Senhores...
Fiz uma sessão de testes com o Rubens ambos com motores originais. O que acontece é um negócio muito mais legal do que andar com modified até. O pessoal do Latinha da AARC já tinha me falado isso, e as tendências nos foruns internacionais também é esta: A categoria mais nivelada tem maior acesso, e mais competitividade!
Lá nos EUA, o povo tem corrido as Copas PNRacing, e pelos comentários, tem mais inscritos na categoria PN70T do que na PN Modified, que andam com motores de 35 ou até 33T (canhão é poooouco pra estes motores).
Comprovamos na prática que o que manda mesmo, quando se padroniza ao menos o motor, é o dedo mesmo. Pode ser que alguns hopups, como diferencial de esferas façam diferença maior no setup do que molas da suspensão, por exemplo. Mas não sei se seria necessário padronizar isto para que todos andem. Acho que uma ótima pedida é ter apenas 3 fatores limitantes:
- Motor (original da kiosho, firelap e iwaver - aquele upgrade) - Baterias (Ni-Mh apenas, livre como nos externos quanto à marca, tensão e capacidade) - Peso mínimo.
Não sei se é interessante padronizar o entre-eixos, acho que não. 98mm excluiria por exemplo as minhas bolhas de cooper e M3 (102mm) e Viper (94mm), e estou louco pra andar com elas no nosso campeonato, principalmente para ver como um aumento/diminuição de 4mm no chassi podem atrapalhar / melhorar o rendimento do piloto. Principalmente no Galpas, que tem uma parte de retas longas, mas tem também 2 curvas de 180º e um S em que o carro que estiver mais acertado faz o melhor traçado e ganha vários décimos.
Eu faço minhas considerações baseados na experiência que tive até o momento com modified (onde baixei o record da pista pra 10"24), como com o original, em que corremos muitas voltas na casa dos 11"7 a 12"... As ultrapassagens eram em curvas, no dedo... ou quando um errava. Mas é claro, haviam só 2 pilotos. Com mais gente (até 6, e espero que realmente tenhamos logo 6 correndo nos originais ao mesmo tempo), A coisa vai ficar muito, mas muito mais emocionante... pois teremos tráfego, carros que param na pista... disputas de colocação e tudo mais. Então, não basta apenas cravar os melhores tempos, mas sim manter uma constância e saber pilotar esperando os momentos certos para ultrapassagem, sem forçar muito.
Parece que não, mas quando vc está andando na frente, os 5 minutos demoram uma eternidade pra passar, e quando vc está atrás, fica tenso pra tentar baixar cada vez mais os tempos de volta pra chegar na próxima posição.
Eu sou tanto a favor de que a gente tenha simulações de corridas com os motores originais, que a partir da próxima vez que comparecer ao galpas, andarei com o original, e apenas no finalzinho que colocarei o motor stock. O treino é muito mais legal, pois dá pra valorizar mais o traçado e previsibilidade das curvas, em que vc tenta fazer ela o mais perto possível do traçado ideal, e não apenas tentando não rodar / capotar ao fazer a curva, como quando andamos com motores mais enjoados.
Fica o meu relato, para animar ainda mais o pessoal que começa agora. Bora treinar no galpas, pois quanto mais treino, mais competitivo será. Menos pancadas, menos decepção, e mais, muito mais diversão. Nattis... deixa disso, bora lá que na próxima a gente anda de original com o contador, simulando a corrida, e vc vai comprovar como eu comprovei, que não adianta apenas pilotar bem, e sim ter um bom carro e constância.... além de um pouco de sorte. rsrs
Nihon, amanhã e sábado não comparecerei.... Estarei fora do país, e volto apenas no sabadão... então dificilmente apareço. Acho que só na outra terça. Abraço a todos! (eita, me empolguei)
_________________ Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z. Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell! dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck - www.galpas.com.br
|