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MensagemEnviado: Dom Abr 04, 2010 8:14 pm 
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Tive a infelicidade de comprar um Xray T2 007 com a plate inferior muito desgastada e começou a lascar a fibra na parte da frente. Pelo carro ser muito bom e estar com a mecânica impecável decidi trocar esta parte, porém tive dificuldades de encontrar em fibra de carbono e quando encontrei custava R$280,00 só a plate!!!

Por isso decidi fazer eu mesmo o chassis, utilizando alumínio de 2,5mm e toda a experiência que tenho com este tipo de serviço (já havia feito alguns chassis para Off-Road. Seguem as fotos:

Primeira parte, a escolha da chapa é fundamental: Tem de estar impecável e sem amassados;

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Segunda parte: Fazer o molde preciso do chassis para o corte;

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Terceira parte: O corte, o mais preciso e nivelado possível...reparem que arranhou um pouquinho a chapa pela sujeira, mas bem superficial...

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O chassis cortado e fresado, com o embutimento dos parafusos inferiores prontos:

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Detalhes do acabamento, milimetricamente realizado para não comprometer a performance do carro

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Panorama do chassis terminado, exatamente como projetado

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Comparação com o chassis original, foram feitas algumas melhorias na distribuição de peso para Lipos, e cortes estratégicos sob as polias dos Diffs para evitar pedras e objetos que possam enroscar...já aconteceu comigo.

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No geral o novo plate ganhou em resistência e proporcionou maior performance e equilibrio para o carro, pois o original havia sido projetado para NiMh, quando se colocava Lipo tinha de se adicionar peso para equilibrá-lo e balanceá-lo. Encaixou como uma luva e levou mais de 10 horas para ser finalizado. Está montado, porém estou finalizando a revisão da mecânica para deixá-lo como zero, estão chegando as últimas peças e assim que terminar coloco as fotos dele e vídeos do seu resultado. Já havia feito um chassis para TA-02 e HPI Pro2, com ótimos resultados, este é o mais complexo que já fiz.

Abraços!!

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MensagemEnviado: Dom Abr 04, 2010 9:21 pm 
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Nossa q projeto louco, parabéns !!!

Muita diferença de peso ?

O q vc citou sobre o equilíbrio, na verdade, vc deve ter ganhado mais peso no geral, mas o "desequilíbrio" não mudaria, pois independente do peso da base, a Lipo desequilibra por ser mais leve, ok?

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Seg Abr 05, 2010 3:59 pm 
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Qaunto vc cobra em um chassi desse ?
To precisando de um tb.
E o peso?
ficou show
Abraço

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MensagemEnviado: Seg Abr 05, 2010 8:42 pm 
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Obrigado amigos pelos comentários!

O acréscimo de peso foi de 80g, porém é inferior á diferença entre Lipo e NiMh que chega em média a ser de 150g dependendo da capacidade. Como o chassis original foi projetado para usar NiMh e agora usa Lipo, não houve diferença de desempenho e performance.
O que foi corrigido na questão do balanceamento foi a distribuição de peso em relação ao projeto original, pois usava baterias mais pesadas, e usando baterias mais leves acabava ficando um lado mais pesado que o outro. Os cortes e a retirada de peso foram realizados já calculando baterias mais leves, proporcionando um melhor balanceamento.

Já comecei a montá-lo:

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MensagemEnviado: Seg Abr 05, 2010 8:48 pm 
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fabricioeirim escreveu:
Qaunto vc cobra em um chassi desse ?
To precisando de um tb.
E o peso?
ficou show
Abraço


Fala Fabricio, tudo bem?

Juntando o material, lâminas, brocas, energia, ferramentas e o tempo gasto sairia muito mais caro do que R$100,00. Porém eu gosto bastante deste tipo de projeto, e os últimos que fiz cobrei este preço.

Se quiser fazer estou ás ordens.

Abraço! :drinks:

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MensagemEnviado: Seg Abr 05, 2010 11:46 pm 
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Nossa, o visual final deve ficar fantastico!

Muito legal 8) 8)

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MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 11:20 am 
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Compartilhando os resultados do projeto, fui para a primeira corrida do chassis e o resultado foi um 2º lugar na classificação geral da Inauguração da pista All Racing, comprovando que a idéia de usar alumínio funcionou. Link: viewtopic.php?f=40&t=17645&start=90

abraço!

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MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 11:50 am 
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Muito legal cara, parabéns!


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MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 2:51 pm 
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Alexx2000, posso dar uma dica, antes de começar a cortar e fresar a peça, coloque papel contact transparente, evitará arranhar a chapa. Já fizeram pra mim um lance de PC quando eu fazia casemod, foi assim que o cara fez para não arranhar a chapa.

Agora sobre o resultado do trabalho, cara que coisa linda. Está de parabéns.

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MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 7:06 pm 
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Valeu Sabongi!!

Obrigado pela dica Rebelde, realmente com a cabeça quente me esqueci deste detalhe e só percebi quando estava terminando de cortar...a própria sujeirinha do corte entrava embaixo da base da serra e arranhava... :putz:

Da próxima eu vou fazer isso mesmo que vc disse....se bem que vou te falar, depois que andou na pista já arranhou todo embaixo...hehehe...não tem jeito....

Abraços!! :drinks:

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MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 8:04 pm 
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Alexandre! Adorei, foi uma ótima saída!

Uma das vantagens que você deve estar percebendo é em relação a temperatura do motor, que deve ter caido bastante, pois o montante transfere boa parte para o chassi.

Eu percebo muito isso nos chassis 1/8 que são de alumínio.

Parabéns :drinks:

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MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 2:18 am 
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Parabéns ficou um espetaculo, a alguns anos atras meu pai fez um chassi em inox para um serpent 705 que tive. So escolhi INOX pq o "duraluminio" era muito caro na época e só vendia em chapas enormes...
Eu até poderia fornecer o número do material para fabricação de um chassi mas esqueci foi muito tempo atras :(

Esse seu chassi é Duraluminio? Porque se não for qualquer porrada vai empenar.

Segue fotos do meu antigo Serpan 705 ! :bleh:

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MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 11:21 am 
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Eder.Holz escreveu:
Alexandre! Adorei, foi uma ótima saída!

Uma das vantagens que você deve estar percebendo é em relação a temperatura do motor, que deve ter caido bastante, pois o montante transfere boa parte para o chassi.

Eu percebo muito isso nos chassis 1/8 que são de alumínio.

Parabéns :drinks:


Obrigado Eder!!

Hehe, relamente o motor não esquenta nada, comparando na corrida com outros carros o meu tava gelado....como disse um camarada meu: "Você mirou no que viu e acertou no que não viu.." concordei, pois não objetivava este resultado originalmente...

Valeu, abraço!! :drinks:

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MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 11:32 am 
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fum4ditos escreveu:
Parabéns ficou um espetaculo, a alguns anos atras meu pai fez um chassi em inox para um serpent 705 que tive. So escolhi INOX pq o "duraluminio" era muito caro na época e só vendia em chapas enormes...
Eu até poderia fornecer o número do material para fabricação de um chassi mas esqueci foi muito tempo atras :(

Esse seu chassi é Duraluminio? Porque se não for qualquer porrada vai empenar.

Segue fotos do meu antigo Serpan 705 ! :bleh:

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Então cara, eu to usando aluminio de liga comum mesmo, optei pela chapa de 2,5mm para maior resistencia. Eu tinha este receio antes de fazer o plate, mas depois analisando percebi que a amarração das colunas e dos bulkheads não permitiriam que o chassis entortasse com qualquer pancada, forma uma espécie de viga central, e isso foi comprovado quando montei e percebi a rigidez que ficou todo o carro. O plate acabou "travado" na estrutura mecânica e tem praticamente a mesma resistencia á pancada que o original....

ah, para ajudar também troquei o bumper original por um maior e com EVA mais denso, não sou muito de bater á toa mas sempre é bom prevenir né...rsrs :P

Valeu Fun, abraço!! :drinks:

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Então esta show rapaz ! show mesmo !!!!

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