PREFÁCIOA minha paixão pelo automodelismo RC vem de longe. Quando eu era garoto, aqui no Brasil só existiam os "carrinhos de controle remoto" da Estrela (Pegasus, Colossus, etc), cujo preço infelizmente era muito acima dos presentes que meus pais podiam me dar na época. Assim, possuir um "carrinho de controle remoto" era apenas um sonho de criança. Tinha que me contentar com "carrinhos de ferro" (os famosos "Matchbox"), bola, bicicleta, e - o melhor dos presentes da época - um autorama da Estrela.
Quando eu já tinha uns 12-13 anos, fizemos uma viagem de família para a Alemanha, para visitar meus avós, e lá pude enfim satisfazer meu desejo de comprar um "carrinho de controle remoto"! Além da maior variedade, o preço dos carrinhos também era bem mais acessível do que os daqui do Brasil. Entretanto, na loja de brinquedos, alguns carrinhos me chamaram a atenção. Não eram "de brinquedo", como os que eu estava acostumado. Além de parecerem mais com carros de verdade (tinham até amortecedores), vinham em "kits" para montar e pintar! Mas se os carrinhos RC "de brinquedo" eram mais acessíveis, estes carrinhos ditos "profissionais" não estavam na minha faixa de preço. Tive que me contentar em comprar um carrinho "de brinquedo" (lembro até hoje, era um Kadett prata!), que já me fez muito feliz! Dos carrinhos "profissionais" fiquei apenas com um catálogo, que levei pra casa e ficava folheando quase que diariamente, vendo as páginas com figuras do "The Frog", "The Grasshopper", etc, sonhando um dia em comprar um carrinho daqueles. Era um catálogo da Tamiya...
Agora, um BOM tempo depois - e alguns anos participando de competições de RC - navegando na net me deparei novamente com os carrinhos que povoaram meus sonhos na infância! A Tamiya relançou alguns de seus carrinhos "clássicos" (ou "vintage"), a preços bem convidativos... O RC evoluiu bastante nos últimos anos, e estes carrinhos projetados a 20-25 anos atrás hoje estão totalmente ultrapassados tecnologicamente. O desempenho e durabilidade deles não se comparam aos dos modelos de hoje, mesmo dos RTRs mais baratos. Mas, contrariando meu passado recente de competições, onde o que mais importava nos carrinhos que eu comprava era o desempenho na pista, meu interesse por estes "clássicos" foi puramente nostálgico, de colecionador. Pode-se dizer que busquei realizar meu sonho de infância, de possuir um carrinho destes! Mas revendo estes carros tantos anos depois, o que mais me chamou a atenção foi a engenhosidade dos projetos. Muitas peças foram feitas para reproduzir visualmente os buggys off-road 1/1 de chassis tubular, que faziam sucesso na época, e como ainda não havia um "padrão" de design para carros off-road, cada modelo possui soluções diferentes e inovadoras em alguns aspectos. Enquanto hoje em dia praticamente todos os carros de uma mesma categoria têm um design muito parecido, sendo as diferenças notadas apenas nos detalhes, estes primeiros carros da Tamiya possuem cada um a sua "personalidade" própria, pois os carros RC ainda estavam na sua "infância", em termos de projeto. Resolvi enfim comprar e montar alguns dos carrinhos que eram meus objetos de desejo a mais de 20 anos atrás, e vou compartilhar com vocês, colegas de hobby, esta experiência!
O TAMIYA THE FROG(clique nas imagens para ampliar)
O primeiro modelo desta linha de relançamentos da Tamiya que comprei foi o "The Frog".

Lançado originalmente em dezembro de 1983 pela Tamiya, o Frog é um buggy off-road 4x2, que teve um grande impacto no mercado de RC com seu design inovador e sua boa performance. Quem iniciou no hobby no começo da década de 1980 muito provavelmente começou com um Tamiya Frog ou Grasshopper, o que faz destes dois modelos verdadeiros ícones da história do automodelismo RC! O Frog (= sapo) marcou também o início de uma série de modelos da Tamiya batizados com nomes de animais (Frog, Grasshopper, Hornet, Fox, etc.), estratégia esta que se provou bem-sucedida e foi mantida por vários anos pela marca (e que na minha opinião é bem mais interessante que a "sopa de letras e números" de hoje, como TRF415MSXX...).
Se hoje em dia o chassis do Frog parece um tanto esquisito, é preciso levar em conta que os carros off-road da Tamiya lançados antes do Frog (a linha SRB: Sand Scorcher, Super Champ, etc.) tinham uma carroceria de plástico ABS rígido, chassis reto de fibra de vidro e muitas peças de aço fundido (bandejas de suspensão, caixa de transmissão, etc.). Portanto, para a sua época, o Frog representava um grande avanço em termos de design de carros off-road. Tendo um melhor equilíbrio no uso de plástico e metal, o Frog é muito mais leve que seus predecessores, o que o tornava um carro de desempenho superior para a categoria na época. Até o lançamento do Associated RC10, o Frog era "o carro" nas pistas de off-road, na categoria 4x2!
O Frog possui um chassis de plástico ABS, que imita as estruturas tubulares dos buggys off-road 1/1 da época. As bandejas de suspensão e o pára-choque são de nylon, constituindo uma plataforma leve, porém resistente, ideal para pistas off-road. A bateria é presa na parte inferior do chassis, proporcionando ao carro uma melhor estabilidade (baixo CG) e distribuição de peso, necessárias para encarar terrenos acidentados e saltos. A suspensão é independente nas 4 rodas, sendo composta na dianteira por "double wishbone" (bandejas sobrepostas) com molas internas (sem amortecedores) e braços radiais em aço. A suspensão traseira é do tipo "trailing arm" ("braço arrastado") e tem amortecedores a óleo com corpo de alumínio, montados horizontalmente. A caixa da transmissão é selada, possui um diferencial de engrenagens e relação de engrenagens de 3 passos, com rolamentos que asseguram máxima eficiência na transmissão. A carroceria é de policarbonato, mais leve que as de plástico ABS dos modelos anteriores. O motor é o famoso "latinha" Johnson 540.
O chassis do Frog foi usado pela Tamiya como base para diversos carros, como o Subaru Brat (jul-1983) e o Lancia Rally (nov-1983), e também em monster trucks, como o Black Foot (out-1986) e o Monster Beetle (dez-1986).
Este Frog relançado pela Tamiya em 2005 possui algumas atualizações, mas preserva as características básicas do modelo original. Os amortecedores traseiros agora têm diafragma para compensação de volume e os eixos traseiros são do tipo dogbone, ao invés dos "splines" sextavados do original, que espanavam com certa facilidade. A Tamiya também inclui um "speed" eletrônico TEU-101BK, que substitui o speed mecânico original. A bolha de policarbonato com contornos suaves, marca registrada do carro, permanece a mesma, enquanto que as rodas são compostas por 3 peças e apresentam pneus dianteiros com sulcos e traseiros com cravos, para melhor desempenho na terra.
Fiel ao seu nome, o Frog gosta de saltar, mas a suspensão mais dura leva a aterrissagens nem sempre muito suaves. Para compensar, as hastes laterais de metal ajudam a reposicionar o Frog sobre as rodas em caso de capotagens e ainda protegem a bolha.