RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 4:22 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 1:47 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Que motores brushless o Novak GTB suporta??? Tenho atualmente um 3.5R mas isso é de uso muito restrito, tenho até medo de usar porque se bater é PT no chassi :lol: então to pensando em pegar um 10.5 pra treinar na pista onde andamos aqui no Rio, mas tenho visto de varias marcas, tenho q comprar um Novak ou de outra marca funciona??

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 11:48 am 
[Moderador]

Hehehe, o 3,5 é muito estúpido mesmo, deve até dar medo de usar... O 5,5 já é mais dócil, mas acho que o 10,5 deve ser meio xoxo pra quem tá acostumado a andar de modified.
Pra andar com o GTB creio que tem que ser motor sensored, acho que só os da Reedy e da própria Novak são sensored.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

Título: speed eletronico
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 7:00 pm 
Novo no Fórum

E verdade? Q speed sem limites d voltas Pode colocar qualquer pinhão?Tenho um TEKIN G12cIII,sem limite d volta,eo motor e um aurora 9x3 o corro e um TA 03 PRO F,e pinhão e 25T ???Sera q roda ou e melhor colocar um menor???

MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 7:24 pm 
[Moderador]

francisco escreveu:
E verdade? Q speed sem limites d voltas Pode colocar qualquer pinhão?Tenho um TEKIN G12cIII,sem limite d volta,eo motor e um aurora 9x3 o corro e um TA 03 PRO F,e pinhão e 25T ???Sera q roda ou e melhor colocar um menor???

Se entendi o que escreveu, o lance do ESC não importa nesse caso, o lance é se a relação está curta demais (pinhão menor e/ou coroa maior, aceleração rápida mas pouca velocidade final, com o motor "gritando") ou longa demais (pinhão maior e/ou coroa menor, aceleração mais lenta, forçando e superaquecendo o motor).
Como regra geral, motores modified (seu caso) pedem uma relação um pouco mais curta, mas é uma questão de testar as relações com calma e ver qual que terá a melhor performance, com boa aceleração, boa final, e sem superaquecer o motor. Mas tenha em mente que motores modified esquentam mais, e mais rápido, que motores stock.
Tente escrever com mais calma, sem miguxês e pontuando adequadamente, daí nós poderemos te ajudar melhor, OK?

MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 7:35 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

francisco escreveu:

Não é verdade, se a relação for longa demais pra pista onde vc for andar o motor vai queimar com qualquer speed. Pinhão de 25T pro seu caso é longo, a não ser que voce fique só andando numa rua de um lado pro outro, brincando de "dar final" heheheh aí até da pra usar mas tem que ficar atento a temperatura do motor. Mas se for pra andar numa pista mesmo com curvas, freadas, retomadas, vai torrar o motor. Na pista aqui do Rio eu andei com o meu TA03F PRO usando motor 12x2 e pinhão de 23T e depois de umas 3 voltas rápidas tive que parar pra nao torrar o motor.

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 8:08 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Helvio Lagares escreveu:
Hehehe, o 3,5 é muito estúpido mesmo, deve até dar medo de usar... O 5,5 já é mais dócil, mas acho que o 10,5 deve ser meio xoxo pra quem tá acostumado a andar de modified.
Pra andar com o GTB creio que tem que ser motor sensored, acho que só os da Reedy e da própria Novak são sensored.

realmente é muito forte, ja testei com 5 celulas e não mudou quase nada hahahah continuou forte demais, vou testar com 4 pra ver. Pelo que estive vendo o 10.5 é equivalente a um 19 voltas, o 13.5 equivale a um stock, nos campeonatos de brushless qual é o motor mais popular (stock brushless) que estão usando?? A pista aqui do Rio não comporta motor muito mais forte que um 19T, é bem travada.

Título: speed eletronico
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 8:42 pm 
Novo no Fórum

Valeu pessoal pela dica! Então quer dizer que speed sem limites de volta e só para ajudar empurrar aqueles "motores" com menos voltas(9x3)ou seja qualquer motor? Menos brushilles .E só combinar melhor os pinhões e isso?

Editado pela última vez por francisco em Sáb Jun 02, 2007 9:49 pm, em um total de 2 vezes.

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 8:50 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fernando_221 escreveu:
Helvio Lagares escreveu:

realmente é muito forte, ja testei com 5 celulas e não mudou quase nada hahahah continuou forte demais, vou testar com 4 pra ver. Pelo que estive vendo o 10.5 é equivalente a um 19 voltas, o 13.5 equivale a um stock, nos campeonatos de brushless qual é o motor mais popular (stock brushless) que estão usando?? A pista aqui do Rio não comporta motor muito mais forte que um 19T, é bem travada.

Da pra você usar motores da LRp, Reedy, da própria Novak e da Orion.
O Stock BRushless da Novak é o de 5800kV. Acho que é o 10.5.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Editado pela última vez por PRCG em Sáb Jun 02, 2007 11:52 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 9:20 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

francisco escreveu:
Por favor! me tira uma duvida? meu carro e TA03 F motor e um 9x3 o speed e um TEKIN G12CIII pelo jeito e sem limites!!!com pinhão 25T original é longa!!!O speed sem limites empurra qualquer pinhão ou estou forçando muito o speed? Com pinhão d 17T e 20T ele vai mais com 25T nem arranca!!! sera q e speed???

Po cara, acabei de responder e o Helvio tambem respondeu, o que houve? Ja disse que sua relação está longa, com motor 9x3 voce tem que usar pinhão de uns 20...21 dentes, mas isso depende de onde voce vai andar, tem que ficar de olho na temperatura do motor e se guiar por ela. Um speed sem limite de voltas NÃO empurra qualquer pinhão, nao tem nada a ver uma coisa com a outra.

MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 9:25 pm 
[Moderador]

francisco escreveu:
Por favor! me tira uma duvida? meu carro e TA03 F motor e um 9x3 o speed e um TEKIN G12CIII pelo jeito e sem limites!!!com pinhão 25T original é longa!!!O speed sem limites empurra qualquer pinhão ou estou forçando muito o speed? Com pinhão d 17T e 20T ele vai mais com 25T nem arranca!!! sera q e speed???

Novamente, explico:
O ESC (speed eletrônico) não tem influência nesse caso, a não ser, claro, que ele esteja danificado ou se o setup não está correto. Se entendi bem o que escreveu (não escreva com miguxês, tente escrever da forma mais clara possível, com acentuação e pontuação corretas, para que possamos entender com clareza suas dúvidas), sua relação está longa, ou seu motor não está 100%. Cheque os carvões, cheque o coletor e induzido, verifique se está tudo OK, com calma.

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 9:41 pm 
[Moderador]

prcg escreveu:
Da pra você usar motores da LRp, Ready, da própria Novak e da Orion.
O Stock BRushless da Novak é o de 5800kV. Acho que é o 10.5.

PRCG, uma dúvida, meio que mudando de pau pra cavaco: LRP, Reedy e Orion não são tudo farinha do mesmo saco? Acho que li em algum lugar que são todas da mesma empresa, isso procede?

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 10:54 pm 
[Moderador]

Helvio Lagares escreveu:
PRCG, uma dúvida, meio que mudando de pau pra cavaco: LRP, Reedy e Orion não são tudo farinha do mesmo saco? Acho que li em algum lugar que são todas da mesma empresa, isso procede?

Não procede não. LRP, Reedy, Novak e Orion são empresas diferentes!

A LRP é um fabricante alemão, representada nos EUA pela Associated, que por sua vez é dona da marca Reedy. Logo, existem alguns motores LRP que são tb vendidos nos EUA com a marca Reedy.

A Novak é um fabricante americano.

A Team Orion é uma marca Suíça (se não me engano), que agora foi comprada pela Kyosho.

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 11:54 pm 
[Moderador]

Christian escreveu:
Não procede não. LRP, Reedy, Novak e Orion são empresas diferentes!

A LRP é um fabricante alemão, representada nos EUA pela Associated, que por sua vez é dona da marca Reedy. Logo, existem alguns motores LRP que são tb vendidos nos EUA com a marca Reedy.

A Novak é um fabricante americano.

A Team Orion é uma marca Suíça (se não me engano), que agora foi comprada pela Kyosho.

Ahhhhnnn... Saquei.
Novak eu sabia que ficava nos Escrotos Fascistas da AmériKKKa. LRP/Reedy são parceiros, OK. A Kyosho comprou a Orion? O mercado de RC na gringa está bem aquecido então!

Título:
MensagemEnviado: Dom Jun 03, 2007 3:45 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Putz! Adoro a Orion, mas detestei a notícia dela de ter sido vendida à "Ky- chocho".
E à título de informação, para facilitar pra galera a identificação dos speeds/motores "sensor less" e "sensored" a que tanto temos comentado ultimamente, basta verificar se o speed é daqueles que vem com software para setup pra saber se o speed é "sensor less" ou "sensored". Se vier com software, é "sensor less", como o mamba.
Sem software (pelo menos por enquanto) "sensored", como o GTB.
É a maneira mais simples e prática pra identificar este pequeno grande detalhe.

Título:
MensagemEnviado: Dom Jun 03, 2007 12:11 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Só para lembrar que o GTB aceita também qualquer motor brushed!

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas