RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 12, 2025 9:38 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jan 06, 2010 9:36 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 22, 2007 12:42 pm
Mensagens: 1339
Images: 11
Localização: São Paulo
Amigos, recebi em uma troca uma Stick Clod Crawler conforme as fotos abaixo.
Depois de tentar usa-la em uma trilha leve, ela praticamente desmontou.
Falei com o Renê, o Oliveira aqui do fórum e vi a que ele montou.
Resolvi então desmontar a minha e montar algo semelhante a dele.
Como não consegui uma barra de alumínio maior que a das fotos, acabei optando por um chassi no estilo Axial.
Ainda faltam alguns detalhes, como a instalação do servo, que está me dando um trabalhão.
Se alguém tiver alguma sugestão, são muito bem vindas.
Aguardo os comentários!

Fase anterior
Imagem
Imagem
Imagem

Nova Fase
Imagem
Imagem
Imagem

Se os amigos especialistas puderem ajudar, agradeço muito!

_________________
Hotroad
São Paulo - Brasil

S411 / Xray T3 / TRF416we / TRF417x
Schumacher Mi4 / HB TCX / Vone RRR
MiniZ MR02,03, MR10 e Monster/ GT2 - RG
SP 10,5 / LRP 4/ Ex10 e Ex01 / 3PK

Imagem


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 06, 2010 9:44 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
achei bem loca!!

nossa. dificil achar um lugar ali pra colocar o servo hein!! qui coisa...

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 06, 2010 12:43 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Out 10, 2009 5:44 pm
Mensagens: 875
Localização: Rio de Janeiro
profi !!
show de bola =D

_________________
Hot Bodies CYCLONE S - EX-10 Helios & Mamba PRÓ 5700
Formulinha F109 - HK GT2 - EZRUN 13T


"Quem quer, faz ! Os fracos, sentam e choram !!"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 06, 2010 1:50 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 20, 2009 8:42 pm
Mensagens: 256
Localização: São José dos Campos - SP
Po vou montar uma dessa rs..

Meu não da para colocar o servo no para choque pelo lado de dentro?

_________________
HPI VORZA!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 06, 2010 4:01 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 3:48 pm
Mensagens: 1611
Localização: Belo Horizonte - MG
apesar de eu nunca ter pego um crawler com chassis stick nas maos, mas só de olhar já desconfiava que isso nao funciona direito..

sobre o servo, qual o problema em deixa-lo onde estava? acho que é o melhor lugar p/ mante-lo..
pelas fotos me parece quue vc usou esse espacao que era do servo p/ colocar o amortecedor né? arrume um modo de fixar os amortecedores dianteiros diretamente nos lowers links ou faça algum suporte que prolongue de algum ponto de fixacao do eixo..


outro detalhe, pelas fotos dá a impressao que seus upper links estao muito pouco triangulados, dessa forma o chassis vai ter um bodyroll ( jogo lateral) muito grande, manter o carrinho sob controle em inclinacao lateral vai ser complicado...
muda isso aí.. os links tem que ter no minimo 20° de angulacao lateral.. ou entao vai ter que usar barra panhard
T+

_________________
Fabiano - BH/MG
Axial AX-10 - Kalango
Axial AX-10 - Kamaleao
HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 11:24 am 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 3:48 pm
Mensagens: 1611
Localização: Belo Horizonte - MG
ô Marcelo... tome a liberdade de copiar a sua pergunta aqui, acho que pode ser interessante p/ outros usuarios discutirem tb..

Obrigado pelas dicas.
Eu fixei os amortecedores nos eixos diretamente. Achei que ficava mais firme.
Para ficar onde estava, não tenho onde fixar estes amortecedores e precisaria de outros menores e ainda teria que inventar algum modo de fixa-lo nos eixos.
Não entendi a parte da angulação, poderia me dar mais detalhes?
onde vejo este angulo?
Obrigado
Marcelo Acácio


os links da suspensao do seu carrinho estao de de forma quase paralela ao chassis ou seja || || , dessa maneira o que impede do eixo ficar deslocando lateralmene em relacao ao chassis?? nada... dai quando o carrinho anda ele fica sambando p/ os lados..

suspensao 4link obrigatoriamente ( exceto quando se usa barra panhard) dois ou mais links devem estar numa angulacao de lateral de no minimo 20° em relacao ao chassis p/ manter o eixo sempre centrado e livre do movimento lateral..os links deve ficar assim:
|\/| ou |/\| ou XX sendo que o formato XX é o mais eficiente no sentido de dividir a carga e forças exercidas entre os 4 terminais, porem o modo XX nem sempre é possivel aplicar devido a interfencias de outras partes do chassis, cardã, projeto que acabam deixando pouco espaco..

aqui temo um exemplo de duplo X
Imagem

já aqui, temos um exemplo de |/\|
Imagem


outro perfeito duplo X
Imagem


entedeu? se os links ficarem proximo de || || como está seu carrinho, o eixo nunca ficara perfeitamente centrado sob o chassis

_________________
Fabiano - BH/MG
Axial AX-10 - Kalango
Axial AX-10 - Kamaleao
HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 11:57 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 22, 2007 12:42 pm
Mensagens: 1339
Images: 11
Localização: São Paulo
Perfeito!
Vou providenciar as mudanças.
Este chassi permite esta alteração
Obrigado
Forte abraço

_________________
Hotroad
São Paulo - Brasil

S411 / Xray T3 / TRF416we / TRF417x
Schumacher Mi4 / HB TCX / Vone RRR
MiniZ MR02,03, MR10 e Monster/ GT2 - RG
SP 10,5 / LRP 4/ Ex10 e Ex01 / 3PK

Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 5:10 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 22, 2007 12:42 pm
Mensagens: 1339
Images: 11
Localização: São Paulo
Tentei seguir as dicas que recebi dos amigos aqui do fórum e acredito ter solucionado a maioria dos problemas.
Ainda tenho que colocar algo na suspensão para limitar o curso e fazer as extensões dos fios para ligar as baterias.
Vejam as fotos da fase 2.
Aguardo os comentários
Obrigado
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

_________________
Hotroad
São Paulo - Brasil

S411 / Xray T3 / TRF416we / TRF417x
Schumacher Mi4 / HB TCX / Vone RRR
MiniZ MR02,03, MR10 e Monster/ GT2 - RG
SP 10,5 / LRP 4/ Ex10 e Ex01 / 3PK

Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 7:39 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mar 15, 2009 12:40 am
Mensagens: 2276
Localização: Porto Alegre
a suspenssao ta boa ein !!!!!! ta abrindo bastante



Que amortecedores voce esta usando ?? onde comprou ??


e que marca é essa bolha ??


:drinks:

_________________
slash 4x2, slash 4x4 platinum, e-maxx, wrangler jk escala, cherokee xj escala
rafaelltaschetto@hotmail.com
Moras em Porto alegre ou região? Clique aqui: viewtopic.php?f=41&t=18860
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 9:13 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Mai 01, 2009 8:05 pm
Mensagens: 350
Images: 5
Localização: Curitiba-Pr
Gostei dos pneus, como se comportam? Ficam bons para crawler?

_________________
___ Bill_________________
Summit, the unstoppable Beast!
AX10 Crawler, é lento, mas trepa bem...
Hemtt 8x8 Creeper.
Stampede, nariz empinado...
FSR EB4, voando baixo.
Venom GPV-1, se parar você cai...
Lancia (1980), o primeiro...


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 9:16 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 22, 2007 12:42 pm
Mensagens: 1339
Images: 11
Localização: São Paulo
Obrigado, pelos comentários.
Os amortecedores são da minha savage e as molas são progressivas dois estágios - também para savage.
A Bolha é HPI - também da Savage.
Obrigado,
Marcelo

_________________
Hotroad
São Paulo - Brasil

S411 / Xray T3 / TRF416we / TRF417x
Schumacher Mi4 / HB TCX / Vone RRR
MiniZ MR02,03, MR10 e Monster/ GT2 - RG
SP 10,5 / LRP 4/ Ex10 e Ex01 / 3PK

Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 6:55 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 3:48 pm
Mensagens: 1611
Localização: Belo Horizonte - MG
quem limita o curso da suspensao aberta sao os amortecedores, porem pelas fotos a impressao é que seus amortecedores estao mal posicionados, como eles sao muito grandes ( o que é otimo, garante muito curso),mas o ponto de fixacao no chassis deveria ser bem mais alto ( ou bem mais baixo no eixo) e dessa forma todo o chassis ficaria mais baixo resolvendo tb o problema dos links ( explicado abaixo), isso deixa seu carrinho extremamente alto e com centro de gravidade na lua, qualquer inclinacao lateral ele vai tombar.

quanto aos links, uma das fotos com o carrinho no chao plano percebe-se que os links estao trabalhando muito inclinados ( e o chassis lá em cima), dessa forma, quando vc forçar o carrinho em algum obstaculo vai acontecer um fenomeno onde haverá a tendencia dos eixos quererem entrar p/ debaixo do chassis, e tb ocorrerá ou fenomeno chamado axle steer, ou seja.. quando a sua suspensao trabalha o entre-eixos do carrinho diminui... provavlemnte por conta disso vc terá um anti-squat brabo tb... quando vc tentar subir um barranco o carrinho vai comecar a quicar a traseira, dando pulinhos e perdendo traçao..

o ideal sao os links inferiores ficarem o maximo possive paralelo ao solo.. os seus estao // \\ quando que o ideal seria assim = =..

desculpe se joguei um balde de agua fria, com o carrinho assim, vc até anda, mas com certesa bem deficitario em relacao a qualquer outro carrinho com um setup de suspensao ideal ou proximo ao ideal..

veja como os links estao praticamente paralelos em relacao ao chao
Imagem
Imagem

suspensao , quanto mais "dropped" for, melhor o centro de gravidade e mais estavel nos obstaculos inclinados ( o que nao falta em crawling) e menos capotes toma..

se o seu carrinho conseguir fazer isso, esse é o ponto de gravidade IDEAL p/ qualquer rock crawling, ou seja, fica em pé de lado sobre as duas rodas... esse é o santo graal do ponto de equilibrio de um rockcrawling
Imagem


bao.. pode ser que eu esteja errado,, se o carrinho já estiver rodando, bota ele na trilha e faz uns videos e um relato p/ gente do desempenho dele..



T+

_________________
Fabiano - BH/MG
Axial AX-10 - Kalango
Axial AX-10 - Kamaleao
HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 7:24 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 3:48 pm
Mensagens: 1611
Localização: Belo Horizonte - MG
essa foto sua exemplifica perfeitamente o conceito de axle steer.. olhe o seu eixo traseiro.. todo o carrinho está apontado p/ o lado da parede, mas o eixo traseiro está apontado p/ o outro lado.. como se o eixo traseiro fosse " virado" p/ o lado de fora da curva...

Imagem

tipo assim.. p/ vc brincar sozinho com o carrinho ele vai andar..todo torto mais vai...essa foto por exemplo a frente querendo subir a parede e a traseira querendo fugir dela, o controle/dominio sobre o carrinho diminui muito...
sozinho p; se divertir isso nao faz diferença, mas num campeonato, torneio, disputa entre amigos, vc " perde a prova" por causa desses detalhes...

T+

_________________
Fabiano - BH/MG
Axial AX-10 - Kalango
Axial AX-10 - Kamaleao
HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 1:33 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 22, 2007 12:42 pm
Mensagens: 1339
Images: 11
Localização: São Paulo
Valeu pelas dicas.
Vou ajustar os pontos de ancoragem.
Agora quanto ao eixo, não se esqueça que no meu projetinho as duas rodas esterçam e, para diminuir o raio de curvas, elas fazem para lados opostos.
Na foto a roda está esterçada.
Vou tentar descer os links e fixar os amortecedores mais para o alto no chassi.
Adaptação é complicado, mas uma hora sai.
Ainda não consegui andar com a danada, um de meus steering blocks esfarelou.
Tenho que esperar chegar os novos.
Valeu! tendo mais comentários é só mandar.
Abs e obrigado
Marcelo

_________________
Hotroad
São Paulo - Brasil

S411 / Xray T3 / TRF416we / TRF417x
Schumacher Mi4 / HB TCX / Vone RRR
MiniZ MR02,03, MR10 e Monster/ GT2 - RG
SP 10,5 / LRP 4/ Ex10 e Ex01 / 3PK

Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 2:11 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 3:48 pm
Mensagens: 1611
Localização: Belo Horizonte - MG
aahhhh bao... nao reparei que vc estava com rear steer..

mas só de vc conseguir reposicioar os amortecedores mais alto no chassis, os links, junto com o chassis inteiro vai descer e melhorar um bocado...

é isso aí... o lance é ir montanto e consertando os pontos fracos, já já fica um baita crawler..

T+

_________________
Fabiano - BH/MG
Axial AX-10 - Kalango
Axial AX-10 - Kamaleao
HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB