RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 1:57 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 63 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 11:46 am 
Novo no Fórum

galera... antes de mais nada, sou novo no hobby. O relato abaixo foi na minha primeira experiência e não consigo resolver.

Comprei um Traxxas Rustler elétrico VXL, está com bateria Venom 11.1v, 4000mAh, LiPo

Ando com ele uns 3 minutos, e o led verde de power logo começa a piscar em vermelho (no manual, esse sinal seria de bateria lipo no limite de segurança a respeito de pouca carga.)

Checando a bateria, ainda está com seus 95%.

Se religo a bateria, o led já está verde novamente, possibilitando andar mais 3 minutinhos e o problema ocorre novamente.

O q pode ser?

valeu

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 1:02 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

DMT3000 escreveu:
galera... antes de mais nada, sou novo no hobby. O relato abaixo foi na minha primeira experiência e não consigo resolver.

Comprei um Traxxas Rustler elétrico VXL, está com bateria Venom 11.1v, 4000mAh, LiPo

Ando com ele uns 3 minutos, e o led verde de power logo começa a piscar em vermelho (no manual, esse sinal seria de bateria lipo no limite de segurança a respeito de pouca carga.)

Checando a bateria, ainda está com seus 95%.

Se religo a bateria, o led já está verde novamente, possibilitando andar mais 3 minutinhos e o problema ocorre novamente.

O q pode ser?

valeu

Qual a relação (coroa/pinhão) que vc tá usando? Seu esc tem cooler?

O que está ocorrendo é que a proteção de temperatura tá desarmando o ESC. Depois que começa a piscar em vermelho, vc sente que o carro perde uns 50% de rendimento? Vc mediu a temperatuda do esc quando começa a piscar?

Ou então...qual a taxa de descarga da sua bateria? (Quantos "C")?

Se for 15C esquece, porque o Velineon puxa bastante e 15C não rola....no mínimo, tem que ser 25C....pode ser o cutoff do esc quando vc acelera muito e a bateria "pede arrego"....

Falow...

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 1:11 pm 
Novo no Fórum

Qual a relação (coroa/pinhão) que vc tá usando? Seu esc tem cooler?
Não sei dizer, do jeito que saiu da caixa, estou usando.
o modelo é exatamente este: http://www.traxxas.com/products/electri ... ustler.htm

Depois que começa a piscar em vermelho, vc sente que o carro perde uns 50% de rendimento? Vc mediu a temperatuda do esc quando começa a piscar?
Sim, o carro fica com 50% de rendimento. A temperatura eu não medi, mas de colocar o dedo, chega a queimar.

Qual a taxa de descarga da sua bateria? (Quantos "C")?
Possui 30c

Será que é super aquecimento? Será que cooler resolve?

Obrigado

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 1:20 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

tenta encurtar a relaçao pra ver( pinhao uns 2 ou 3 dentes menor), pois se esta entrando em proteçao por temperatura rapido assim so o cooler nao ira resolver

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 1:25 pm 
Novo no Fórum

tenta encurtar a relaçao pra ver( pinhao uns 2 ou 3 dentes menor)

Antes de mais nada.. agradeço a ajuda de vcs :D

Então... desculpem, eu sou bem novato... não sei nem o que é o pinhão =(

Como faço isso?

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 1:31 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

pinhao é a engrenagem q fica presa no eixo do motor, ele tem um parafusinho, vc afrouxa ele e retira puxando, depois coloca o pinhao menor ai vai ter q ajustar tbm a distancia pinhao/coroa

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 1:46 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

DMT3000 escreveu:
tenta encurtar a relaçao pra ver( pinhao uns 2 ou 3 dentes menor)

Antes de mais nada.. agradeço a ajuda de vcs :D

Então... desculpem, eu sou bem novato... não sei nem o que é o pinhão =(

Como faço isso?

No gear box (caixa de engrenagens), tem uma pampa preta, presa por dois parafusos. É só soltar os dois parafusos e tirar a tampa.
Vai ficar amostra o pinhão (que está no eixo do motor) e o Spur, que está ligado a caixa (como o seu é original deve ser 86dentes).

Ai é só trocar o pinhão, tem que soltar ele afroxando um parafuso que tem na lateral dele.

Depois coloca o outro um pouco menor e reaperta.

Cuidado, não liga ainda. Agora o pinhão ficou distânte do spur, e eles tem que estár prósimos e alinhados.

Afrouxa um pouco os parafusos que prendem o motor para poder ajustar a distância.

Se não souber a distância, pode usar uma folha de papel, bota entre os dois e junta o pinhão com o spur. Ai aperta nova novamente os parafusos que sustentam o motor, para que não corra.

Pronto já pode tirar o papel. A função do papel é não permitir que o pinhão fique muito junto ao spur, pois fica mais pesado para girar. Já se não estiver próximo o suficiente, vai moer os dentes do spur.

Inclusive pode ser que o seu pinhão esteja muito apertando ao spur, o que faz que fique pesado e forçe o motor e esc.

Agora antes de colocar a capinha, pega um pouco de fita isolante e fecha aquela abertura que tem nela, para evitar que entre pedrinhas e sujeira :wink:

Tem capinha da RPM que já vem fechado, mas é frescura, fita isolante já dá um bom resultado...

Forte abraço e bom divertimento... o Rustler é um ótimo carro, já tive e recomendo.

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 1:56 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 0
Ele deve estar com relação 25/83 e pelo manual acho que é o padrão que vem com ele.
O problema é que o pinhão reserva (engrenagem) é de 28t aí vai piorar. Tenta comprar uma engrenagem de 23 ou menos dentes.
Olha no seu manual na página 22 e 26 ele explica essa parte.
Enquanto não troca, muda a configuração do ESC para 50%, aí pelo menos vai poder andar com o carro.
De qualquer forma, vale a pena usar cooler sim, é um bom investimento.
Isso é o pinhão
Imagem
E isso é a coroa
Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 2:19 pm 
Novo no Fórum

Muito obrigado,

tudo aqui foi de grande ajuda... vou ver tudo isso :D

Outra pista do que pode ser:
meus testes foram debaixo de sol num calor de + - 28 graus e o carro andou boa parte em grama (percebi que grama força bem mais o motor).

Anoite, em um ambiente bem mais fresco e correndo em azulejo, ele andou até eu me cansar, + - uns 15 minutos.

Parece que realmente é o calor do motor, não?

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 2:44 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Aproveitando o tópico (e pra não ter que abrir outro)....Eu tô usando 3s e minha relação é 31/76.....ando uns 8 minutos e o esc corta por causa do aquecimento....isso porque o esc tem cooler....

Tô pensando em instalar mais uns dois coolers em volta do esc, mas mesmo assim acho que vai continuar cortando por causa da temperatura....o motor tá de boa, já que tenho a caixa de transmissão em alumínio e cooler também...sei que a relação tá bem alta, mas queria andar com ela por uns 15 minutos sem superaquecer....

Andei pesquisando e vi que lá fora o pessoal usa uma pasta térmica chamada "Artic Silver"....que usa em coolers de computador....

Alguém já ouviu falar? Sabe como usa?

Falow...

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 3:22 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Johnny English escreveu:
Aproveitando o tópico (e pra não ter que abrir outro)....Eu tô usando 3s e minha relação é 31/76.....ando uns 8 minutos e o esc corta por causa do aquecimento....isso porque o esc tem cooler....

Tô pensando em instalar mais uns dois coolers em volta do esc, mas mesmo assim acho que vai continuar cortando por causa da temperatura....o motor tá de boa, já que tenho a caixa de transmissão em alumínio e cooler também...sei que a relação tá bem alta, mas queria andar com ela por uns 15 minutos sem superaquecer....

Andei pesquisando e vi que lá fora o pessoal usa uma pasta térmica chamada "Artic Silver"....que usa em coolers de computador....

Falow...

Já pensei nessa pasta também para dar um melhor contato do cooler de alumínio no motor, mas acho que vai dar muito trabalho.
É uma pasta bem grossa e grudenta.
Você consegue encontrar fácil em lugares que vendem componentes eletrônicos, pois é utilizada para dar melhor contato dos mosfets com os dissipadores de alumínio (exemplo som automotivo), em informática é utilizado entre o cooler e o processador.

A função dessa pasta é garantir a maior área de contato possível com o dissipador, só ela não faz milagre.

Aqui no Brasil eu conheço como pasta térmica.

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 3:32 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Johnny English escreveu:

Falow...

sua relaçao nao ta longa demais nao?

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 4:03 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Meu caro, o que está acontecendo é o corte de Lipo mesmo.
Quantos "C" tem a sua bateria? Ela nao tá aguentando o "tranco" e tá baixando a tensão na hora que vc esta usando. Quando vc liga novamente, ela já se acalmou e por isso vc consegue andar mais um pouco.

Falo isso pq tenho um Rustler e tive o mesmo problema com baterias de 15C.

Falow :drinks:

Frase mais ouvida no carro do Kimura: "O sinal do GPS é insuficiente."

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 4:21 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Thobias escreveu:
Meu caro, o que está acontecendo é o corte de Lipo mesmo.
Quantos "C" tem a sua bateria? Ela nao tá aguentando o "tranco" e tá baixando a tensão na hora que vc esta usando. Quando vc liga novamente, ela já se acalmou e por isso vc consegue andar mais um pouco.

Falo isso pq tenho um Rustler e tive o mesmo problema com baterias de 15C.

Falow :drinks:

a dele é 30c...

MensagemEnviado: Ter Mar 16, 2010 6:05 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

pedro-bz escreveu:
Johnny English escreveu:

Falow...

sua relaçao nao ta longa demais nao?

Cê não viu nada ainda.....pretendo andar com 35/76....o pinhão já chegou, só falta instalar....só preciso achar uma fórmula milagrosa pra baixar a temperatura do esc....tô pensando em colar um monte de dissipador nele....

Falow...

Criar novo tópico Responder  [ 63 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas