RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 4:27 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Out 08, 2009 12:27 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

ola pessoal! tenho um modelo eletrico brushless pan car bolink q ate entao nunca deu problema. aí fui trocando as coroas conforme iam gastando, porem com o mesmo pinhao. o q aconteceu foi q o pinhao ficou meio gasto e percebi q comecei a perder coroas em cada vez menos tempo. chegou a ponto agora de perder uma coroa zerada em um mesmo dia, isso sempre respeitando a distancia coroa-pinhao.

a pergunta é: isso pode acontecer? seria o fim do pinhao? ele começa a comprometer as coroas?

valeu!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Out 08, 2009 1:59 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

lawmarangoni escreveu:
a pergunta é: isso pode acontecer? seria o fim do pinhao? ele começa a comprometer as coroas?valeu!

A resposta é: SIM
Como é uma peça que sofre muito atrito, tem vida útil, por mais que seja de um material muito mais resistente que a coroa.
O pinhão vai "amolando" seus dentes com o tempo de uso.
É só substituí-lo!!
:drinks:

MensagemEnviado: Ter Out 20, 2009 10:16 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Achei um tópico para postar uma coisa bacana que achei no Rcmasters:

ImagemO espaço entre o pinhão e coroa em um carro RC precisa ser ajustado corretamente para permitir um desempenho eficientemente. Quando o pinhão e a coroa estão muito próximos o resultado e o superaquecimento e redução na velocidade do carro devido à fricção, isso causa diminuição na vida útil do pinhão e da coroa devido o grande atrito. Um espaço muito largo também gera problemas pois os dentes do pinhão e da coroa tem o seu contato reduzido e consequentemente perca na potência. Para regular o espaço entre o pinhão e a coroa de maneira fácil e correta faça o seguinte: Solte o motor e então coloque um faixa de papel entre o pinhão e a coroa. Faça o ajuste, o pinhão e a coroa devem fazer uma leve pressão sobre a faixa de papel. Giro o conjunto e a faixa de papel deve ser liberada, aperte o motor e faça um teste, caso a regulagem não tenha ficado perfeita repita o procedimento utilizando duas faixas de papel.

Eu sempre tive essa duvida de qual é a distancia correta do pinhão para a coroa, duvida solucionada, agora espero que sirva para os amigos do fórum.

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

MensagemEnviado: Qui Out 22, 2009 3:59 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

O que fazer quando o parafuso do pinhão não quer sair de jeito nenhum?
Ja tentei de tudo o que é maneira, e quase espanei a chave nova que eu comprei.

Imagem

MensagemEnviado: Dom Nov 15, 2009 3:30 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

- parafuso de pinhao emperrado - aconteceu esses tempos comigo tb. primeiro lugar, parafuso de pinhao normalmente é allen, no qual quando apertamos tem uma força mt grande, por exemplo: pouca gente sabe, + quando apertamos parafusos, aplicamos a medida de força no qual a chave e sua geometria de aperto nos oferece. a chave allen é a maior força de todas, um pequeno aperto devido ao tamanho da chave e do parafuso e sua tecnologia para base de apoio é medido em toneladas, enfim, para ñ acontecer isso, ñ aperte mt (de apenas uma forçadinha). para tirar o pinhao emperrado eu tirei o motor, peguei uma cegueta e serrei cuidadosamente sobre o parafuso no sentido transversal ao eixo do motor. quando vi que estava chegando no eixo do motor fui parando. dessa forma, inutiliza o parafuso. depois é so puxar q ele sai, + é logico q eu fiz num pinhao gasto q eu ñ ia + utilizar.

**Agora uma nova duvida**: quando trocamos a coroa devemos substituir tb o pinhao? para talvez fazer a coroa durar +?

MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 12:48 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Uma dica pra quem tá com o pinhão emperrado: grampo de cabelo encaixa certinho no parafuso do pinhão, boa alternativa para não quebrar a chave, que é um saco para achar (tive que comprar um jogo de allen para tirar uma chave só!)

Imagem

MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 10:23 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

lawmarangoni escreveu:
**Agora uma nova duvida**: quando trocamos a coroa devemos substituir tb o pinhao? para talvez fazer a coroa durar +?

Depende...Se o pinhão for novo não precisa trocar por um bom tempo.

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas