comprimento e eixo de 3,17mm e os kv que te atendam, não intressa se foi feito para avião, heli, EDF, barco ou carro.

Já com outrunner é mais complicado, embora seja possível.

Esse do amigo, no caso, é pequeno para 1/10, mas serve perfeitamente em 1/12 ou 1/18. Esse Align é um outrunner carenado. Usei um 600XL (igual a esse, ou seja, outrunner carenado, porém maior) na E-Maxx e ficou perfeito.

Abraços

Aldo

MensagemEnviado: Ter Jun 16, 2009 9:29 pm 
Novo no Fórum

Exatamente Aldo, os motores inrunner, que normalmente são usados em Heli, servem sem problemas! só devemos tomar cuidado com o eixo que logicamente deve ser iqual aos 540/550.

abraços

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas