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 Título: microventilador
MensagemEnviado: Qua Out 21, 2009 10:56 pm 
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aí galera! Alguém utiliza micro ventilador para resfriar esc ou motor do automodelo?! Vi um no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cooler-_JM

Será que tem um fluxo bom, ajudaria alguma coisa?! Outra pergunta, será que pode-se resfriar o esc quanto ligado, ele não tem um próprio mecanismo de regulagem de temperatura, sendo que o ventilador poderia confundí-lo?!

Aguardo Sugestões!!

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Editado pela última vez por Bfun em Qua Jun 16, 2010 9:38 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Qua Out 21, 2009 11:45 pm 
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Bfun escreveu:
aí galera! Alguém utiliza micro ventilador para resfriar esc ou motor do automodelo?! Vi um no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cooler-_JM

Será que tem um fluxo bom, ajudaria alguma coisa?! Outra pergunta, será que pode-se resfriar o esc quanto ligado, ele não tem um próprio mecanismo de regulação de temperatura, sendo que o ventilador poderia confundí-lo?!

Aguardo Sugestões!!

Já existe a algum tempo cooler para motores,olha ai esse é o mais comvencional,existem em varios formatos e posições!
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Quanto ao ESC a maioria hoje em dia já sai de fabrica com cooler tbm,principalmente os ESC para brushless.
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MensagemEnviado: Dom Out 25, 2009 9:15 pm 
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o esc que veio no brushless hpi não tem ventilador, mas sim um difusor. De qualquer maneira ele esquenta muito depois de uns minutinhos de corrida, entao tava querendo botar um ventilador nele e tbm no motor.

Será que é necessário?!

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MensagemEnviado: Seg Out 26, 2009 5:56 am 
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Bfun escreveu:
o esc que veio no brushless hpi não tem ventilador, mas sim um difusor. De qualquer maneira ele esquenta muito depois de uns minutinhos de corrida, entao tava querendo botar um ventilador nele e tbm no motor.

Será que é necessário?!


vc usa em drift ou grip ? ? ?

se for em drift ajuda bastante, pois não tem velocidade pra resfriamento...

se for pra grip.... a relação não deve estar correta pro motor....

aliás em ambos os casos pode ( e deve ) ser problema na relação ( pinhão/coroa )


Fui ! ! !

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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 10:35 am 
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Na real é um kit rtr, não mudei relação pinhão/coroa... mesmo assim uso para grip, e esquenta bastante. Como no kit não veio microventilador, pensei em comprar um. Nao sei se o "bastante" que falo é normal ou não, sei que depois de uns 10-15min de corrida não da pra encostar no esc e nem no motor.

É isso aí!

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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 4:23 pm 
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Bfun escreveu:
Na real é um kit rtr, não mudei relação pinhão/coroa... mesmo assim uso para grip, e esquenta bastante. Como no kit não veio microventilador, pensei em comprar um. Nao sei se o "bastante" que falo é normal ou não, sei que depois de uns 10-15min de corrida não da pra encostar no esc e nem no motor.

É isso aí!


Não dar pra encostar em um ESC ou Motor é complicado. Se você quiser ficar mais a vontade, instale o cooler em ambos e seja feliz.

Eu sempre andei com relação longa, e para não esquentar muito o cooler nos dois (ESC+Motor) era essencial. Então, você que decide, mau não vai fazer.

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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 8:33 pm 
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Bfun escreveu:
Na real é um kit rtr, não mudei relação pinhão/coroa... mesmo assim uso para grip, e esquenta bastante. Como no kit não veio microventilador, pensei em comprar um. Nao sei se o "bastante" que falo é normal ou não, sei que depois de uns 10-15min de corrida não da pra encostar no esc e nem no motor.

É isso aí!



como o Sean disse..... com ventoinha nos 2 resolve....
mas eu acho que consome bateria em exesso.....sem nescessidade....
uma por forçar o motor e outra pelas ventoinhas
principalmente se for em grip....

quanto a relação....

normalmente os kit's RTR vem com relação pra motores de
23T brushed..... aí vc coloca um motor brushless mais pôtente....
o melhor e ver no manual do motor que normalmente vem
marcado a relação ideal.....


Fui ! ! !

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MensagemEnviado: Dom Nov 29, 2009 8:46 am 
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Uma solução para os ventiladores em carro de grip, para quem não quer gasto de bateria é utilizar coletor de lexan ... entra na rc kenon e veja o coletor de lexan deles para autos 1/10.

abraço

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MensagemEnviado: Dom Nov 29, 2009 6:34 pm 
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kenji escreveu:
Uma solução para os ventiladores em carro de grip, para quem não quer gasto de bateria é utilizar coletor de lexan ... entra na rc kenon e veja o coletor de lexan deles para autos 1/10.

abraço

Ele disse que o dele tem um difusor,mas que mesmo assim esquenta muito!

Bfun,acho que seria o caso de vc mexer na relação pra ver se melhora,mas é estranho um kit que veio todo original de fabrica esquentar assim.
Esse seu Sprint é o modelo pra drift e vc trocou os pneus para usar no grip???
Talvez seja besteira oque vou dizer pois conheço pouco do Sprint,mas a relação dele deve ta pra drift com muito torque!E pra grip não deve estar rendendo muito bem!

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MensagemEnviado: Dom Nov 29, 2009 10:04 pm 
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aí galera, agradeço a contribuição de todos. Apenas esclarecendo, o kit rtr é brushless e para grip, não modifiquei nada dele, nem pneus. Pergunto sobre o microventilador porque tem alguns sistemas onde a temperatura é um indicativo para o aparelho desligar automaticamente, e o fluxo de ar poderia "enganar" este sistema e trazer algum prejuízo... mas se não tem nada a ver, acho que vou colocar dois desses.

Estou pensando em comprar tbm pneus para drift. Neste caso, o carro já tem um torque muito bom, acho que não vou precisar mexer em nada. O que vocês acham?! Aproveitando, qual o melhor pneu para drift em asfalto, o de pvc (eletroduto) ou borracha dura?!

Obrigado.

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MensagemEnviado: Seg Nov 30, 2009 6:00 am 
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opa.... agora chegou em casa.....kkkkkk

depende muito do tipo de drift que vc pretende fazer.....

no caso do eletroduto ( não PVC pois tem diferença )

o drift fica mais lento poooorem muito mais "style"

com borracha dura é beeeeem mais rápido....

mas na minha opinião . . .

fica um drift meio forçado....mais pra derrapagens.....

aqui mesmo no fórum.... se não me engano em videos....

tem uns videos de borracha dura.... se não me engano é

GP X EP . . . . ou coisa pareçida....que foi o

colega SUB-ZERO quem postou....se não me falhe a memória.....

agora com elétroduto tem um monte......


mas um conselho.....diminui a relação......

pq se tá esquentando no grip..... no drift vai derreter.....



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MensagemEnviado: Seg Nov 30, 2009 6:45 am 
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SUB-ZERØ escreveu:
kenji escreveu:
Uma solução para os ventiladores em carro de grip, para quem não quer gasto de bateria é utilizar coletor de lexan ... entra na rc kenon e veja o coletor de lexan deles para autos 1/10.

abraço

Ele disse que o dele tem um difusor,mas que mesmo assim esquenta muito!

Bfun,acho que seria o caso de vc mexer na relação pra ver se melhora,mas é estranho um kit que veio todo original de fabrica esquentar assim.
Esse seu Sprint é o modelo pra drift e vc trocou os pneus para usar no grip???
Talvez seja besteira oque vou dizer pois conheço pouco do Sprint,mas a relação dele deve ta pra drift com muito torque!E pra grip não deve estar rendendo muito bem!


Certo, coloque um coletor sobre o dissipador dele e pronto ... Não acredito que a HPI tenha mandado uma relação baixa d+ pra aquecer o sistema do BL e do motor ... Mas se for o caso faça os dois ... e se sentir o aquecimento novamente ... parta para um ventilador mesmo que nao tem como ... Faça nessa ordem que nao terá problemas ...

abraçs

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 Título: Re: gear ratio
MensagemEnviado: Qui Dez 10, 2009 11:03 pm 
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Aee galera, ainda sobre o aquecimento do motor e esc:

A coroa que tem no meu modelo tem 90 dentes e o pinhão tem 23 dentes. Acredito que a RI dele é de 2.13 pelo que vi na internet. Isso daria o total 8.33:1.

Para exigir menos do motor, precisaria utilizar uma relação menor, por exemplo substituindo o pinhão por um de 15 dentes, dando geral de 12.78:1.

O meu motor é brushless (HPI), e tem potência de 5700kv. Não sei a quantas voltas isso corresponde, me disseram que é 27t, nao sei. No manual do fabricante diz que para 27t o ideal é 5.1.

Peço que comentem e opinem se esta idéia está correta, se a troca por pinhão menor (e o quanto menor) aliviaria mesmo o motor e também se vocês sabem qual a correspondência em voltas para este motor, que acho que é o mesmo da Castle.

Obrigado.

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MensagemEnviado: Sáb Dez 12, 2009 9:47 pm 
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esse motor deve ter uns 6t!

valeu


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 Título: Re: gear ratio
MensagemEnviado: Sáb Dez 12, 2009 10:32 pm 
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Registrado em: Ter Jan 15, 2008 10:02 am
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Bfun escreveu:
Aee galera, ainda sobre o aquecimento do motor e esc:

A coroa que tem no meu modelo tem 90 dentes e o pinhão tem 23 dentes. Acredito que a RI dele é de 2.13 pelo que vi na internet. Isso daria o total 8.33:1.

Para exigir menos do motor, precisaria utilizar uma relação menor, por exemplo substituindo o pinhão por um de 15 dentes, dando geral de 12.78:1.

O meu motor é brushless (HPI), e tem potência de 5700kv. Não sei a quantas voltas isso corresponde, me disseram que é 27t, nao sei. No manual do fabricante diz que para 27t o ideal é 5.1.

Peço que comentem e opinem se esta idéia está correta, se a troca por pinhão menor (e o quanto menor) aliviaria mesmo o motor e também se vocês sabem qual a correspondência em voltas para este motor, que acho que é o mesmo da Castle.

Obrigado.


se for 5.700 KV é 6.5T.....
o que equivale em média um motor 15T bruxed.....

quanto a relação.... dependo do pitch da coroa e pinhão tbm....

eu uso pitch 68 com 78T na coroa e 20T no pinhão e nem morno fica....
uso a mesma relação nos combos: SS 10.5T, GTB 6.5 e SLYDR 6.5T


Fui ! ! !

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