ju_krustin escreveu:
Olá, Pessoas...
Entrei recentemente no hobby, e adquiri uma bateria Lipo, andei fuçando nos tópicos e vi que o pessoal dá muita importancia em não deixar de jeito algum a voltagem da bateria baixar de 3.0v que dá caca mesmo!
No meu caso, como meu ESC não tem cutoff e tbm não tenho buzzer, eu ando com o carro um pouco e depois meço com um multimetro a voltagem q a bateria está dando. Pode ser que dê errado isso? A bateria que uso é uma team Orion Platinum two de 5000mAh e ela não tem o cabinho pra equalização, que é aonde acredito que eu plugaria o buzzer...
Existe algum tipo de buzzer que dê pra usar sem o cabo de equalização?
No caso esse 3.0v que a bateria chega, seria 3.0v cada celula? se minha bateria tem 2 celulas então ela não pode baixar de 6.0v medindo com o multimetro?
Valeu!
Andei algum tempo sem buzzer tbm e posso te dizer uma coisa, uma bateria minha quase foi pro saco, a voltagem de uma das celulas caiu abaixo de 2,8V (3,0v é por segurança) e ela inchou, ficou igual um paozinho de mel bem gordinho, fiz alguns ciclos de carga e descarga bem lenta e ela voltou quase tudo, mas nunca mais será a mesma. Agora to usando um buzzer, mas ele so mede o total da bateria, apita com 6V para duas celulas, mas como so carrego balanceando quando ta a 6V raramente uma delas ta abaixo de 2,9V.
Essa historia de sentir perda de rendimento é arriscada, pois quando a bateria começa a cair a voltagem é muito rapido, quando se percebe a perda de rendimento pode ja ser tarde demais. Um buzzer custa uns 10 a 12 reais e uma bateria não sai por menos de 150 reais, acho muito arriscado.