RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 2:00 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mai 14, 2009 8:45 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Harada escreveu:
Cara, estou usando uma de niquel 3600 (6 cell) mas acho que não é esse tal de cogging pq ele parece que está cortando energia... muito estranho.

Valeu

quando a bateria nao tem descarga suficiente pro motor o capacitor fica dando "pancadas" de voltagem pro carro andar, ate ele nao necessitar de tanta amperagem pra andar

MensagemEnviado: Qui Mai 14, 2009 9:28 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

O problema dos dois é a bateria .
No caso do Coelho72 , é por que quando ta no final da bateria , ela não consegue suprir a demanda do motor e abaixa a voltagem .

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Qui Mai 14, 2009 10:15 pm 
Novo no Fórum

Augusto, não creio que seja a bateria, pois basta deixar ele sem uso por alguns minutos que as falhadas desaparecem.
Além disso, pelo que sei a bateria está dentro do limite, pois ela fica mal e mal morna depois de rodar bastante. Se estivesse no limite, ia ficar bem quente.
Mas mesmo assim já encomendei uma 2s 4000mAh 25c específica para carros.
Obrigado pelas dicas.

MensagemEnviado: Dom Mai 17, 2009 1:06 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Realmente deve ser a bateria quando a bateria está 100% ele fica normal durante uns 2 minutor... isso por que estou usando uma bateria de NiMh de 3600. Agora tenho que comprar as Lipo 3S... vamos var como vai ficar, aviso você assim que chegar a bateria.

Valeu galera.

MensagemEnviado: Seg Mai 25, 2009 8:45 pm 
Novo no Fórum

Senhores,
Apesar do meu tópico ter sido 'invadido' por outros assuntos, retorno para descrever a quantas anda a coisa.
Bom, primeiramente, troquei de carro. Na verdade peguei um buggy da mesma marca (http://www.hispeedmodel.com/product.asp?bianhao=94107), tirei toda a eletrônica (brushed/27 MHz) do carro novo e botei no carro usado, e a eletrônica (brushless/75MHz) do carro velho botei no novo.
Sabe que ficou bom? O cogging praticamente sumiu, provavelmente por causa da maior redução total, já que as rodas tem menor diâmetro.
Apesar disso, nesse meio tempo, comprei um EZ Run 9T, já que muitos colegas afirmaram que ele seria a solução para meus problemas e que seria um motor que não daria cogging.
Hoje chegou o bichinho, realmente é muito bonito, mas BEM menor do que o motor que eu estava usando, principalmente por conta das aletas, mas no comprimento também. Mas beleza, instalei.
E adivinhem? O cogging voltou com força total. Nunca foi tão grande, na verdade.
E agora? O que faço eu? Quem foi que disse que esse motor não dava cogging? Onde eu enfio esse EZRun que me custou US$50?
(Respostas educadas, por favor)...

MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 11:46 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Cara, tenho dois buggys desse e um deles com Mamba 7700 e o outro EZRun 5.5. Se a bateria for fraca eles dão cogging absurdos, chega a ir para trás quando acelera, uma merda, mas se tiver com bateria boa ficam perfeitos. Bateria boa que eu digo é que fornecem pelo menos 700W contínuos.

coelho72 escreveu:
Senhores,
Apesar do meu tópico ter sido 'invadido' por outros assuntos, retorno para descrever a quantas anda a coisa.
Bom, primeiramente, troquei de carro. Na verdade peguei um buggy da mesma marca (http://www.hispeedmodel.com/product.asp?bianhao=94107), tirei toda a eletrônica (brushed/27 MHz) do carro novo e botei no carro usado, e a eletrônica (brushless/75MHz) do carro velho botei no novo.
Sabe que ficou bom? O cogging praticamente sumiu, provavelmente por causa da maior redução total, já que as rodas tem menor diâmetro.
Apesar disso, nesse meio tempo, comprei um EZ Run 9T, já que muitos colegas afirmaram que ele seria a solução para meus problemas e que seria um motor que não daria cogging.
Hoje chegou o bichinho, realmente é muito bonito, mas BEM menor do que o motor que eu estava usando, principalmente por conta das aletas, mas no comprimento também. Mas beleza, instalei.
E adivinhem? O cogging voltou com força total. Nunca foi tão grande, na verdade.
E agora? O que faço eu? Quem foi que disse que esse motor não dava cogging? Onde eu enfio esse EZRun que me custou US$50?
(Respostas educadas, por favor)...

MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 5:05 pm 
Novo no Fórum

Puxa, valeu pela dica, mas acho que não é o caso. Estava usando uma lipo 2s 4000mAh 20C. Agora inclusive comprei outra, uma 2s 4000mah 25C específica para carros. Com ambas o cogging é igual
Mas como eu tinha dito, no buggy, com o motor anterior (36-60 3500kv) e o pinhão de 18 dentes, tinha ficado bom, o cogging praticamente sumiu e a final ficou boa.

MensagemEnviado: Qua Mai 27, 2009 9:44 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

:roll:

Editado pela última vez por x-mad em Sex Mai 29, 2009 12:21 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Qua Mai 27, 2009 10:23 pm 
Novo no Fórum

Segundo o fabricante, esse ESC pode fornecer 380A de pico. Será que não é suficiente?

MensagemEnviado: Qua Mai 27, 2009 10:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

dependendo do consumo do motor e da relação que vc colocou nele, não. Vou fazer umas pesquisas aqui e ja te passo umas infos

MensagemEnviado: Qua Mai 27, 2009 11:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara, tava olhando eles aqui, esse motor consome muito pra esse esc, coloca o ezrun e alonga a relação...esse 36-50 só vai rodar bem em um mamba, ele tem baixa rotação mas o consumo é alto

MensagemEnviado: Qua Mai 27, 2009 11:29 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Vamos aos dados:

Motor 36-60 3500Kv com 2S gera 658Watts
Motor 36-60 3500Kv com 3S gera 988Watts

ESC EZRun 2S 60A gera 444Watts
ESC EZRun 3S 60A gera 666Watts

Portanto não importa a bateria, o motor vai puchar muito mais potência do que o ESC aguenta. Esta ai o problema.

MensagemEnviado: Qua Mai 27, 2009 11:30 pm 
Novo no Fórum

X-mad, obrigado pela ajuda. Mas na verdade eu concordo com 90% do que você disse: o cogging aparece por causa de uma proteção do esc, que corta a alimentação caso não detecte que o motor está girando.
Também acredito que a forma "clássica" de terminar com ele é aumentando a redução: foi isso que funcionou quando troquei o motor para outro carro com rodas menores.
Mas não concordo que o que está limitando é o ESC. Eu instalei um wattímetro (watts up) e medi menos de 70A de corrente de pico com o carro andando. Acho que na verdade a bateria é que não consegue dar o pico da arrancada. Mas não é só ela, é o conjunto. Como eu disse, a redução maior solucionou o problema.
E concluí que meu 36-60 tem muito mais força do que o ezrun, apesar de ter um consumo bem mais alto.
Mas valeu, se descobrir mais sobre esse meu equipamento, me repasse.
Abraço

MensagemEnviado: Qua Mai 27, 2009 11:35 pm 
Novo no Fórum

Nattis, onde você coletou esses dados de consumo do motor? Ligou um wattímetro num deles em funcionamento? Não esqueça que, se é dado de tabela, a corrente dada é a corrente máxima que ele aguenta, e não a corrente que ele vai comsumir em todas as situações.
Outra coisa que você ignorou é a diferença entre corrente constante e de pico. Meu esc é capaz de "gerar" (o correto seria controlar, já que quem gera é a bateria) 2812W na arrancada.
A questão é que os fatos contrariam esse seu cálculo. Como eu disse, com o 36-60 o cogging sumiu com uma redução mais alongada, já com o ezrun 9T o cogging foi enorme.
Mas obrigado pela ajuda, quanto mais informação, mais eu aprendo sobre esse troço.
Abraço

MensagemEnviado: Qua Mai 27, 2009 11:52 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Quanto ao wattímetro não sei mas o meu "queimômetro" tá avisando que esse esc vai fritar, agora não pelo esforço mas pelo consumo contínuo do motor. quanto ao motor EZRUN o cogging não desapareceu no ezrun já por relação entre torque do motor e relação coroa pinhão, o motor ezrun têm menos torque portanto nesse caso quem estava sendo forçado era o motor, não mais o esc, alonga mais a relação do ezrun que vc vai notar que o cogging desaparecerá

alongar relação=aumentar redução

Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas