Olá Galera,
Como já foi um pouco discutido no tópico da eventual categoria 13.5, vamos formar este tópico exclusivo para a continuidade do que foi o campeonato Paulista SuperStock 2009.
Existem alguns pontos importantes para manter ou alterar e novas coisa pra decidir.
O campeonato 2009 foi idealizado e apoiado por mim via Salvadori Racing, e teve sua realização feita pela AARC do ABC, que sediou todas as 4 etapas.
Como todos a sabem utilizamos um motor 9.5T handout e controlado, sendo recolhidos e sorteados a cada etapa.
Recentemente muitas novidades surgiram e ainda no mundo todo não há um padrão de algumas especificações, como peso mínimo dos carros, permissão ou veto de baterias lipo (hj praticamente todas as entidades liberaram de alguma forma), e o que cada entidade considera como motor stock, super stock, etc.......
Sempre tentamos seguir regras de alguma entidade internacional importante, de forma a utilizar as regras que são aceitas no mundo todo ou em grande parte dela, assim podemos acompanhar o que acontece mundo afora.
O grande problema é que definir ou escolher algo pra se basear na categoria stock tornou-se complicado. Por conta de N fatores, cada região do mundo adotou um tipo de motor.
Nós andamos somente em pistas de asfalto e as regras que mais se aplicam a nossa realidade seriam da EFRA.
Hoje a EFRA homologa motores 10.5T como categoria Stock, ou Pro-stock em eventos onde há uma categoria amadora e nesse caso utilizam motor 13.5T.
Já nos EUA onde correm em pistas muito pequenas, os motores 13.5T já são considerados Super Stock, sendo os 10.5 permitidos apenas em corridas de modified já que são considerados simplesmente como um motor mod.
A BRCA, que é a associação de r/c da Inglaterra, definiu hoje as regras pra 2010. Motores Pro-stock 10.5T, peso mínimo 1350 gramas, lipo liberada (com este peso mínimo e lipo liberada sem restrições, decretou-se o fim de nimh na Inglaterra).
A lista de motores 10.5 homologados em 2009 pela BRCA é esta:
http://www.brca.org/BRCA/elecboard/news ... 02009E.pdfVoltemos a nós. A primeira grande questão é quanto ao motor, continuamos de 9.5T? Mudamos pra 10.5 ou 13.5? Faremos handout ou não?
Algumas considerações quanto a motores. A possibilidade de mudar o tipo de motor deve-se ao fato dos motores 9.5 terem surgido como stock e devido a alta performance deles hoje ninguém mais utiliza 9.5 como stock, até mesmo os 10.5 não são mais stock nos EUA como já mencionei. Por isso devemos considerar mudar pra 10.5 ou 13.5, pois de repente daqui a poucos meses nem sequer exisitirão mais motor 9.5 com construçao "spec", e a partir daí isso torna a categoria nada mais que um modified restrito.
Quanto a motores handout, as razões são simples. handout significa pagar mais barato e ter a certeza de que todos estão usando o mesmo tipo de equipamento, sem truques. O lado negativo é a obrigação de ter que usar a marca X e o fato de que existe uma variação de performance natural entre um motor e outro e sempre haverá o dia em que cada piloto usará um motor pior do que o de outro.
A solução contra utilizar um motor handout é uma lista de motores homologados, que oferecer diversos modelos e aí cada um compra o que quiser, quantos quiser, aonde quiser e por quanto quiser pagar.
A segunda grande questão é quanto ao número de etapas. Eu sou a favor de ter corridas de stock ao longo do ano, pois modified é uma categoria bem mais cara, que exige demais da boa condição de um chassi e outros fatores que simplesmente tornam esta categoria bem menos prazerosa e mais difícil, o que traz menos adeptos e eu não vejo mais nexo em ter um semestre pra cada categoria. Acredito que a melhor receita é ter stock o ano todo, com cerca de 7~8 etapas, e pra modified realizarmos poucas corridas durante o ano (3~4 etapas), e quem sabe um campeonato brasileiro.
Outros detalhes importantes seriam peso mínimo (1350 ou 1425g), tempo de corrida (5,6 ou até mesmo 8 minutos), que pneu utilizar (nacional, importado).
E por fim, uma coisa importante também é o interesse de outras pistas realizarem provas, mais espeficamente Jundiai Carrefour. Todos nós adoraríamos realizar provas em várias pistas, porém a categoria EP ainda engatinha e depende de diluir custos com outras categorias para poder ser realizada. Esta é a razão de corrermos em St André aos sábados e no dia seguinte são realizadas corridas de nitro, todo o custo do final de semana é coberto com a receita deste final de semana e a categoria EP ainda não cobre 50% desses custos, ou seja, realizar etapas sem depender de outras categorias ou ainda em pistas que não sejam a AARC implicaria basicamente em 2 coisas: mais pilotos participando, ou inscrições mais caras.
Muitos pilotos não dispõe da verba extra para arcar com um maior custo de inscrição para que provas aconteça, em outros locais, além do proprio deslocamente necessário para tal e etc......então eu acho que a eventualidade de se realizar provas em mais de uma pista depende exclusivamente do comprometimento dos locais destas possíveis pistas em participarem do campeonato, incluindo as etapas que não serão realizadas em sua "home track".
gostaria de ler a opinião de cada piloto que participou do campeonato paulsita 2009 e também dos pilotos que possivelmente participarão em 2010.
Resumindo o que escrevi acima, os itens importantes a discutir são:
Motor (9.5, 10.5, 13.5 - handout ou não?)
IMPORTANTÍSSIMOPeso minimo 1350g ou 1425g
Tempo de prova (5, 6 ou 8 minutos)
Pneus (Alpha RC custo de 20~25 reais por corrida, importado custo aprox 55 reais por corrida)
Calendário (7~8 etapas ano todo, ou apenas um semestre 4 etapas)
Pistas (estão dispostos ou tem condições de pagar uma inscrição mais cara para poder levar o campeonato para outras pistas?)