RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jun 09, 2025 5:40 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 6:30 pm 
Novo no Fórum

Olá pessoal!!
Estou montando um sistema de iluminação pro meu Mustang e tive alguns problemas...

Comprei 3 LEDs de auto brilho branco(5mm), 2 LEDs Vermelhos comuns(5mm) e 1 LED vermelho pequeno (3mm) e 1 Pack para 2 pilhas (o que gera 3V)
Tive que refazer o pack, pois os fio que vinham eram pequenos e mau presos (tive que soldar os 2 fios novamente ¬¬ mas ficou melhor que antes :bleh: ), fui testar o pack!! Os LEDs vermelhos de 5mm acenderam bem!! O LED pequeno de 3mm acendeu lindo!! Os LEDs de auto brilho branco foi uma mer**... Eles não acenderem, deram sinal de vida, mostaram uma luz, ams bem fraca, até o vermlho de 3mm brilho mais!! Me ajudem, será que o LED de auto brilho usa + que 3V??

Abraços!!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 6:53 pm 
Novo no Fórum

bom primeiro vc deve ter ligado em paralelo correto? segundo talvez a corrente gerada pelas baterias não tenham sido suficientes para ligar os de alto brilhoja tentou fazer um teste ligando apenas os de alto brilho nessa bateria?????? a tensão de 3 volts deveria ligar eles mas vc pode tentar joga mais um pilha fazendo assim q fique com 4,5 volts so tome cuidado p ver se não estrapola e tensão suportada pelos outros leds senão eles iram funcionar mas logo iram "queimar" espero ter ajudado de alguma forma cara mas antes de tudo faz o teste ligando so os leds de alto brilho na bateria.

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 7:00 pm 
Novo no Fórum

pupoV8 escreveu:
bom primeiro vc deve ter ligado em paralelo correto? segundo talvez a corrente gerada pelas baterias não tenham sido suficientes para ligar os de alto brilhoja tentou fazer um teste ligando apenas os de alto brilho nessa bateria?????? a tensão de 3 volts deveria ligar eles mas vc pode tentar joga mais um pilha fazendo assim q fique com 4,5 volts so tome cuidado p ver se não estrapola e tensão suportada pelos outros leds senão eles iram funcionar mas logo iram "queimar" espero ter ajudado de alguma forma cara mas antes de tudo faz o teste ligando so os leds de alto brilho na bateria.

Na verdade, liguei um LED de cada vez...
Abraços!!

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 9:41 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

fala flavio... o problema é a resistividade dos leds... se colocar um resistor em cada led vermelho eles acenderão um pouco mais fracos que agora, mas seus brancos irão acender tb... o que acontece e´que como a resistividade dos led vermelhos é menor que dos brancos a corrente elétrica flui melhor acendendo apenas os vermelhos. ñ sei o calculo p/ esse resistor, mas eu aprendi na marra qdo fazia meus leds tabajara e tudo funfa na boa.

MensagemEnviado: Seg Nov 30, 2009 12:11 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

led branco usa de 3,0 a 3,3v, tenta ligar somente eles e veja se ficou legal. se acender ehsina lque suas pilhas n darão conta de todos em máxima potência, o que pode levar vc a ter que por resistores neles para diminuir a tensão e trabalhar mais folgado porém acendendo tudo. Eu nunca mexi em leds de RC, mas em todos meus projetos que executo procuro usar tensão de 12v e resistores de 1k ohm nos leds para não ficarem tao fortes, porém "cabe" mto mais leds na bateria.

MensagemEnviado: Seg Nov 30, 2009 7:37 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Os LED's brancos ou azuis pode tem ter queda de tensão entre 3.0V à 4.0V depende do LED e os LED's vermelhos e amarelos 1,6V e os verdes 2,4V (valores aprox. isso varia de modelo p/ modelo) , geralmente os de alto brilho estão mais próximos a 3,0V, se vc tiver usando pilhas recarregáveis, sua a tenção esta abaixo de 3.0V deve estar em 2,4V, isso não acende LED's brancos e nem azuis.
Para todos os LED's vc deve usar resistor para limitar a corrente, que não deve ultrapassar 20mA (eu trabalho sempre em 10mA).
O calculo é simples é só descobrir a tensão do seu LED subtrair da tensão da fonte e dividir pela corrente que deseja, pronto vc já tem o valor aproximado do resistor que deve ser usado.

Exemplo:
Para LED Branco com 3,5V
Fonte de 4,5V

Resistor = (4,5-3,5)/0,01 = 100R

Ou Vermelho
LED = 1,6V
Fonte de 4,5V

Resistor = (4,5-1,6)/0,01 = 290R

MensagemEnviado: Seg Nov 30, 2009 7:39 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Outra coisa, para LED's de alto brilho, vc pode trabalhar com correntes mais baixas, como 5mA ou até mesmo 3mA, com isso vc tem um brilho até legal e economiza bastante pilha....

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas