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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 7:25 am 
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ola pessoal..

duvidas em relação ao combo ezrun 60A q acabei de adquirir:

1) vou utilizar 11,1v (3S), algum problema?
2) preciso trocar o fan cooler? me parece q nas instruções foi bem direto dizendo q seu utilizar o cooler q veio de 5V com 11,1v vai queimar o mesmo.


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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 7:29 am 
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1 - Sim

2 - Sim, troque por um de 12V, dá pra char em qq loja de eletronica boa :mrgreen:

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 7:59 am 
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Ou, se conseguir, ligue o cooler do ESC no RX.

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 10:17 am 
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O Cooler fica ligado no UBEC interno, mas tem gente que prefere ligar nos 7,4v da bateria para aumentar a velocidade, se vc fizer isso o cooler original não aguenta com 3S, mas se for para deixar a instalação original pode usar 3S sem problemas.

Um detalhe é que este cooler não é roletado e em pouco tempo começa a fazer barulho e perder rendimento. Recomendo que compre um cooler no site casadocooler, lá tem o cooler de 25mm roletado, é tão bom quanto um especial da Yeah Racing. Fique atento que no site tem o de 5v para instalação original e de 12v para instalar na bateria 3S.

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 12:06 pm 
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vamo la. deixa eu ver se entendi:

em relação ao joao medina: perguntei se tem problemas eu usar combo ez 60A com 11,1v e ele me respondeu q sim. qual seria o problema?

em relação ao nattis: entendi.. ele estar ligado no bec e portanto ñ é afetado pelo 11,1v. eu vou deixar do jeito q veio, entao td blz? posso ligar 11,1v s/ problemas?

valeu!


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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 12:33 pm 
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lawmarangoni escreveu:
vamo la. deixa eu ver se entendi:

em relação ao joao medina: perguntei se tem problemas eu usar combo ez 60A com 11,1v e ele me respondeu q sim. qual seria o problema?

em relação ao nattis: entendi.. ele estar ligado no bec e portanto ñ é afetado pelo 11,1v. eu vou deixar do jeito q veio, entao td blz? posso ligar 11,1v s/ problemas?

valeu!


se vc liga em 11,1 ele vai queimar, pois essa voltagem ira para o cooler, ligue o cooler na saida do rx


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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 12:55 pm 
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pedro-bz escreveu:
lawmarangoni escreveu:
vamo la. deixa eu ver se entendi:

em relação ao joao medina: perguntei se tem problemas eu usar combo ez 60A com 11,1v e ele me respondeu q sim. qual seria o problema? Vai queimar o cooler

em relação ao nattis: entendi.. ele estar ligado no bec e portanto ñ é afetado pelo 11,1v. eu vou deixar do jeito q veio, entao td blz? posso ligar 11,1v s/ problemas? Não pode

valeu!


se vc liga em 11,1 ele vai queimar, pois essa voltagem ira para o cooler, ligue o cooler na saida do rx
Isso mesmo! foi o que eu postei antes

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 3:47 pm 
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rpompeu e pedro-bz, pode ligar 3S no EZRun sim que não afeta o cooler. Basta dar uma olhada na fiação do cooler, ele vai soldado lodo abaixo da solda do fio que vai para o receptor, portanto o UBEC interno garante a voltagem estabilizada para o RX e cooler. A instalação original é basicamente a mesma coisa que pegar um cooler e ligar no RX.

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Editado pela última vez por NATTIS em Ter Fev 09, 2010 4:03 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 3:52 pm 
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A imagem abaixo mostra claramente que o cooler esta instalado na mesma via de alimentação do receptor, portanto pode usar 3S sem problemas já que o UBEC aguente 2 e 3S:


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 4:03 pm 
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Página 2 do manual:
1. Cooling fan (12V): The high voltage fan is necessary when you are using
battery pack more than 6 cells of NiMH. It is located on the heat sink of the ESC, it
helps to cool the ESC with downward airflow. The picture on the right side shows
the installation.
WARNING! Please note the original fan (5V) combined with the ESC can
ONLY work with a 2 cells lithium battery pack or 4-6 cells NiMH battery pack.
Please NEVER use it with a 3 cells lithium battery pack or NiMH battery pack
more than 6 cells, otherwise it may be destroyed.
Please check the label of the fan carefully to confirm its working voltage
before using it.

Fonte:
http://www.hobbywing.com/upload/manual/HW-13-V2.pdf

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 4:13 pm 
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Entre o manual e o óbvio qual vc ficaria?

Vc falou para ele ligar o cooler no receptor, mas esta mais do que óbvio ai na imagem que a fiação do cooler é a MESMA do receptor, só vai ter trabalho fazendo esta troca de 6 por 1/2 dúzia para nada.

No manual informa “nunca, jamais ligar 3S”, mas também informa a tabela de motores permitidos com 3S sem necessidade de UBEC externo. No manual também tem erros de configurações no qual quebrei a cabeça para descobrir e eu achando que o ESC estava com problemas.

Se precisarem de mais provas eu posto um vídeo de um ESC EZRun 60A rodando com 2 e 3S PROVANDO que a alimentação do cooler e RX ficam estabilizadas.



rpompeu escreveu:
Página 2 do manual:
1. Cooling fan (12V): The high voltage fan is necessary when you are using
battery pack more than 6 cells of NiMH. It is located on the heat sink of the ESC, it
helps to cool the ESC with downward airflow. The picture on the right side shows
the installation.
WARNING! Please note the original fan (5V) combined with the ESC can
ONLY work with a 2 cells lithium battery pack or 4-6 cells NiMH battery pack.
Please NEVER use it with a 3 cells lithium battery pack or NiMH battery pack
more than 6 cells, otherwise it may be destroyed.
Please check the label of the fan carefully to confirm its working voltage
before using it.

Fonte:
http://www.hobbywing.com/upload/manual/HW-13-V2.pdf

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 4:28 pm 
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A sua experiência é a prática, só tenho a teórica pois quando tinha ezrun nunca usei ele com 3s.
Acredito no manual pois segui ele e nunca tive problemas de configuração.

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 4:51 pm 
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A gente não espera que nos manuais venham descritos coisas errados, mas infelizmente principalmente os EZRuns e XERuns vem alguns absurdos, provavelmente na hora do entendimento para a tradução que normalmente é feito por gente não não manja nada de RC.

Eu tenho vários deste combo que na verdade é genérico, a Hobbywing, a Turnigy e a Yeah Racing vendem o mesmo, só muda a etiqueta. A Yeah Racing é o mais simples e direto e fala coisas fundamentais que os outros não falam como Watterproff e dustproff. Eu já tinha mergulhado meus autos na agua, lama, areia, merda, etc, tudo com o C* na mão achando que ia queimar o ESC, nunca tive problemas achando que era sorte, mas a Yeah Racing confirmou agora que eles são realmente a prova de agua e areia.

Agora saiu a versão 2.2, e ninguém sabe a diferença para a versão 2.0... :blink: Calamidade isso...

No link abaixo tem o manual resumido do combo Yeah Racing informando Watterproff e dustproff:
http://www.yeahracing.com/catalog/ultim ... -2451.html


rpompeu escreveu:
A sua experiência é a prática, só tenho a teórica pois quando tinha ezrun nunca usei ele com 3s.
Acredito no manual pois segui ele e nunca tive problemas de configuração.

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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 5:12 pm 
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nao sei se o de 35A é diferente, mas nele eu q tive q fazer essa ligaçao no fio q vai pro tx, se nao queimaria meu cooler


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MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 5:16 pm 
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Eu não tenho um de 35A na mão, mas esta para chegar em breve, dai eu dou uma olhada e retorno.

pedro-bz escreveu:
nao sei se o de 35A é diferente, mas nele eu q tive q fazer essa ligaçao no fio q vai pro tx, se nao queimaria meu cooler

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