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 Título: Cardan
MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 1:07 am 
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O cardan do meu carro raspa no servo qdo o motor está em alta rotação.
Alguém saberia me dizer como resolver este problema?
valeu

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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 2:02 am 
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Não sei não... Nunca tive carro com Cardã...

O que a faculdade de engenharia me traz à memória é que talvez o eixo esteja um pouco empenado, ou melhor, torto, o que faz o centro de massa se deslocar, gerando um movimento de rotação que tem o seu eixo não-coincidente (não é paralelo, é coincidente mesmo) com o eixo do centro geométrico do cardã... o que resumindo, faz ele raspar no servo quando está girando rápido.

Acho que se você trocar o eixo, funcionaria!

Abraços!


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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 9:45 am 
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Girei o cadan sobre uma superfície plana e não vi empenado nenhum.
valeu

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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 10:31 am 
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Germano escreveu:
Girei o cadan sobre uma superfície plana e não vi empenado nenhum.
valeu


o problema é a força empregada do motor no cardã fazendo com que ele entorte, se ele não encosta quando vc gira ele em baixa rotação. com certeza é a força do motor no cardã que esta fazendo ele entortar.

o seu é de aluminio?

viu se não tem nenhuma folga no motor para a coroa, pode estar desalinhado tb ocorrendo vibração.

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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 12:21 pm 
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Germano,
Sabe aquelas arroelinhas de silicone que vão código 6820 (no manual), silicone O-ring's? Pois é.... veja se os seus estão lá. Se estiverem,, experimente substituí-lo, ou mesmo colocar outro junto pra diminuir a folga do cardão quando em rotação. Ou então pode ser também o 73514 (no manual) que está com folga, transferindo para o cardã em rotação...
Se você não tiver, o Luciano ou o Sérgio têm...
Abraços e boa sorte!

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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 1:17 pm 
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Já acelerei devagar e brucamente e parece q o cardan só empena qdo o giro tá muito alto. Vou adicionar outros o-rings pra ver se melhora.
valeu

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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 1:20 pm 
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Germano escreveu:
Girei o cadan sobre uma superfície plana e não vi empenado nenhum.
valeu


Hehe eu disse que nunca tive carro com cardã hehehehehehe

Boa sorte


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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 2:43 pm 
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Germano escreveu:
Já acelerei devagar e brucamente e parece q o cardan só empena qdo o giro tá muito alto. Vou adicionar outros o-rings pra ver se melhora.
valeu


Cara, não tem como isso acontecer. Ou ele está empenado, ou não está... é que as vezes, esse empenamento só fica visível em altas rotações. Pode ter certeza que o problema é cardã empenado, já tive altos problemas com isso...

Para desempená-lo, vc precisa de um desempeno calibrado ( eu usei o do meu trampo :wink: )... daí sim você consegue ver empenamentos mínimos, e corrigí-los...
Ah sim... pode ser também que o material de seu cardão seja muuuito mole, o que eu não acho ser possível.

Certo?

:D

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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2007 2:54 pm 
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seanikaido escreveu:
...Ou ele está empenado, ou não está...


Putz, valeu! Eu aqui esbanjando conhecimento à toa hehehehehe

É exatamente o que eu pensei...

Valeu!


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MensagemEnviado: Sex Ago 03, 2007 8:31 am 
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O pessoal tem razão, é bem provável que o cardã esteja empenado. Já tive esse problema com um carro meu, e colocando na mesa parecia mesmo que o cardã estava reto, mas em altas rotações ele raspava nas peças do lado. Troquei o cardã e resolveu o problema!


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MensagemEnviado: Sex Ago 03, 2007 1:36 pm 
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Christian escreveu:
O pessoal tem razão, é bem provável que o cardã esteja empenado. Já tive esse problema com um carro meu, e colocando na mesa parecia mesmo que o cardã estava reto, mas em altas rotações ele raspava nas peças do lado. Troquei o cardã e resolveu o problema!


Pd cr. Encomendei outro cardan e outras peças da transmissão em alumínio pro carro.
valeu

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MensagemEnviado: Dom Ago 12, 2007 12:01 am 
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e aí resolveu o problema com a troca? car...! to com o mesmo problema tambem. Eu brinco com meu carro 1 ou 2 vezes por mes, faz uns 4 meses que nao to conseguindo acerta ele e quando consigo surge outro problema kkk


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MensagemEnviado: Dom Ago 12, 2007 12:12 am 
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Chassi que usa cardan está mais suscetível a qualquer vibração, não apenas a produzida pelo próprio cardan.
O lance aí é checar se o motor vibra muito, se as rodas vibram, enfim, se alguma peça vibra, que no final toda vibração acaba sendo transmitida pro cardan.
Por isso que eu prefiro correia, pois, embora elas se partam com razoável facilidade, o funcionamento do carro é mais suave. Sem contar o efeito giroscópico que um cardan gera, que acaba interferindo um pouco na dirigibilidade, e gera uma perda maior de energia, por mudar o sentido da força.

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* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

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