RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 8:00 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Queimei o ESC
MensagemEnviado: Seg Abr 26, 2010 3:43 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Pessoal:

Estou voltando ao hobby, inclusive comprei um novo kit ( um Durga da Tamiya ), mas enquanto ele não chegava, comecei a fazer um upgrade em um buggy antigo da Tamiya, o Dirt Trasher: rolamentei todo ele e tirei o acelerador mecânico e pretendia trocar por um eletrônico, o escolhido foi o LRP Ai Runner com reverse, para motores de 18T ou mais. Antes de fixá-lo no carro, carreguei uma bateria ( 1400 ) para testá-lo, conectei ao motor ( um Trinity, com 21T ) e ao receiver do carro: nada funcionou....porém o ESC tava ligado, pois o led tava aceso.
Tirei o ESC e reconectei ( talvez aí que tenha feito a m....), pois repluguei o ESC em entradas diferentes do receiver, ao invés do "channel 2" coloquei no "1", e fiz o mesmo com os leads do motor ( são do tipo que encaixam, não soldados ), troquei "as cores" e pluguei novamente ao motor....

O ESC esquentou muito, mas ainda não tinha percebido cheiro de queimado...kkkkk, mas logo percebi que uma bolha havia aparecido nele, aí em seguida o cheiro tomou conta....

Olhando o manual, dizia que se conectarmos de maneira errada o ESC pode se destruir, mas em que sentido? O que pesa mais? Outra coisa : esse motor não tinha capacitores instalados, PODERIA ser essa a CAUSA ( no manual, a primeira coisa que dizia era "soldar os capacitores"

Tenho quase certeza absoluta que eu acabei fazendo a m....mas o que pode ter acontecido?

Abraços

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Abr 29, 2010 1:00 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

silver vtec escreveu:
Pessoal:

Estou voltando ao hobby, inclusive comprei um novo kit ( um Durga da Tamiya ), mas enquanto ele não chegava, comecei a fazer um upgrade em um buggy antigo da Tamiya, o Dirt Trasher: rolamentei todo ele e tirei o acelerador mecânico e pretendia trocar por um eletrônico, o escolhido foi o LRP Ai Runner com reverse, para motores de 18T ou mais. Antes de fixá-lo no carro, carreguei uma bateria ( 1400 ) para testá-lo, conectei ao motor ( um Trinity, com 21T ) e ao receiver do carro: nada funcionou....porém o ESC tava ligado, pois o led tava aceso.
Tirei o ESC e reconectei ( talvez aí que tenha feito a m....), pois repluguei o ESC em entradas diferentes do receiver, ao invés do "channel 2" coloquei no "1", e fiz o mesmo com os leads do motor ( são do tipo que encaixam, não soldados ), troquei "as cores" e pluguei novamente ao motor....

O ESC esquentou muito, mas ainda não tinha percebido cheiro de queimado...kkkkk, mas logo percebi que uma bolha havia aparecido nele, aí em seguida o cheiro tomou conta....

Olhando o manual, dizia que se conectarmos de maneira errada o ESC pode se destruir, mas em que sentido? O que pesa mais? Outra coisa : esse motor não tinha capacitores instalados, PODERIA ser essa a CAUSA ( no manual, a primeira coisa que dizia era "soldar os capacitores"

Tenho quase certeza absoluta que eu acabei fazendo a m....mas o que pode ter acontecido?

Abraços

Não entendi direito o que aconteceu, mas não é pra queimar só por testar em outros canais do receptor, e nem por trocar os polos do motor no ESC (isso só vai fazer o motor girar ao contrário), Os capacitores no motor só servem como Filtro, tbm não tem teria nada a ver...

Que eu saiba, só queimaria algo se seu receptor fosse padrão Sanwa ANTIGO, BEMMM antigo por sinal, coisa de mais de 10 anos atras, onde o positivo e o negativo eram trocados em relação ao padrão atual. Nesse caso, ao ligar o ESC no Receptor, "Tchau receptor!"...

Ligar invertido no receptor tbm não queima, pois vc trocaria de lugar apenas o Terra com o Sinal...

Você disse que ele esquentou, esquentar assim do nada, só pode ser curto... agora, não sei exatamente Onde =]

Tem que olhar direito da proxima vez antes de ligar hehe.. Procura algum doido por eletronica, que ele consgue arrumar o ESC pra vc, ESC para motor escovado é mais simples de achar peça e de trocar tbm.

MensagemEnviado: Qui Abr 29, 2010 5:59 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Valeu pelo retorno!

Ainda tô super intrigado, mas realmente meu rádio/receptor é antiguinho, foi comprado em 1996/1997, inclusive acho que é da Sanwa mesmo...vou conferir, porém, o receptor continua "ok", pois depois da torração...kkkk, testei com o controlador mecânico, e não houve dano nenhum a ele, tudo funcionando.

Pior que comprei o mesmo ESC para colocar no Durga que tô montando, pelo menos pra esse carro o meu rádio/receptor ( da Futaba ), é simplezinho, porém "zero" km.

Espero não ter outra torração...kkkkk

Abraços

MensagemEnviado: Qui Abr 29, 2010 6:35 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

silver vtec escreveu:
Valeu pelo retorno!

Ainda tô super intrigado, mas realmente meu rádio/receptor é antiguinho, foi comprado em 1996/1997, inclusive acho que é da Sanwa mesmo...vou conferir, porém, o receptor continua "ok", pois depois da torração...kkkk, testei com o controlador mecânico, e não houve dano nenhum a ele, tudo funcionando.

Pior que comprei o mesmo ESC para colocar no Durga que tô montando, pelo menos pra esse carro o meu rádio/receptor ( da Futaba ), é simplezinho, porém "zero" km.

Espero não ter outra torração...kkkkk

Abraços

Antes de montar o ESC, olhe o servo que você usava junto com esse rádio, se as cores dos fios que vao pro receptor forem diferentes (as cores provavelmente serão, mas veja a ordem do Positivo, Negativo e Sinal), Nos rádios Atuais, a ordem é "-+s", trocando S com - não queima nada, mas nos rádios Sanwa antigo, a ordem era diferente e queimava se colocasse o padrão Atual... (devia ser "+-S")...

O Estranho é o ESC queimar, isso que eu não entendi ainda... pra mim é algo na montagem! Dificilmente daria defeito.

MensagemEnviado: Qui Abr 29, 2010 8:20 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Vou fazer isso, valeu!

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas