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 Título: Timming?
MensagemEnviado: Ter Jun 01, 2010 11:33 pm 
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Bom, pergunta besta. O que é o timming do motor? O esc vem como padrão timming de 15.00º. Quais diferenças teria se aumentasse ou diminuisse o timming?

Estou usando um ESC Turnigy 35a com motor EZrun de 4300kv, o carro está andando bem, mas o antigo motor novatech de 3300kv andava a mesma coisa e funcionava frio. O EZrun só funciona a 70-80ºC. Será regulagem desse tal timming?


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 Título: Re: Timming?
MensagemEnviado: Qua Jun 02, 2010 10:14 am 
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Timming de um grosso modo falando é o tempo intercalado dos pulsos que o ESC manda para cada bobina. Quando uma bobina para de receber o pulso e a próxima recebe imediatamente este pulso o timming esta em 0 graus, quando o pulso da próxima bobina já começa antes da terminar o pulso da primeira é porque o timmig esta avançando. 15 graus significa que no eixo do rodos 15 graus antes de uma determinada bobina ela já esta pulsando acelerando o giro do eixo.

Com a bobina pulsando antes do tempo ela puxa o eixo usando dele apenas uma parte de seu campo magnético não tendo um total aproveitamento, por este motivo quando maior o timming maior será a RPM, mas também será a temperatura e a autonomia diminui. O fator determinante de limite de timming é a temperatura. Motores com refrigeração ativa interna suportam normalmente timming maiores. O EZRun funciona bem com timming a 15 graus, 70-80 graus tem que ser “aloprando o motor”, usando normalmente tipo brincando na rua deve ficar nos 60 graus.

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Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
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 Título: Re: Timming?
MensagemEnviado: Qua Jun 02, 2010 7:30 pm 
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NATTIS escreveu:
Timming de um grosso modo falando é o tempo intercalado dos pulsos que o ESC manda para cada bobina. Quando uma bobina para de receber o pulso e a próxima recebe imediatamente este pulso o timming esta em 0 graus, quando o pulso da próxima bobina já começa antes da terminar o pulso da primeira é porque o timmig esta avançando. 15 graus significa que no eixo do rodos 15 graus antes de uma determinada bobina ela já esta pulsando acelerando o giro do eixo.

Com a bobina pulsando antes do tempo ela puxa o eixo usando dele apenas uma parte de seu campo magnético não tendo um total aproveitamento, por este motivo quando maior o timming maior será a RPM, mas também será a temperatura e a autonomia diminui. O fator determinante de limite de timming é a temperatura. Motores com refrigeração ativa interna suportam normalmente timming maiores. O EZRun funciona bem com timming a 15 graus, 70-80 graus tem que ser “aloprando o motor”, usando normalmente tipo brincando na rua deve ficar nos 60 graus.


hmm interessante isso.


O meu EZrun não roda a 60ºC de jeito nenhum, tá sempre mais quente, mas qdo chega nos 70-80 estabiliza. Aumentei o timming pra testar aqui debaixo do bloco, o motor ficou muuuuito mais rápido, mas não fiquei de olho na temperatura, esqueci o termometro... Mas qdo cheguei em casa estava a 50ºC. Vou checar de novo na proxima vez e ver como fica, se estabilizar a temperatura deixa assim mesmo...

Uma coisa q estava rolando é q de vez em qdo, qdo acelerava o carro ficava parado, tinha q dar umas "rés" antes do motor ir pra frente. Isso tem a ver com o timming?


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 Título: Re: Timming?
MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 10:59 am 
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Isso ai é a calibragem do rádio ou até mesmo o gatinho do rádio que não esta voltando totalmente na posição 0, já tive este problema.


Black_Aypim escreveu:
NATTIS escreveu:
Timming de um grosso modo falando é o tempo intercalado dos pulsos que o ESC manda para cada bobina. Quando uma bobina para de receber o pulso e a próxima recebe imediatamente este pulso o timming esta em 0 graus, quando o pulso da próxima bobina já começa antes da terminar o pulso da primeira é porque o timmig esta avançando. 15 graus significa que no eixo do rodos 15 graus antes de uma determinada bobina ela já esta pulsando acelerando o giro do eixo.

Com a bobina pulsando antes do tempo ela puxa o eixo usando dele apenas uma parte de seu campo magnético não tendo um total aproveitamento, por este motivo quando maior o timming maior será a RPM, mas também será a temperatura e a autonomia diminui. O fator determinante de limite de timming é a temperatura. Motores com refrigeração ativa interna suportam normalmente timming maiores. O EZRun funciona bem com timming a 15 graus, 70-80 graus tem que ser “aloprando o motor”, usando normalmente tipo brincando na rua deve ficar nos 60 graus.


hmm interessante isso.


O meu EZrun não roda a 60ºC de jeito nenhum, tá sempre mais quente, mas qdo chega nos 70-80 estabiliza. Aumentei o timming pra testar aqui debaixo do bloco, o motor ficou muuuuito mais rápido, mas não fiquei de olho na temperatura, esqueci o termometro... Mas qdo cheguei em casa estava a 50ºC. Vou checar de novo na proxima vez e ver como fica, se estabilizar a temperatura deixa assim mesmo...

Uma coisa q estava rolando é q de vez em qdo, qdo acelerava o carro ficava parado, tinha q dar umas "rés" antes do motor ir pra frente. Isso tem a ver com o timming?

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 Título: Re: Timming?
MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 2:00 pm 
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aumentando o timming nao diminui o coging ??

_____

só para dar umas aceleradas, testar mesmo, posso botar o timming do meu ez-run 60A no maximo, ou vai dar problemas ??

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 Título: Re: Timming?
MensagemEnviado: Qua Jun 16, 2010 3:00 pm 
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Depende de como o ESC "trata" os pulsos. Tem ESC que tem a energia progressiva e outras como os EXRuns que são sempre iguais, o negócio e testar.

RCCRAWLER escreveu:
aumentando o timming nao diminui o coging ??

_____

só para dar umas aceleradas, testar mesmo, posso botar o timming do meu ez-run 60A no maximo, ou vai dar problemas ??

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