RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jun 07, 2025 3:59 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 272 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 19  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jul 14, 2009 11:23 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

ac escreveu:
Pessoal, tentei fazer uma fonte 12V com a fonte de PC mas n deu certo.

O que fiz foi ligar 3 fios amarelos (como positivo) e 3 fios pretos (como negativo), e soldei os fios marrom/azul e preto/branco... só que liguei na tomada e desarmou o disjuntor de casa.

Pq será que n deu certo???? O que fiz de errado???

PS. É uma fonte AT (antiga).

Obs: Lembrando em fonte AT os fios da chave liga / desliga de cor clara são de um lado e escuros do outro lado.

Você ligou branco com preto, e na verdade a ligação pelo botão liga e desliga ficaria assim.

--||--
--||-- aqui seria o branco

Seguindo a sequencia pela vertical.

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 8:28 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

riopretomusic escreveu:
ac escreveu:
Pessoal, tentei fazer uma fonte 12V com a fonte de PC mas n deu certo.

O que fiz foi ligar 3 fios amarelos (como positivo) e 3 fios pretos (como negativo), e soldei os fios marrom/azul e preto/branco... só que liguei na tomada e desarmou o disjuntor de casa.

Pq será que n deu certo???? O que fiz de errado???

PS. É uma fonte AT (antiga).

Obs: Lembrando em fonte AT os fios da chave liga / desliga de cor clara são de um lado e escuros do outro lado.

Você ligou branco com preto, e na verdade a ligação pelo botão liga e desliga ficaria assim.

--||--
--||-- aqui seria o branco

Seguindo a sequencia pela vertical.

N entendi!!! :roll:

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 9:23 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

AC...

o ue vc fez foi simplesmente fechar curto na tomada..hehehe vc teve é sorte de apenas o disjuntor desarmar... uma vez , por distracao, liguei uma fonte de PC AT errado assim como vc fez ( marro / azul e preto/ branco) e saiu dando uns pipocos e estourando a fiacao toda da parede.. e aquele fumacao..heheh

o correto de ligar os fio de fonte AT é BRANCO/AZUL e PRETO/MARROM a maioria das fontes vem uma etiqueta mostrando a ligacao.. a sua nao tem nao???

e outra coisa...

se vc nao modificar a fonte p/ regular os 12v ( por padrao as fontes AT só mantem a saida de 5v regulada, a de 12v nao) vai ter variacao de corrente e seu carregador vai ficar desarmando quando for exigida uma aperagem mais alta...

inclusive eu mesmo já postei uma dica nesse topico
http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/

eu fiz essa adaptacao na minha fonte e ela entrega 13,8v ESTABILIZADOS.. do jeitinho que o carregador gosta...
é facinho de fazer p/ quem tem um minimo de conhecimento em eletronica... mas se vc é totalmente leigo NAO FAÇA... mexer em fontes de alimentacao vc pode tomar choques SERIOS.. leve sua fonte o o projeto p/ um tecnico em eletronica fazer p/ vc...

T+

HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 9:54 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Então, realmente verifiquei e é isso que aconteceu, foi curto, pq na entrada AC, são 3 pinos, 1 terra, e os outros 2 são azul e marrom, logo ligando o azul e marrom, foi curto direto.

O correto é ligar entao azul/branco e preto/marrom?

Outra dúvida, fiz um teste em casa e foi o seguinte:

- Desconectei os fios zaul/marrom/branco/preto, e mantive os 3 fios amarelos conectados, assim como os 3 fios pretos.
Dai peguei um multimetro e coloquei no modo de verificar continuidade (aquele que apita).
Fazendo isso, verifiquei que ele apita quando ligo o multimetro no fio amarelo com o preto... é isto mesmo? Deveria ter continuidade?

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 10:28 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

sim.. mas a leitura no multimetro deve medindo entre o "amarelo" e o "preto" deve ficar com uma resistencia proxima dos 270~300 ohms

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 10:42 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

fabil escreveu:
sim.. mas a leitura no multimetro deve medindo entre o "amarelo" e o "preto" deve ficar com uma resistencia proxima dos 270~300 ohms

Humm, blz, vou ver isso.

Agora, pra fazer as modificações que vc comentou, eu vi lá, mas o exemplo está com fonte ATX, é igual?

Pode se fazer tbm aquele esquema da lampada?

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 11:04 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

a fonte que eu uso é AT.. o esquema se aplica a fontes AT tb...

o lance da lampada eu nao acho legal.. ter que ficar com aquele "farol" pendurado na fonte é uma tralha a mais p/ quebrar...

ao invez da lampada, use entao o esquema do RESISTOR, que faz o mesmo papel da lampada.. olhe no inicio do topico que tem o passo-a-passo

mas lembre-se que sua fonte usando esse esquema ( lampada/fonte) ainda continuará com a saida de 12v NAO estabilizada, funciona, mas o ideal seria estabilizar p/ o seu carregador nao sofrer com variacao de voltage

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 9:03 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Valeu Fabil... agora deu certo.

Porém o carregador n está conseguindo puxar mais do que 0,25A :(

Fiz o esquema do resistor que o pessoal falou, coloquei 10ohm25W.

MensagemEnviado: Qua Ago 26, 2009 1:15 am 
Novo no Fórum

eu uso uma fonta ATX
Ligue um clips no fio preto e no fio verde

estou usando uma fonte de 700w e carrego a bateria usando o carregador enquanto eu jogo ou mexo no pc
usem uma fonte de preferencia da cooler master pois os fios sao + grossos
eu usava uma fiação fina e esquentava d+

MensagemEnviado: Qua Set 02, 2009 4:40 pm 
Novo no Fórum

rcelétrico escreveu:
oi, pinta a lampada 12v 55w de preto vitral ou vermelho da umas duas camadas, coloca ela dentro da fonte com solda e espaguete termico nos terminais, amarra com braçadeira atraz da ventuinha, e ja era. Nos testes aqui uma fonte não foi das mais caras, de 400W suportou 3 carregadores na linha dos 12v a 5A cada, ou seja soltou 15A sem problemas e operando a 11.8v e os carregadores hoje em dia aceitam ate perdo dos 10.5v então da pra usar tranquilo. abração e boa sorte !!!

tenho uma fonte dessas parada novinha, quero usá-la no meu carregado, quais foram as modificações que vc fez ???
minha fonte tem as seguintes saidas
+12v - 16A
+12v - 18A
-12v - 0.5A
+5v - 20A
+3,3 - 20A
+5VSB - 2.5A

o que eu posso fazer para deixar ela segura e boa ?/

MensagemEnviado: Qua Set 02, 2009 4:53 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Rafasobral escreveu:
rcelétrico escreveu:
oi, pinta a lampada 12v 55w de preto vitral ou vermelho da umas duas camadas, coloca ela dentro da fonte com solda e espaguete termico nos terminais, amarra com braçadeira atraz da ventuinha, e ja era. Nos testes aqui uma fonte não foi das mais caras, de 400W suportou 3 carregadores na linha dos 12v a 5A cada, ou seja soltou 15A sem problemas e operando a 11.8v e os carregadores hoje em dia aceitam ate perdo dos 10.5v então da pra usar tranquilo. abração e boa sorte !!!

tenho uma fonte dessas parada novinha, quero usá-la no meu carregado, quais foram as modificações que vc fez ???
minha fonte tem as seguintes saidas
+12v - 16A
+12v - 18A
-12v - 0.5A
+5v - 20A
+3,3 - 20A
+5VSB - 2.5A

o que eu posso fazer para deixar ela segura e boa ?/

acredito que só usando a saida de 12V com 18A
tá show, nem precisa de mod
pega 3 fios amarelos e 3 pretos... e ja era

MensagemEnviado: Dom Set 27, 2009 7:39 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
Domingão chuvoso... sem nada pra fazer em casa... peguei uma fonte Dr. Hank de 200w do tipo ATX mini, tipo essa :
Imagem

Como esse modelo q eu tenho vem com botão de liga/desliga, soldei os fios verde e preto lá dentro.

Cortei e isolei todo o resto, deixando apenas o conector "P4" q é composto de 2 fios de 12v e 2 terra intacto.
Imagem

Peguei uma lâmpada de pisca-pisca de carro e soldei no 5v, prendi a lampada dentro da fonte mesmo, agora ela serve como fonte e lanterna :mrgreen: :mrgreen:

Para prender os jacarés do meu Onyx 200 usei uma tomada tipo argentina que tinha rolando aqui em casa
Imagem

FUNCIONA PERFEITO!!!!!

A linha de 12v estabilizou em 11.8v carregando a 5A!!!!

Agora já consigo carregar minhas baterias em 220v :drinks: :drinks: :drinks:

Valeu pelas dicas pessoal!!!!!

[]'s
Medina

Personal album

MensagemEnviado: Qui Nov 12, 2009 1:31 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Resultados de testes com fontes de PCs adaptadas para 12V:

Fonte genérica AT sem resistor nos 5v - 35W a 10v nos 12v;
Fonte genérica AT cem resistor nos 5v - 45W a 10v nos 12v;
Fonte genérica ATX 1 sem resistor nos 5v – 40W a 10v nos 12v;
Fonte genérica ATX 1 com resistor nos 5v – 70W a 10v nos 12v;
Fonte genérica ATX 2 sem resistor nos 5v – 60W a 10v nos 12v;
Fonte genérica ATX 2 com resistor nos 5v – 90W a 10v nos 12v;
Fonte Zalman sem resistor nos 5v - + de 150W a 12,5v nos 12v; (R$270,00)
Fonte dedicada 14v 16A – 200W (4 carregadores) a 14,2v (R$110,00)

A Zalman custa mais de R$270,00 e não vale a pena adaptá-la, é uma fonte muito TOP para PCs e já existem fontes especiais para carregadores como a que eu comprei.

As genéricas apresentaram os seguintes problemas:
1 – a voltagem cai barbaramente mesmo com resistor, abaixo de 10v o carregador desliga;
2 – O ruído na linha 12v é tão grande que chega a apitar dentro dos carregadores, perigo altíssimo de queimar equipamentos;
3 – Não existe nenhum tipo de proteção de sobrecarga ou curto na saída;
4 – As duas genéricas depois de muito usadas morreram, não ligaram mais;
5 – A melhor genérica não passou dos 90W, não era suficiente para meus 3 carregadores de 50W cada;

Depois que chegou minha fonte especial para estes carregadores que informava generosos 16A a 14v fui testar com 4 carregadores de 50W cada e todos carregando Lipo 4S a 3,7A, no limite, foram 200W por 1:30 e a fonte aguentou. Ela tem cooler inteligente que liga quando esta quente e é chaveada, pode ser ligada em qualquer tomada de 100 até 240v, não corro o risco de queimá-la. Também como toda fonte chaveada tem varias proteções de sobrecarga e curto. Por R$110 acredito valer cada centavo e pelo extras de proteção e linha muito estabilizada trata-se de um equipamento de segurança. Nos meus testes usar fontes de PCs genéricas são extremamente arriscadas e fracas, não vale a pena na minha opinião.

Título: luz 1 carregador
MensagemEnviado: Qui Nov 12, 2009 6:06 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Oi, olha a ideia da lampada é no caso pra um carregador pessoal pois o controle de voltagem continua na linha de 5v ou seja se ligar 2 carregadores na linha de 12v um vai interferir na voltagem de consumo do outro, pra trabalhar com 2 ou mais carregadores e da pra chegar ate 4 carregadores a 5Amax cada pra isto tem que fazer alteração no circuito eletronico da fonte, isto necessia de conhecimento de eletronica de valores de resistores e tal, pra modificar o circuito e passar a ter referencia da fonte de 12 e nao mais a de 5, ai por exempli se trava a fonte em 13v independente de ter 1 ou 4 carregadores ela vai subindo a corrente e voltagem a medida em que liga ou desliga os carregadores. Então a ideia de lampadas ou resistores na fonte de 5v funciona sem problemas mas pra 1 carregador. Quem quizer modificar o circuito pra usar mais de um carregador posso explicar mas é por conta é risco e se quizer mandar a fonte pra mim eu altero o circuito, eu ja fiz em varias e não tenho problemas, a de uso mesmo é um generica de 400W e ligo 4 carregadores a 5A e a voltagem nela eu travei em 13.5v e fica firme e forte. Abração pessoal

MensagemEnviado: Sex Nov 13, 2009 7:17 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Nattis...

vc é um heavy-user...fonte vagaba de PC nao é solucao p/ vc, pois p/ usar 4 carregadores ao mesmo tempo, vc precisa mesmo de uma fonte de primeira qualidade e bem dimensionada...

RCeletrico...

é por aí mesmo... p/ usuario comum, que usa apenas um carregador p/ esporadiamente carregar uma bateria, a fonte de PC vagabunda com resistor ou lampada é uma solucao caseira e barata ( as vezes até de graça.. quem nao tem um gabinete velho de PC jogado num canto em casa? ou algum amigo que tenha?) que atende perfeitamente...

eu particularmente acho PORCO usar resistor/lampada na linha, a modificacao p/ estabilizar os 12v é simples de fazer...

Venom Creeper - Aranha

Criar novo tópico Responder  [ 272 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 19  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas