Os kevlar que eu tive contato não pareciam resinados como as fibras de vidro e carbono, pareciam mais um tecido, tipo aqueles de Quimono sabe? Da para ver as costuras feitas aparentemente de fios de Kevlar. O cara da Armor que blinda carros fala que o Kevlar para as balas pela flexibilidade, ele não deixa passar nada por causa da deformação, também é usado em coletes a prova de bala, acredito que se resinar vai perder esta característica especial do Kevlar.
O carbono tem flexibilidade muito limitada, pois tem que ser laminação fina, se fizer grossa o carbono fica rígido como aço.
Eu vi uma vez uma série de carros de F1 passando no Discovery e falava que eles são totalmente de fibra de carbono, pois o carbono é mais leve e resistente que o aço e no impacto ele esfarela impedindo que peças grandes e pesadas seja jogadas na batida ficando mais seguro. O Kevlar é usado nos uniformes dos pilotos para impedir cortes em caso de batida, tem aquelas jaquetas de piloto de moto que são forradas com Kevlar.
Outra coisa interessante é que para comprar Kevlar tem que comprar da Kevlar ou representante, não é vendido por ai fácilmente, é um produto patenteado, Já a fibra de carbono vc acha em qualquer lugar, até mantas de fibra sem resinação vc já acha, não tem que pagar royalds para ninguém, por isso que o Kevlar é bem caro.
Fernando escreveu:
Então, até onde eu pesquisei, a fibra de carbono parece fibra de vidro, ou seja, é bem flexível. As peças que conhecemos são feitas de plástico ou resina reforçadas com a fibra, em forma de fios ou tecido.
Então, o tecido de kevlar é muito parecido com o tecido feito com fibra de carbono, mas um pouco mais flexível.
Li na internet que algumas peças de F1 e F-Indy são feitas de fibra de carbono e outras de kevlar, mas queria saber se o uso é parecido, se é feito com laminas, se precisa de forno, etc.