silver vtec escreveu:
Pessoal:
Estou voltando ao hobby, inclusive comprei um novo kit ( um Durga da Tamiya ), mas enquanto ele não chegava, comecei a fazer um upgrade em um buggy antigo da Tamiya, o Dirt Trasher: rolamentei todo ele e tirei o acelerador mecânico e pretendia trocar por um eletrônico, o escolhido foi o LRP Ai Runner com reverse, para motores de 18T ou mais. Antes de fixá-lo no carro, carreguei uma bateria ( 1400 ) para testá-lo, conectei ao motor ( um Trinity, com 21T ) e ao receiver do carro: nada funcionou....porém o ESC tava ligado, pois o led tava aceso.
Tirei o ESC e reconectei ( talvez aí que tenha feito a m....), pois repluguei o ESC em entradas diferentes do receiver, ao invés do "channel 2" coloquei no "1", e fiz o mesmo com os leads do motor ( são do tipo que encaixam, não soldados ), troquei "as cores" e pluguei novamente ao motor....
O ESC esquentou muito, mas ainda não tinha percebido cheiro de queimado...kkkkk, mas logo percebi que uma bolha havia aparecido nele, aí em seguida o cheiro tomou conta....
Olhando o manual, dizia que se conectarmos de maneira errada o ESC pode se destruir, mas em que sentido? O que pesa mais? Outra coisa : esse motor não tinha capacitores instalados, PODERIA ser essa a CAUSA ( no manual, a primeira coisa que dizia era "soldar os capacitores"
Tenho quase certeza absoluta que eu acabei fazendo a m....mas o que pode ter acontecido?
Abraços
Não entendi direito o que aconteceu, mas não é pra queimar só por testar em outros canais do receptor, e nem por trocar os polos do motor no ESC (isso só vai fazer o motor girar ao contrário), Os capacitores no motor só servem como Filtro, tbm não tem teria nada a ver...
Que eu saiba, só queimaria algo se seu receptor fosse padrão Sanwa ANTIGO, BEMMM antigo por sinal, coisa de mais de 10 anos atras, onde o positivo e o negativo eram trocados em relação ao padrão atual. Nesse caso, ao ligar o ESC no Receptor, "Tchau receptor!"...
Ligar invertido no receptor tbm não queima, pois vc trocaria de lugar apenas o Terra com o Sinal...
Você disse que ele esquentou, esquentar assim do nada, só pode ser curto... agora, não sei exatamente Onde =]
Tem que olhar direito da proxima vez antes de ligar hehe.. Procura algum doido por eletronica, que ele consgue arrumar o ESC pra vc, ESC para motor escovado é mais simples de achar peça e de trocar tbm.