RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 10:26 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 2:36 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olá Pessoal,

Sou novo por aqui, sou de Curitiba, e já gostei do forum, pessoal bacana, atencioso e conhecedores da causa....

Tenho vontade de começar a montar um modelo de escala ( a desculpa pra dona patroa é que vou montar pro meu filho de 7 anos :D :D ), sou apaixonado por Jeep (até já tive um 1:1, mas era uma amante argentina, não dava pra manter), e quando vi aquele que o Topolino montou........ ( o cara é fera), decidi que quero montar um off-road em escala também.

Porém o meu conhecimento é abaixo do sofrível :lol: :lol: , procurei pelo forum (busca), e não encontrei (o meu conhecimento de informática é pior ainda), sendo assim gostaria de perguntar.....

a) Como funciona o sistema de Rádio Controle, ou seja:
- Eletrônica: Motor - receptor - esc - servo - baterias
- Mecânica: chassis - diferenciais - caixa central (caixa de força) - suspensão.

Um pouco do que eu acho que já aprendi no forum:
- Tenho um radio que manda um sinal pra o receptor que faz com que o carro ande pra frente e pra traz, esquer e direita, o servo serve para esterçar as rodas, eo esc, pra que serve??? é uma espécie de encoder que decodifica o sinal do rádio e manda pro motor controlar a velocidade????

Me desulpem tantas perguntas assim no primeiro post, é que a culpa é de vocês, se fizessem uns modelos meia boca, eu não daria bola e iria embora :D :D

Abraços,

Eriston

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 2:45 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ersiton, como disse o Jack, vamos por partes:

Bem rápido:

Radio e receptor:
Radio voce dá os comandos, virar, acelerar, freiar;
Receptor: Fica instalado no auto, ele recebe os comandos do radio. Nele ficam ligados os servos e ESC.

Esc:

É uma central eletronica que envia os comandos para o motor.

Servo:

Responsavel pela direção do auto.

Baterias:

É o combustivel do auto. Existem varios tipos: NICD, NIMH, LIPO, etc...

O diferencial e suspensão se equivalem ao de um auto 1:1

Qualquer duvida tamo ai!!!

Abraço!!!

E bem vindo ao forum!!! :drinks:

AXIAL SXC10 F350
TEAM ASSOCIATED SC10 4X4 MAKITA
BUGGY TT XB 9T 4300KV
RC4WD TRAIL FINDER 2 TOYOTA

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 9:51 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Valeu reynaldo babalu....

Era mais ou menos o que eu tinha entendido, não estava totalmente errado...

Agora só falta eu conhecer peça por peça quais são de melhor qualidade e melhor preço, nem sempre conseguimos as duas juntas, mas......

Na verdade eu estou querendo montar um carro, como você e seu amigo Jack dizem, por partes.... tá eu sei qua sai mais caro e tudo mais, mas as vezes a gente consegue montar um modelo de acordo com aquilo que a gente quer, exemplo:

- Já vi aqui no forum que muitos compram kits prontos e logo em seguida fazem um up-grade, para substituir peças originais que nem sempre tem a mesma qualidade ou versatilidade de outras peças vendidas avulsas (pneus, motores, servos, etc...), colocando tudo no papel será que compensa???? alguém já levantou os valores???? será que montando por partes não acaba saindo por um preço melhor????

Vejam bem pessoal, eu estou somente especulando sem nenhum embasamento técnico, pois como já disse o meu conhecimento é quase nulo..... o reynaldo babalu já me deu uma pequena aula :D :D :D ......

Abraços

Eriston

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 10:03 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 5
Bem vindo Eriston, é bom ver Curitiba aparecendo...
Se vai iniciar vá de kit mesmo, pois dá um trabalhão para ficar procurando peças separadas quando não se conhece muito, sem contar que sai bem mais barato.

Hemtt 8x8 Creeper.
Stampede, nariz empinado...
FSR EB4, voando baixo.
Venom GPV-1, se parar você cai...
Lancia (1980), o primeiro...

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 10:21 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Valeu Bill,

É que você foi um dos que me geraram dúvidas.... andei olhando um post seu sobre um carro que você montou e achei bem legal, e pelo que entendi você montou o carro com peças que você já tinha e construiu a carroceria, é claro que não se trata de um modelo em escala, mas ficou bem bacana também, daí surgem as dúvidas cruéis..... mas vou pesquisar um kit pronto, é que eu sou meio teimoso mesmo, precisa de 2 ou 3 pra me convencer :D :D :D .

Agora só preciso saber o que pesquisar, os kits da Tamya são os melhores????? ou são os únicos ????? isso pra escala é claro.... Alguém aí tem um escala com brecinho de brimo, usado mesmo, pra vender aqui pra criança...... :D :D :D

Bill, existe algum lugar em Curitiba, que o pessoal se reúna pra discutir o assunto e trocar idéias ao vivo ????

Abraços....

MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 2:35 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eriston, blz? Os kit da Tamiya são os mais detalhados em escala. Um kit cc-01, vc compra lá fora por + ou - 150 dolares + frete...Já vem com motor e esc;

- Voec vai precisar de um servo, radio e receptor, não precisa ser dos melhores, já que vai usar pra escala ( onde os autos não atingem altas velocidades e não precisam de muita tecnologia ). Aqui no Forum vc encontra usados com preços muito bons!!! :D

Os ups nos autos escala, geralmente são feitos em casa mesmo, vai da sua criatividade...

Na minha Pajero usei alguns ups, mas nada que de pra fazer em casa mesmo...

Dúvidas, tamo ai!!!

Abraço!!! :drinks:

AXIAL SXC10 F350
TEAM ASSOCIATED SC10 4X4 MAKITA
BUGGY TT XB 9T 4300KV
RC4WD TRAIL FINDER 2 TOYOTA

MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 4:42 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Eriston, o meu carro a que você se referiu é um Axial Ax10, é um rock crawler. A única coisa que fiz nele foi a gaiola com formato de pick up, o resto veio pronto.
Aqui em Ctba é difícil, o povo não se junta. Sei que tem um pessoal que corre com on road e de uma pista de off em Campo Magro, mas toda vez que vou até lá nunca tem ninguém. Agora escala ou crawler nunca ouvi falar...
Podemos marcar um dia e você vê os meus... :drinks:
Onde você mora?

Hemtt 8x8 Creeper.
FSR EB4, voando baixo.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 6:27 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Reynaldo,

Andei dando uma olhada nos seus tópicos em que aparecem seus carros e são realmente muito legais, acho que vou optar pelo Tamiya mesmo, mas vou pesquisar bastante porque sou meio chato :D :D .

Ainda com relação ao Tamiya, encontrei um site francês que fala muito sobre a marca, principalmente sobre os vintage, se ninguém ainda viu, vale a pena:

http://www.blackholesun.fr/

Aí ainda tem os esquemas de chassis, CC, CR, HL, etc.... vou estudar um pouco mais...

Bill,

Hoje estive em 2 lojas aqui em Curitiba (é que eu estou de férias, então tô com tempo :D :D ), a Center Hobby, que só tem um carro off-road de velocidade 1:8 a R$ 3000,00, e na Lima Hobby, que não tem nada de elétrico só combustão.... daí dá pra vocês verem como é a nossa situação em Curitiba, não tem nada...

Eu moro no Portão, podemos sim marcar pra eu conhecer suas máquinas, pra mim será um prazer...

Abraços...

Eriston

MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 6:36 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

nesse site ainda nao tinha entrado, uma vez entrei em um site sobre os tamiya antigos, mas o site era americano. Os unicos antigos que eu gosto sao aqueles com o chassi todo em metal ( bruiser, mountaineer, blazing blazer ....... ), eu ate compraria um, mesmo estando em um estado bem precario, se nao fosse tao caro, tem buiser todo podre por 300 dolares e quando esta restaurado e bem inteirinho 3000 dolares dai é fo**

Imagem

MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 10:06 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

É assim mesmo, a moda vintage tomou conta do mundo todo e em qualquer segmento, seja carros, motos, móveis, etc.... eu mesmo estou restaurando uma bicicleta da década de 50, mas não é fácil, seja pelo fato de encontrar peças como pelo custo também, é uma brincadeira cara, que no final vale a pena o esforço.

E como não poderia ser diferente a moda também pegou os modelos, sejam eles motorizados ou estáticos.... eu mesmo ainda guardo alguns kits Revell e Tamiya da minha adolescência, quem sabe daqui a uns 30 anos eles valham alguma coisa :D :D :D

Mas o site é bem bacana, além de história, tem também ótimas explicações técnicas.....

Abraços

Eriston

MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 3:22 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Eriston, moro no Sitio Cercado, podemos marcar em um domingo... :drinks:

Hemtt 8x8 Creeper.
FSR EB4, voando baixo.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 8:48 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

E aí Eriston, blza ?

Seja bem vindo, e pode ter certeza que a galera aqui do fórum além de fera é super gente boa ! :mrgreen: :mrgreen:

Cara, eu imagino a sua angustia, de além de querer um "carrinho", querer comprar algo bom, que valha a pena e que sirva para o seu uso.
Claro que se pudéssemos, pelo menos eu teria mais uns 4 aqui comigo só nesse momento, rs.

Pra te ajudar de inicio eu posso te dizer que construir um do zero sem conhecimento como voce disse é bem complicado. Quando se monta um kit, se ganha muita experiencia (até porque se acontecer alguma coisa, voce saberá identificar e corrigir), e se aprende o funcionamento de um carro de um modo geral.

Posso te indicar 2 tópicos (na verdade serão 3, rs, mas um complementa o outro):

O primeiro é um tópico fixo aqui do forum para iniciantes: http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=45&t=2773&view=next

Ele nos ajuda a responder algumas perguntas e assim podemos nos "achar" para definir que aplicação iremos querer para o nosso auto. Acredite, voce não vai querer investir seu dinheiro e depois descobrir que não era isso que voce queria, :putz:

Os outros dois tópicos se complementam e são muito especiais para mim, :oops: :oops:
Foi toda a novela que se desenrolou para eu comprar o meu e gosto de deixar como exemplo e "tutorial", rs, :mrgreen: .
Escolhi um auto "escala" para ser utilizado em trilhas. Apenas para pura diversão !! :D
Peço-lhe que leve esse fato em consideração, pois minhas escolhas foram baseados nisso.
Eis aqui os tópicos.

O primeiro começa com as perguntas e há os tópicos relacionados que fiz para cada item (motor, ESC, tudo o que voce possa imaginar), sendo que no final de cada um há a minha escolha e o porque dela.

O segundo tem as escolhas, de novo :D , e a montagem completa do auto !

Boa leitura !!

Escolhendo: http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=59&t=11003

Decidido e montando: http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=46&t=11760

Abraços e boa leitura !

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Sex Jan 15, 2010 12:28 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Salve Grade....

Eu já tinha lido os seus tópicos, parabéns pela aquisição e montagem, são tópicos bem esclarecedores realmente.... o tópico dos iniciantes era o que eu não tinha visto (é que sou meio lento pra esse negócio de fórum, busca, tópico....) e realmente explicam tudo, ou quase tudo.... :D :D .

Mas como nem tudo são flores na terra do Lula, o que eu temia veio a se confirmar, hoje fazendo algumas contas, constatei que os meus meses de trabalho para pagar o governo já começaram, são muitos impostos, IPTU, IPVA, IPPT, IPLULA, é muito imposto, e a grana ficou curta, então o brinquedinho vai ter que esperar mais alguns meses, fazer o que, tudo pra mover o país pra frente.......

Então assim que eu puder com certeza devo adquirir um kit, de preferência Tamiya, e quando isso for acontecer espero contar com a ajuda e informaçãoes de quem já comprou, loja, preços, acessórios, etc....

Vou continuar só acompanhando o fórum pra não ficar desatualizado,

Abraços,

Eriston.

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas