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MensagemEnviado: Dom Mar 14, 2010 5:39 pm 
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Pessoal, sou novo com EP e comprei um motor Speed Passion 10,5 para correr na AARC.

Sobre motores escovados, nao tem segredo, pois,o andei mais de 20 anos de autorama profissional, mas os motores como esse SP 10,5 nao sei como ou se precisa amaciar e se há alguma forma específica.

Procurei no forum, mas nada específico, somente para os "carvonados" hhihi

Alguém pode dar dica?
Obrigado


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MensagemEnviado: Dom Mar 14, 2010 6:36 pm 
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Amigo, os caras q representam a SP podem esclarecer sua dúvida, mas até onde sei, motor BL não precisa de amaciamento, posso estar enganado.

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Dom Mar 14, 2010 8:59 pm 
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Blz! Vou esperar mais comentários, mas ta fraco! hehe


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MensagemEnviado: Dom Mar 14, 2010 10:06 pm 
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De fato motores brushless não precisa ser amaciado.
É ligar e sair rasgando..rs
Só tome cuidado com a temperatura.

[]s

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PacaLoucos


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MensagemEnviado: Dom Mar 14, 2010 10:16 pm 
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Ok Coelho...mas, qual a temperatura recomendavel?


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MensagemEnviado: Seg Mar 15, 2010 9:21 am 
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lfboss escreveu:
Ok Coelho...mas, qual a temperatura recomendavel?


Até 90ºC é o que eu uso. na verdade nos meus motores eu não passo dos 80.

[]´s

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PacaLoucos


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MensagemEnviado: Qui Mar 25, 2010 12:04 am 
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lfboss escreveu:
Ok Coelho...mas, qual a temperatura recomendavel?


lfboss, temperatura recomendada pelo representante no Brasil da marca: até no máximo 95ºC, mais que isto pode ser prejudicial.

e como disseram motor BL é por no carro e sentar o dedo...

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MensagemEnviado: Qui Mar 25, 2010 8:55 am 
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Uso brushless desde 2006, nunca amaciei nada, somente antes de correr coloco óleo nos rolamentos.
Mesmo correndo de off-road onde forçamos o motor nunca chegou a 80º e mesmo quente não há alterações na performance.

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MensagemEnviado: Qui Mar 25, 2010 10:46 am 
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É bom entender o que é o termo amaciamento. Tipo:

• Amaciar um motor a combustão – Rodar até que a camisa e pistão fiquem perfeitamente lisas um contra o outro diminuindo a resistência;
• Amaciar um auto-falante – Tocar até que a aranha de tecido fique mais solta. Falantes com aranha de borracha não tem amaciamento;
• Amaciar um motor elétrico buchado – rodar até que as buchas peguem o formato do coletor;

Rolamentos, borracha, madeira, etc, não existe amaciamento, no brushless o único atrito são as esferas dentro dos rolamentos, logo não existe amaciamento.

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Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


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MensagemEnviado: Sáb Mar 27, 2010 10:32 am 
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MSYano escreveu:
Uso brushless desde 2006, nunca amaciei nada, somente antes de correr coloco óleo nos rolamentos.
Mesmo correndo de off-road onde forçamos o motor nunca chegou a 80º e mesmo quente não há alterações na performance.

Então, sobre temperatura, quanto mais quente, menos eficiencia ele tem... Um motor a 80~90ºC vai frear e retomar MENOS.

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MensagemEnviado: Sáb Mar 27, 2010 11:00 am 
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alekimura escreveu:
MSYano escreveu:
Uso brushless desde 2006, nunca amaciei nada, somente antes de correr coloco óleo nos rolamentos.
Mesmo correndo de off-road onde forçamos o motor nunca chegou a 80º e mesmo quente não há alterações na performance.

Então, sobre temperatura, quanto mais quente, menos eficiencia ele tem... Um motor a 80~90ºC vai frear e retomar MENOS.

Como eu disse, nunca cheguei a 80º, outro dia um japa doido com um Tekin RS Pro com um motor 11.5 depois de dois minutos quando ele percebeu uma queda de rendimento já saiu fumaça. Ele tinha alterado timing para aumentar o torque e torrou o motor.
Acredito que o brushless aguenta trabalhar com uma temperatura mais alta sem perder a performance, porém acredito que tudo tem limite.

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MensagemEnviado: Dom Mar 28, 2010 11:35 am 
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MSYano escreveu:
alekimura escreveu:
MSYano escreveu:
Uso brushless desde 2006, nunca amaciei nada, somente antes de correr coloco óleo nos rolamentos.
Mesmo correndo de off-road onde forçamos o motor nunca chegou a 80º e mesmo quente não há alterações na performance.

Então, sobre temperatura, quanto mais quente, menos eficiencia ele tem... Um motor a 80~90ºC vai frear e retomar MENOS.

Como eu disse, nunca cheguei a 80º, outro dia um japa doido com um Tekin RS Pro com um motor 11.5 depois de dois minutos quando ele percebeu uma queda de rendimento já saiu fumaça. Ele tinha alterado timing para aumentar o torque e torrou o motor.
Acredito que o brushless aguenta trabalhar com uma temperatura mais alta sem perder a performance, porém acredito que tudo tem limite.

Aham... Não é dificil aqui, em SP, na ultima ou nas ultimas voltas dos 6 minutos de uma Final, nós percebermos que o freio não tem aquela pegada mais... Mas é pq usamos bastante freio e andamos de Spool, vcs ai devem usar bem pouco por usar one-way né? Ai até perceber que ele está no limite deve demorar mais...

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