RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 2:19 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 10:56 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Images: 9
Galera, como a maioria aqui tem muito mais experiência do que eu, peço opiniões para ver se consigo acertar no drift. Tenho um HPI Sprint, que está com motor epic 13T, pneus de eletroduto, os dianteiros com furos preenchidos de cola quente para melhorar o grip, baterias nicd e nimh, um servo hitec bem lento, esc duratrax Intellipeak 8t e rádio am futaba. Ja tentei diferentes tipos de setup, até conseguir a melhor opção, dif traseiro blocado, rodas dianteiras com toe-out +-2º, camber um pouco negativo em todas. A sensação que eu tenho é que o carro não fica na mão, por mais que ande de lado, qualquer aliviada no dedo ou acelerada por mais sensivel que seja causa uma mudança grande de trajetória, não permitindo um controle adequado. O uso de um combo brushless tornaria o controle mais fácil? A relação influencia muito? O motor esquenta muito com uns 15 min. Tenho treinado e dedicado, e acho que a minha limitação agora é o equipamento. Qualquer opinão é bem vinda.
Abraço a todos.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:14 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

claudiorcar escreveu:
Galera, como a maioria aqui tem muito mais experiência do que eu, peço opiniões para ver se consigo acertar no drift. Tenho um HPI Sprint, que está com motor epic 13T, pneus de eletroduto, os dianteiros com furos preenchidos de cola quente para melhorar o grip, baterias nicd e nimh, um servo hitec bem lento, esc duratrax Intellipeak 8t e rádio am futaba. Ja tentei diferentes tipos de setup, até conseguir a melhor opção, dif traseiro blocado, rodas dianteiras com toe-out +-2º, camber um pouco negativo em todas. A sensação que eu tenho é que o carro não fica na mão, por mais que ande de lado, qualquer aliviada no dedo ou acelerada por mais sensivel que seja causa uma mudança grande de trajetória, não permitindo um controle adequado. O uso de um combo brushless tornaria o controle mais fácil? A relação influencia muito? O motor esquenta muito com uns 15 min. Tenho treinado e dedicado, e acho que a minha limitação agora é o equipamento. Qualquer opinão é bem vinda.
Abraço a todos.

olá amigo
se o seu motor esta esquentando pode ser a relacao sim, qual coroa e pinhao está usando?
se esta original a relacao é por volta de 6.alguma coisa
está muito alta para um 13T
pode passar para uns 7.5 para cima

motor BL muda sim, claro que depende muito do kv dele e da bateria q vc usa,
BL seria ideal com lipo, mas nimh tmb rola...
com relacao a ficar meio descontrolado... te diria para tentar mexer na suspensao.. e talvez colocar um peso na frente.

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:25 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Valeu Fábio. A relação está em torno de 6 realmente e nesta eu ainda não mexi. A suspensão já tentei de tudo, só falta tentar colocar umas molas mais macias, mas está dificil de encontrar. Peso na frente eu também já tentei. Acho que pode ser a configuração do esc também, é uma tentativa que eu ainda não havia pensado. Mas vou pensar seriamente em um bl com lipo. Aceito sugestões.
Abraço.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:37 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

vc colocou cola quente só na frente ? ? ?

isso atrapalha muito hein

tem que ser nas 4....se possivel igual ou no máximo um furo de diferença

aqui no Japão.... mesmo com a variedade de pneus....

se vc colocar médium na frente e hard atraz já fica fora de controle

pode ser isso....aliás eu acho que é isso.....

Imagem

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:46 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

bolinha10 escreveu:
vc colocou cola quente só na frente ? ? ?

isso atrapalha muito hein

tem que ser nas 4....se possivel igual ou no máximo um furo de diferença

aqui no Japão.... mesmo com a variedade de pneus....

se vc colocar médium na frente e hard atraz já fica fora de controle

pode ser isso....aliás eu acho que é isso.....

Acho que varia de carro e piloto, eu uso o esquema da cola quente só na frente, com camber, e molas duras na dianteira, melhorou muito, o carro sai mais de traseira, e atrás camber zero e eletroduto sem furos e molas macias, parece até counter hehe... e ainda está com os dois diff's soltos, vou blocar só o traseiro. (Soltei quando desmontei o chassi todo para limpar, agora to sem coragem de desmontar a metade do carro hehe...)
Claudio, outra coisa que faz diferença é o servo, se ele não funcionar rápido, a direção não tem tempo de corrigir a manobra, se puder coloque um desses mais rápidos... digo por experiencia propria. O resto é treino.

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:52 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

O grip dianteiro eu também corrijo no camber, e deixo a suspensão dianteira mais dura. Quanto ao servo eu também já havia pensado, o bichinho é lerdo. Comparado com o do Slash é absurda a diferença. Qual seria um de melhor custo beneficio, já que tem que ser rapido e não precisa de muito torque?

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:54 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

claudiorcar escreveu:
O grip dianteiro eu também corrijo no camber, e deixo a suspensão dianteira mais dura. Quanto ao servo eu também já havia pensado, o bichinho é lerdo. Comparado com o do Slash é absurda a diferença. Qual seria um de melhor custo beneficio, já que tem que ser rapido e não precisa de muito torque?

Acho que o Tower Pro MG 995 deve dar pro gasto...
Qual servo voce está usando agora?

Imagem

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:57 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

É um Hitec. Se não me engano o modelo é 211. Vou dar uma pesquisada nesse que vc citou. Valeu.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:58 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Quando puder, assiste os videos da Hpi, as manobras que eles mostram ajuda muito.
Só não use D-Box :mrgreen2:

Imagem

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 12:04 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Eu já vi os vídeos, são realmente úteis. Quando ao servo tower pro, dê só uma olhada no comentário do primeiro review que eu achei:
You've probably seen these servos advertised on eBay and on the cyber-shelves of just about every Chinese RC box-drop web-store on the Net.

On paper, they sound fantastic.

Hi torque, good speed, low cost, digital amp and (depending on which piece of over-hyped advertising you read) they even have a coreless motor!

Based on these specifications I had great expectations for the MG995 servos so I bought a dozen or so at US$20 each and figured "how bad could they be?"

Well unfortunately the reality was far worse than anything I could have imagined.

[b]These really are the worst servos I've ever seen - bar none!

Pra quem não sabe ingles a ultima frase: "Estes são realmente os piores servos que eu já vi"

http://www.rcmodelreviews.com/mg995review.shtml
...............

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 12:37 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

claudiorcar escreveu:
Eu já vi os vídeos, são realmente úteis. Quando ao servo tower pro, dê só uma olhada no comentário do primeiro review que eu achei:
You've probably seen these servos advertised on eBay and on the cyber-shelves of just about every Chinese RC box-drop web-store on the Net.

On paper, they sound fantastic.

Hi torque, good speed, low cost, digital amp and (depending on which piece of over-hyped advertising you read) they even have a coreless motor!

Based on these specifications I had great expectations for the MG995 servos so I bought a dozen or so at US$20 each and figured "how bad could they be?"

Well unfortunately the reality was far worse than anything I could have imagined.

[b]These really are the worst servos I've ever seen - bar none!

Pra quem não sabe ingles a ultima frase: "Estes são realmente os piores servos que eu já vi"

http://www.rcmodelreviews.com/mg995review.shtml
...............

Nossa, nunca vi ninguem falando mal desse servo por aqui...
Acho que um S3003 novo deve dar pro gasto então.

Imagem

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 12:39 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Esse MG955 é um lixo mesmo.

MensagemEnviado: Qui Abr 01, 2010 11:58 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu acho que tenho mais de 40 servos de várias marcas, todos de tamanho Standard usado em aeromodelos e automodelos e os servos que tive mais problemas foram com os Futaba S3003 por terem muito jogo e "griparem" devido as buchas nos lugares dos rolamentos e os Hobbico CS60 que alem de apresentar os problemas do S3003 são mais frágeis.

Um servo básico que eu acho muito bacana é o Furaba S3004 que é roletado, mas hoje com os chineses a 1/3 do valor resolve trocar eles pelo Hextronik 5010 que também é roletado, testei também o Hextronik 12K que além de roletado tem engrenagens de aço e 10kg, muito superior ao S3004 e muito mais barato. Em se tratando de precisão todos são umas porcarias assim como os Futabas, JRs, E Hitecs modelos básicos, mas para automodelismo sinceramente o que importa é força e durabilidade, esse negócio de ser digital com precisão do ponto zero somente pode ser notado em aeromodelos de velocidade e precisão e em helicópteros que tenha um gyro sensacional, normalmente estes servos já tem uma boa força e muitos acham que é porque é digital ou por x motivos, mas é só comparar com outro servo forte que vc não notará diferença.

MensagemEnviado: Sex Abr 02, 2010 12:22 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Images: 0
Tambem tenho um Sprint 2 que eu uso pra drift, meu carro melhorou muito com o seguinte setup deixei 2 graus de toi-out na frente cambagem bem negativa atraz e bloquei o diferencial traseiro. quanto maior a cambagem negativa atras mais a traseira gruda dai vc tem que testar, toi-out na frente ajuda em long drift, porem se a pista for muito travada deixa a frente em 0º ou até toi-in. Quanto ao motor uso um 5700 kv original do flux com lipo 5000 mah, ajuda muito, porem tambem tem a questão se se acustumar com o carro, tipo se colocar uma bateria de 3500 mah (Mais leve) já desequilibra meu setup. Lembrando que drift é 10 % setup e o resto é dedo.

Espero ter ajudado

Personal album

MensagemEnviado: Seg Abr 05, 2010 10:45 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Valeu Esanti. O meu setup mais acertado acabou sendo aproximadamente o mesmo que vc indicou. Constatei o mesmo efeito da cambagem traseira, realmente faz diferença.
Nattis, obrigado por passar a experiência com os servos, realmente é bom saber a opinião de quem já testou diversas opções e tem condições de concluir qual o melhor custo benefício.
Eu mudei a configuração do esc e alterei a relação, deixando mais curta. Melhorou bem o comportamento do carro. Vou testar também um motor 19t que tenho. Quando acertar vou "tentar" postar um video aqui.
Agradeço a atenção de todos.

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas