RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 26, 2025 7:33 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Nov 21, 2009 2:41 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

LIPO 3S turnigi 30c 40c max 5000 semi- NOVA POR r$200
LIPO 3S 20C 5000Mha NOVA POR r$190

Valor R$ 220 + frete VENDIDO
Baixei pra vender logo agora e R$200 + FRETE
http://www.hobbymodelismo.com.br/detalh ... d=GPMM3150
Imagem
MAndo fotos por email

MUITO MELHOR QUE ESSE CARREGADORES CHINESES, MUITO MAIS ROBUSTO E RESIETENT

O Triton

Muitos colegas me consultam porque estão indecisos entre comprar um ciclador da Planecom ( Supercycler ) e um Triton, ou ainda outro carregador/ciclador de marca diferente.
Pessoalmente optei por comprar um Triton devido não só a aplicação no meu hobby como também no dia-a-dia da oficina uma vez que trabalho
com todos os tipos de baterias.
O mercado está repleto de carregadores e cicladores de várias marcas e preços, cada um deles fazendo o trabalho básico de carregar e ciclar as baterias, entretanto, cada um deve considerar a sua necessidade - atual ou futura - considerando alguns pontos básicos.
Por exemplo:

Compre um Triton se:

Se você tem baterias de NiCd ou NiMh com capacidades maiores do que 2000mA;
Se você tem ou pretende ter modelos elétricos, que utilizem baterias de Lítio;
Se você não quer ficar esperando 15 horas para o pack carregar completamente;
Se você não quer ficar sem voar quando chega no campo e vê que esqueceu de carregar um pack;
Então, se você possui apenas os packs convencionais do receptor e do transmissor - baterias de 500 a 700mA, e não pretende utilizar packs de maior capacidade ou baterias de LiPoly ( Lítio ), você não tem nenhuma necessidade de comprar um Triton.
Mas se que reciclar periodicamente as suas baterias e mantê-las sempre com bom desempenho, compre um Descarregador de baterias do Mano,
que junto com o carregador original do rádio farão o serviço eficientemente.
Quer gastar mais um pouco ( umas 4 vezes mais )? Então compre um SuperCycler da Planecom que é um bom equipamento para esse serviço.
Por outro lado, se você está mesmo disposto a gastar mais e comprar um Triton, vá em frente que não se arrependerá!.
Costumo brincar com o pessoal que me pergunta qual ciclador comprar dizendo: "Se você quiser comprar um BMW para ir até aonde um
Gol 1000 poderia lhe levar, ótimo. Certamente fará o percurso com muito mais conforto e pompa, mas chegará exatamente no mesmo destino!"
Bem, não pensem que eu estou ganhando alguma coisa da Great Planes para falar no Triton, eles certamente nem sabem que eu existo..., apenas tento passar a minha experiência sobre um aparelho que eu conheço um pouco.
O Triton é chamado de carregador inteligente não porque ele possa pensar, mas porque ele tem memória, diferente de muita gente que pensa mas não tem memória... Isso significa que o Triton pode ser programado para trabalhar de diferentes formas, e põe diferentes nisso. Bem mas vamos ver como é o funcionamento "na prática".
Vou tratar apenas das programações básicas do Triton, só para aqueles que tem preguiça de ler o manual ( mesmo quando é em portugûes ), as
demais funções estão todas detalhadas no manual a disposição de quem quiser "achá-las".

Ligando o Triton

O Triton precisa ser ligado a uma bateria de 12 volts ( automotiva ou "motomotiva" - será que existe este termo? ) ou a uma fonte de alimentação
que forneça uma voltagem entre 11,5 a 15 volts DC ( corrente contínua ). Um boa fonte de PX funciona legal.
Note que tanto a bateria como a fonte devem ser capazes de fornecer uma corrente de no mínimo 13 Ampéres ( 13 A ).
Aqui já vem a primeira dúvida: Posso ligar o Triton na bateria da minha caixa de campo que é de 7A? Pode se você não precisar carregar baterias
com altas taxas de carga. Isto é, se você programar o Triton para carregar uma bateria com uma taxa de 5A por exemplo, logo em seguida a voltagem da bateria
da caixa de campo vai "arriar" e o Triton vai parar de funcionar quando a voltagem da bateria atingir 10,5 volts.
Então, para dar uma "carguinha" rápida no pack do receptor ou transmissor, não tem problema. Se precisar carregar baterias maiores, ligue o Triton
na bateria de algum veículo próximo.
O Triton tem proteção contra a inversão de polaridade tanto da bateria ( ou fonte ) que o alimenta ( entrada ), quanto para a bateria que será carregada. Portanto se você ligar os fios trocados na entrada do Triton ( o positivo no lugar do negativo, ou o preto no lugar do vermelho) ele simplesmente não
vai funcionar, mas também não vai queimar. Isso é bom!
Assim que conectar o Triton na bateria ( ou fonte ) você vai ouvir um bip e no display, depois de aparecer o nome da Great Planes ElectriFly, vai aparecer a última função executada pelo Triton quando foi desligado.
Agora é só programar o Triton para a bateria que você quer carregar, ou descarregar ou ainda ciclar.

Identificando os botões de controle

A programação do Triton é feita através dos três botões no painel frontal.
O primeiro a esquerda, quadrado, com a inscrição MENU, que acessa o MENU DE AJUSTES;
O botão do meio também quadrado onde se lê BATT TYPE, que acessa o MENU PRINCIPAL permitindo a escolha do tipo de bateria a ser carregada;
Finalmente bem a direita um botão maior, redondo sem nenhuma inscrição, que quando girado, seleciona os menus e quando apertado permite
alterar os valores de cada um deles.

Partindo para a prática

Nada melhor que "aprender fazendo".
Digamos que você quer fazer uma coisa bem básica: Carregar uma bateria de bordo de 4,8 v 600mA de NiCd.
Apertando o botão BATT TYPEvocê verá que aparecem no display os tipos mais comuns de baterias como NiMH ( Níquel Metal Hidreto);
Pb ( Chumbo ácido - Bateria da caixa de campo ); Li-ion ( Lítio Ion - que também pode ser Li Poly ); Memory [01] e NiCd ( Níquel Cádmio ).
Você vai notar que ao lado do tipo da bateria está a palavra CHARGE indicando que o Triton está preparado para CARREGAR a bateria. Logo abaixo do tipo da bateria tem um número qualquer, por exemplo: 0,2A. Esse é o valor da corrente de carga que o Triton fornecerá à bateria.
Digamos que você parou na posição NiCd CHARGE 0,2A. Apertando o botão grande por alguns segundos o valor 0,2A começará a piscar. Isto indica
que o Triton está esperando que você aceite ou MUDE o valor indicado. Se você quiser mudar o valor da corrente de carga, para 0,3A ( 300mA ), basta girar o botão grande no sentido horário e os valores vão aumentando chegando até 5A ( 5.000mA ), após esse valor aparece a palavra auto indicando que você está deixando para o Triton decidir qual a melhor taxa de carga para a sua bateria.
Vamos supor que você está com um pouco de pressa e seleciona um valor de 0,9A ( 900mA ) = 1,5 C ou 1,5 vezes a capacidade da bateria
( 600mA ). Aperte novamente o botão grande por alguns segundos e o Triton responderá com um bip e a mensagem BATTERY CHECK. Se a bateria estiver corretamente ligada o processo de carag terá início. Caso contrário aparecerá a mensagem ERROR NO BATTERY.
Veja que aqui não importa se a bateria é de 4,8v,( 4 células ) 6,0 v ( 5 células ) ou 9,6 v ( 8 células ), desde que tenha até 24 células o Triton vai
carregá-la com os 0,9 A até que a carga esteja completa. Também não interessa se a capacidade da bateria é de 600mA ou 2000mA.
Isto acontece porque para baterias de NiCd e NiMh o Triton utiliza o método de carga chamado CORRENTE CONSTANTE.
Terminada a carga emite uma série de bips e depois mostra a palavra END piscando no display.

Não esqueça que:

1. Ao selecionar baterias de Li-Ion ao lado da indicação da taxa de carga vai aparecer a voltagem, variando de 3,6v = 1 célula ou 1S; 7,2v = 2
células ou 2S e 10,8v = 3 células ou 3S. É necessário que você informe também ao Triton quantas células a bateria de Lítio possui.
2. Se você tiver carregando baterias de Chumbo ácido ( automotivas ), você també deverá indicar se é uma bateria de 6,0 v, 12v ou 24 volts. Para
carregar baterias de Lítio e Chumbo-Ácido, o Triton utiliza o método de carga chamado CORRENTE CONSTANTE e VOLTAGEM CONSTANTE.
3. Ainda na função de CHARGE para baterias de Lítio ou Chumbo ácido, se ao invés de você apertar o botão grande para iniciar a carga, apenas
girá-lo em qualquer um sentido, você entrará na função DISCHARGE, que como o nome diz irá descarregar a bateria até um valor pré determinado de voltagem que
aparece ao lado da taxa de carga..
A descarga permite que você saiba quanto de energia havia armazenada ainda na bateria.
4. Ainda na função CHARGE mas para baterias de NiCd e NiMh, além da descarga aparecem outras duas opções: NiCd Chg 0,2A to Dsch 0,3A
que indica que a bateria será CARREGADA com 0,2A ( 200mA ) e DESCARREGADA com 0,3A ( 300mA) ou NiCd Dsch 0,3 to Chg 0,2A que faz exatamente o contrário DESCARREGA a bateria e depois CARREGA novamente.
Essas duas funções nada mais fazem do que ciclar a bateria e o número de vezes que o Triton repete o ciclo pode ser ajustado conforme veremos mais adiante.
5. Como regra geral não devemos aplicar cargas com elevada corrente na bateria sob pena de danicá-las pelo excesso de calor gerado e também
para não diminuir a sua vida útil.
Baterias de Lítio não devem ser carregadas com taxas maiores que C ( capacidade máxima da bateria ), sendo que a maioria dos fabricantes re-
comenda taxas de 0,9 C ( 90% da capacidade ). Para carregar baterias de Lítio é fortemente recomendável que seja utilizado o sensor de temperatura do Triton, acessório vendido separadamente, bem como um balanceador de células. O primeiro para termos maior segurança de que a carga será interrompida se a tempera-
tura atingir níveis perigosos, e o segundo para que todas as células recebam a mesma quantidade de carga e o pack fique bem equilibrado fornecendo assim a sua
capacidade máxima.
Para as baterias de NiCd e NiMh recomenda-se SEMPRE a carga mais lenta possível, que no caso do Triton é de 0,1A ( 100mA ), o que para uma bateria de 1000mA seria 0,1C. Eventualmente pode se aplicar cargas maiores ( menor tempo de carga ) como 0,5 C e até 1C. É importante porém que esse
seja um procedimento eventual, sob pena de encurtarmos bastante a vida útil da bateria. Nunca esquecendo que as baterias de NiCd SEMPRE DEVEM SER DESCARREGADAS ANTES .
6. Durante a decarga das baterias de NiCd de NiMh o valor da voltagem mínima deve ser ajustado entre 0,8 e 1,0 volt por célula do pack. Uma ba-
teria de 4,8volts por exemplo deve ter o valor de tensão mínimo entre 3,6 e 4,0 volts. No caso das baterias de Lítio e Chumbo ácido esses valores são automáticamente pré ajustados pelor Triton não sendo possível modificá-lo.

Memória

Uma das opções que aparece no menu para a escolha do tipo de bateria é MEMORY [01].
O Triton possui 10 memórias para você utilizar da forma como quiser, programando todos os parâmetros de carga/descarga, tipo de bateria, taxas e voltagens. Normalmente essas 10 memórias já vem "preenchidas" com os valores para os tipos mais comuns de baterias, mas nada impede que você mude UMA
ou mesmo TODAS.
Quando o display estiver mostrando a memória você terá por exemplo:

MEMORY [03] NiCd
8 cell / 600mA

Isso indica que na posição 05 de memória o Triton está programado para trabalhar com uma bateria de NiCd de 8 células com 600mA de capacidade.
Girando o botão grande você terá todos os valores que foram programados, por exemplo:

BATTERY TYPE Tipo da bateria Nicd
NUMBER OF CELLS Numero de células 8 CELL
BATTERY CAPACITYCapacidade da bateria600mA
CHARGE CURRENT Corrente de carga 0,5 A
DISCHARGE CURRENT Corrente de descarga 0,3A
DSCHG VOLT/CELL Volts por célula (min ) 0,8 V/CELL

E assim para cada uma das 9 outras posições de memória.
Para trocar de memória basta ficar apertando o botão grande por alguns segundos. O número da memória vai começar a piscar e é só girar o botão grande para que os demais numeros de memória e tudo que esta guardado neles irem aparecendo. Quando você chegar no número desejado, é só apertar novamente
o botão e o numero permanecerá fixo. Girando novamente o botão poderemos visualizar todos os valores relacionados acima, agora porém para outro tipo de bateria.
Uma vez escolhido o número da memória desejado, aperte o botão MENU e girando o botçao grande novamente escolha o tipo de operação que deseja fazer na bateria.( carga, descarga, ciclagem, e etc )
Quando o Triton está trabalhando, carregando uma bateria por exemplo, o display estará indicando:

Na parte de cima a esquerda, o tipo da bateria ( NiCd, NiMh etc ); em seguida o tipo de operação que está sendo feita ( Chg, Dsch, etc ) e a corrente em mA ( de 1 em 1 ) que está sendo colocada ( ou retirada ) da bateria.
Na parte inferior a esquerda, a voltagem da bateria; a taxa de carga ( ou descarga ) e o tempo em minutos.
Durante a carga ou a descarga, se girarmos o botão grande veremos um relogio indicando o tempo que o Triton está operando, expresso em horas, minutos e segundos
Para interromper qualquer processo em andamento, basta pressionar o botão MENU .

Programação avançada

O botão MENU quando o Triton não está operando, apenas ligado, permite o acesso a outra programação mais avançada do carregador, onde podem
ser configurados parâmetros como Timer que limita o tempo de funcionamento, tipos diferentes de bips para os avisos sonoros, sensor de temperatura, milivolts/ célula
para ajustar a atuação do sensor de bateria cheia ( Peak Detect ), top off CHARGE e outros.
Uma vez que estes ajustes requerem um conhecimento mais profundo, e portanto foge ao objetivo destas breves dicas, não vou entrar em detalhes maiores sobre eles. Quem desejar um maior aprofundamento é só ler atentamente o manual.

Espero ter contribuido de alguma maneira para todos aqueles que gostaria de aprender a lidar melhor com o Triton.
Certamente este texto está longe de esgotar o assunto, por isso, quem tiver alguma dúvida é só entrar em contato comigo que procurarei esclarecer.

Mano R/C / Denis Roschel

Fonte: Mano R/C

Editado pela última vez por cbzeiro.ssa em Dom Jan 24, 2010 11:56 am, em um total de 7 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 10:55 pm 
Novo no Fórum

Olá amigo,

Fecha com sedex grátis pro cep 59065-780?

Abraço

MensagemEnviado: Ter Dez 01, 2009 2:28 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Ainda esta avenda!!!
TT01R escreveu:
Olá amigo,

Fecha com sedex grátis pro cep 59065-780?

Abraço

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 11:11 pm 
Novo no Fórum

aceita um modulo de som de 1600wats

MensagemEnviado: Sáb Dez 05, 2009 3:52 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

bruninholucchi escreveu:
aceita um modulo de som de 1600wats

Não so grana!!

MensagemEnviado: Dom Dez 27, 2009 2:59 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Galera agora e pra vender!!!

Posso anelizar troca em chassi do traxxas slash

MensagemEnviado: Qua Dez 30, 2009 10:19 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
Aceita R$ 150,00 em Din Din.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Dez 31, 2009 8:47 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

roger_fci escreveu:
Aceita R$ 150,00 em Din Din.

DA não amigo esse garregador vale muito mais!!

MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 12:53 am 
Novo no Fórum

Fala véio.

As lipos? estão a venda ainda? são hardcase? Tem fotos? quais os plugs?

MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 2:50 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

ribeiro escreveu:
Fala véio.

As lipos? estão a venda ainda? são hardcase? Tem fotos? quais os plugs?

Ainda estão a venda sim!!, tenho tanto a turnigy 3s 5000mha 30c estão com plug daens carregadas umas duas vezes, e tenho uma flaghtmax na qual foi soldado apenas o plug daens 5000mha 20c que um pouco menor que as 30c que esta zerada e mais duas pra chega com o plug o original ainda

Imagem
200 mais frete semi nova

Imagem
190 mais frete nova

MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 2:54 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

se tiver 2s ai eu tenho interesse !!!

"Quem quer, faz ! Os fracos, sentam e choram !!"

MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 2:57 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

rioferraz1 escreveu:

2s não tenho mais vou pedir umas pra min se quiser peço umas pra vc!!!

MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 2:58 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

cbzeiro.ssa escreveu:
rioferraz1 escreveu:

2s não tenho mais vou pedir umas pra min se quiser peço umas pra vc!!!

ai demora muito ... rs
quero pra ontem !!!

"Quem quer, faz ! Os fracos, sentam e choram !!"

MensagemEnviado: Dom Jan 24, 2010 12:09 am 
Novo no Fórum

Saudações..
Sou novo no forum e estou com meu primeiro modelo elétrico, uma revo 1/16.
Talvez aqui não seja o lugar mais apropriado, mas como o amiggo postou informações muito boas sobre o Triton, gostaria de aproveitar e perguntar se é possível carregar 2 baterias simultâneamente com o Triton?
Se sim, como?

Muito grato

MensagemEnviado: Dom Jan 24, 2010 3:57 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

O CARREGADOR JÁ VEM COM FONTE?

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas