RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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 Título: Problemas c/ GTB
MensagemEnviado: Qui Nov 05, 2009 7:12 am 
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Fala pessoal.
Adquiri recentemente meu segundo esc Novak GTB.
Instalei os conectores deans e após uns 20 minutos fui testar o danado. Eis que já encostei os contatos da bateria e vi faíscas e logo uma fumacinha saindo do capacitor. Abortei a missão. Logo deduzi que fosse algum curto no capacitor.
Hj resolvi abrir o capacitor p/ ver e, realmente tem algo errado lá..
Reparem na foto. O da esquerda é o que tá c/ problema, o da direita é o meu antigo.
Reparem que no polo negativo está em contato c/ os chips centrais.
Imagem
Pelo minha humilde capacidade técnica de avaliar me parece isso que tá causando o problema.
Pergunto se alguém aqui poderia me ajudar c/ isso. Basta apenas refazer essa solda e depoois trocar os chips escuros qe derreteram? Se alguém conhece quem faça isso.
No mais tá tudo em ordem, ainda bem, ñ tem nada mais de errado.
Abraços


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MensagemEnviado: Qui Nov 05, 2009 8:30 am 
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Eita deu uma fritadinha boa hein!
Se fosse no Nihon era mais facil comprar um novo e jogar esse fora né não rsrsrsrsrs.
Vc comprou onde shibas?Foi aqui no Brasil ou de fora?
Se foi aqui será que não é mais interessante entrar em contato com quem te vendeu e ver se tem algum acordo?
Ou se comprou de fora vê se não tem algum jeito deles arrumarem ou se tem garantia!
Aparentemente parece que queimou só aquele componente,mas será que não afetou outras coisas que a olho assim não da pra perceber?

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MensagemEnviado: Qui Nov 05, 2009 8:33 am 
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Fala Sub, jogar fora nunca!!!! hehe
Então comprei por aqui mesmo. Fora de cogitação devolver, prefiro mandar arrumar.
No mais nada diferente, só isso.


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MensagemEnviado: Qui Nov 05, 2009 10:09 am 
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Dae Carlão blz brow ? ? ? ?

eu to pra mandar umas coisas aí pro Brasil....(Anderson)

se quizer eu mando um desses junto pra vc ! ! !


Fui

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Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

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MensagemEnviado: Qui Nov 05, 2009 10:47 am 
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Nossa, nem sabia que tinha esse circuito junto com o capacitor dos nossos GTB.
Dá pra ler a identificação dos componentes?
Se der, é possível trocá-los por outros iguais ou compatíveis.


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MensagemEnviado: Qui Nov 05, 2009 11:10 am 
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Faala Tadeu, por vou querer sim, mandei mp.!
Helvio, ainda bem que tenho outro e tá tudo identificado, mas a novak vende esse set à parte e ñ é muito caro.
melhor trocar tudo.. to s/ pressa mesmo..
Valeu!


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MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 2:22 pm 
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bolinha10 escreveu:
Dae Carlão blz brow ? ? ? ?

eu to pra mandar umas coisas aí pro Brasil....(Anderson)

se quizer eu mando um desses junto pra vc ! ! !


Fui

Opa,que tem eu ai?
kkkkkkkkk
Então carlão,como o Tadeu disse,no caso eu vou dividir o frete com o Fabio Tedim,já que a encomenda é pra mim e pra ele tbm.
Bom mais detalhes me manda recado por mp ou lá pelo orkut mesmo pode ser!
Eu sou o Anderson lá da comu Rc drift acho que vc deve saber quem é né?
falou.

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MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 2:38 pm 
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Aqueles componentes queimados são DIODOS e servem pra isso mesmo, queimar caso ocorra curto-circuito ou inversão de polaridade.

Eles estouram e ficam em curto para evitar a queima do restante do Circuito.

Troque-os e verifique se ainda tem curto no circuito.

Lique um resistor de 1K por 10W em série no positivo da bateria ( entre o ESC e a bateria ) e ligue sem motor. Verifique a tensão no ESC se estiver a mesma tensão que na bateria ta td ok mas se cair pra quase 0 ou 0 tem mais coisa queimada

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MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 11:00 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Nossa, nem sabia que tinha esse circuito junto com o capacitor dos nossos GTB.

É que não da pra ver pois fica meio coberto por um plástico retrátil tudo junto com o capacitor!

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MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 11:07 pm 
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Fala anderson,. to ligado quem vc é sim.. Viu e aquela bolha do 33 já pintou? vai usar? se tiver interesse em vender ou rolar c/ algo tamos ai!
Danischoen, valeu pelo toque das peças, mas achei melhor trocar o set todo.. só uma dúvida, esse teste que mencionara, a tensão que deverá estar igual a da bateria seria em qual cabo que alimenta o motor? A, B ou C?


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MensagemEnviado: Sáb Nov 07, 2009 6:16 am 
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shibas escreveu:
Fala anderson,. to ligado quem vc é sim.. Viu e aquela bolha do 33 já pintou? vai usar? se tiver interesse em vender ou rolar c/ algo tamos ai!
Danischoen, valeu pelo toque das peças, mas achei melhor trocar o set todo.. só uma dúvida, esse teste que mencionara, a tensão que deverá estar igual a da bateria seria em qual cabo que alimenta o motor? A, B ou C?


Carlão.....

positivo entre ESC e BATERIA ! ! ! só tem 2 fios.....kkkkkk

NÃO entre ESC e MOTOR ! ! ! que tem 3 fios......

pensei que vc tava zuando.....mas vc não é disso....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Fui ! ! !

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Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

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MensagemEnviado: Sáb Nov 07, 2009 8:06 am 
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shibas escreveu:
Fala anderson,. to ligado quem vc é sim.. Viu e aquela bolha do 33 já pintou? vai usar? se tiver interesse em vender ou rolar c/ algo tamos ai!
Danischoen, valeu pelo toque das peças, mas achei melhor trocar o set todo.. só uma dúvida, esse teste que mencionara, a tensão que deverá estar igual a da bateria seria em qual cabo que alimenta o motor? A, B ou C?

Opa,o 33 nem pintei,mas essa é relíquia rsrsrsrsrs ta fora de cogitação fazer negocio,mas aceito dicas de pintura rsrsrsrs.

bolinha10 escreveu:
Carlão.....

positivo entre ESC e BATERIA ! ! ! só tem 2 fios.....kkkkkk

NÃO entre ESC e MOTOR ! ! ! que tem 3 fios......

pensei que vc tava zuando.....mas vc não é disso....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Fui ! ! !

Tadeu o Carlos perguntou sobre onde medir a tensão depois que passa pelo ESC,bem foi isso que entendi rsrsrsrsrsrs

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MensagemEnviado: Sáb Nov 07, 2009 9:08 am 
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Fala Tadeu
Realmente a tensão igual da batera terá de estar depois do capacitor, e pelo meu ver isso se dará em um dos 3 cabos do motor depois de passado pelo esc. Bom sou muito leigo nisso, ñ é zueira não, se tiver errado é ignorância mesmo. hehe..
Anderson po pintura p/ ele?? Pelo seu gosto street demorou a fazer o midnight purple, e colocar umas bbs douradas... igual aos originais que víamos por lá.. só tire aquele aerofólio.. hehe
abraço


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MensagemEnviado: Seg Nov 09, 2009 10:21 pm 
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O esquema vai ser ir tentando cada fio até achar!
Tinha lido em algum lugar como ligar um brushed num esc brushless,mas não lembro qual era o +-!
Acho que o Ale deve saber!
Ah Carlos vc já é o segundo que me fala pra pintar com Midnight Purple,o foda é achar essa cor no Brasil,ainda mais eu que não tenho aerografo e não da pra fazer uma mistura de tintas!

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MensagemEnviado: Ter Nov 10, 2009 2:11 pm 
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Bom depois vejo isso...
P/ ligar brushed no gtb, os 3 cabos do esc vão pro negativo do motor, e o positivo do motor vai em paralelo c/ o positivo de alimentação do esc no positivo da bateria.. parece uma bomba relógio.. hehe
vc chegou a ver minha odyssey??? olha lá..
http://www.groovydrift.com/phpBB2/viewt ... ht=odyssey
Facinho de fazer
abraço


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