RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 12:36 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jun 14, 2010 1:00 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Oi pessoal, depois de uma dezena de rádios Spektrum que vieram pra conserto,
deixo aqui uma dica,
Estão colocando lípo 3s nos rádios diretamente, não é sempre mas isto pode danificar o modulo interno 2.4g, isto gera uma perca potencia pois danifica o c.i de pa.
Isso acontece pois existe um regulador chamado de linear, e ele tem uma certa variação de acordo com a voltagem pois a referencia dele é em cima da voltagem de entrada, e o mesmo deixa passar mais que o necessário com voltagem acima de uma media de 12v e uma lípo carregada chega a 12.6, e a caso que acaba gerando um calor neste regulador e também deixando passar a mais a voltagem pro circuito de transmissão.
Pra usar lípo e evitar eventuais problemas, precisa ou fazer a troca do regulador de voltagem original, ou um redutor de 1~2v, tirando assim o que a lipo tem sobre as ni-mh ou ni-cd.
O ideal é trabalhar na faixa dos 11.5v ~ 9.5v, tanto que um pack original Spektrum de TX é ni-cd com 8 células de 1.2v.
O fato de danificar pode não ocorre com todos pois isto acontece devido a lote de componentes, tempo de uso, temperatura, carga da lipo entre outros fatores.
Depois que danificou, o rádio não vai piorar, fica estável so que sem muita distancia, é como se perdesse a amplificação. Ai só trocando o circuito de TX.

Abraços.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Jun 14, 2010 3:21 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Ola rc legal pela dica, posso tb carregar somente a 12v que resolve o problema.
Me diz uma coisa e com relacao a corrente de descarga interfere muito tambem?
se variar de uma pra outra ou tem um limite.
Abraçoss

Imagem

MensagemEnviado: Seg Jun 14, 2010 5:23 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Como podemos diagnosticar um Tx com este problema? O Rx pode perder o sinal em locais mais distantes da pista? Tenho dois colegas que sofrem com este problema e eu acho que eles usam lipo.

MensagemEnviado: Seg Jun 14, 2010 6:49 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Se voce sempre parar o carregador a uns 11.8v pode ser. Em relação a discarga voce fala dos C da lipo, o ideial é o minimo possivel. Pois TX não tem consumo de pico nenhum, alias colocando um amperimetro no TX , sabe quanto é o consumo de um Spektrum .... 120ma é mole hehe ou seja um lipo de 500ma vai ficar quase 5 horas continuas.

quote="Noob-RC"]Ola rc legal pela dica, posso tb carregar somente a 12v que resolve o problema.
Me diz uma coisa e com relacao a corrente de descarga interfere muito tambem?
se variar de uma pra outra ou tem um limite.
Abraçoss[/quote]

MensagemEnviado: Seg Jun 14, 2010 6:55 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Isso a distancia fica curta, basta levar o tx pra longe, depois de uns 40~50metros em locar aberto e linha reta ja não tiver mais comunicação com o receptor, so o fato do led do RX apagar... $, mas quem não usa mais que esta distancia pode continuar usando sem problemas. Pelo menos não peguei defeito de agravar a distancia restante.

MensagemEnviado: Seg Jun 14, 2010 7:16 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Muito boa a dica!! Eu estava usando lipo no meu DX3 até sábado (quando deu um curto e a lipo pifou, né Sattin? hehe)
agora não vou mais usar lipo no rádio....

Losi Strike SC
TA03F Drift Car

Itens a venda AQUI

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 5:48 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

rcelétrico escreveu:
Oi pessoal, depois de uma dezena de rádios Spektrum que vieram pra conserto,
deixo aqui uma dica,
Estão colocando lípo 3s nos rádios diretamente, não é sempre mas isto pode danificar o modulo interno 2.4g, isto gera uma perca potencia pois danifica o c.i de pa.
Isso acontece pois existe um regulador chamado de linear, e ele tem uma certa variação de acordo com a voltagem pois a referencia dele é em cima da voltagem de entrada, e o mesmo deixa passar mais que o necessário com voltagem acima de uma media de 12v e uma lípo carregada chega a 12.6, e a caso que acaba gerando um calor neste regulador e também deixando passar a mais a voltagem pro circuito de transmissão.
Pra usar lípo e evitar eventuais problemas, precisa ou fazer a troca do regulador de voltagem original, ou um redutor de 1~2v, tirando assim o que a lipo tem sobre as ni-mh ou ni-cd.
O ideal é trabalhar na faixa dos 11.5v ~ 9.5v, tanto que um pack original Spektrum de TX é ni-cd com 8 células de 1.2v.
O fato de danificar pode não ocorre com todos pois isto acontece devido a lote de componentes, tempo de uso, temperatura, carga da lipo entre outros fatores.
Depois que danificou, o rádio não vai piorar, fica estável so que sem muita distancia, é como se perdesse a amplificação. Ai só trocando o circuito de TX.

Abraços.

aí depende...... com 8 pilhas Alcalinas tbm passa dos 12V tranqüilo.....

todo material eletrônico tem uma certa tolerância acima.... se não me engano 10% do nominal.....

ou seja.... 12V + 10% = 13.2V

Fui ! ! !

Imagem

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 11:39 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Mas perai!... Spectrum qual? O DX3S? Ele não usa 4 pilhas = 4,8v ou 6v alcalina??

Se for o Dx6 ou Dx7 que não suporta Lipo 3S é uma cagada da Spectrum, já que qualquer rádio Chingling suporta sem problemas e até mesmo rádios Futaba e Hitec suportam, somente o Spectrum não suporta??

Outra cousa, tem muitos rádios com pach de 9,6v que fica no lugar de um suporte de 8 pilhas alcaninas, sendo assim o rádio deve funcionar perfeitamente com 12v.

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 12:13 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Modelos : estou me referindo aos rádios que apresentaram problemas , DX2.0 e DX3.0, não veio outros modelos de rádios com o mesmo problema devido ao uso de lipo,

NATTIS : sim 8 pilhas AA chegam a 12v quando novas, porem não tem Amperagem de lipo.

bolinha10 : apenas são relatos com base nos rádios que vieram a mim pra consertos,
se você quer usar 13v no seu radio ...

A Spektrum não disponibiliza bateria LIPO pra TX somente pra RX,
Tanto tempo que o Spektrum esta no mercado (acho que uns 10 anos) , se não existisse o risco porque ela não lançou LIPO for TX

A minha intenção foi relatar os ocorridos e prevenir, quem quiser usar fique a vontade !

Abraços.

Editado pela última vez por rcelétrico em Ter Jun 15, 2010 3:32 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 1:23 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Eu ja tinha achado esquisito, mas depois de ler "corrente de sobra"? isso nao existe nao tio =x

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 3:29 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

gil escreveu:
Eu ja tinha achado esquisito, mas depois de ler "corrente de sobra"? isso nao existe nao tio =x

Mudando então termo corrente de sobre. Para (maior Amperagem) Ta bom assim hehe.

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 3:37 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

não é isso, é que tipo, nao existe isso de sobrar corrente, corrente nunca sobra, se a lipo tem CAPACIDADE de descarga alta, ela nao vai ser mais forte que uma com capacidade baixa, se nao for exigido tal feito dela. talvez o que voce diga a respeito dos 12,8 seja verdade, tudo bem, voce conserta e trabalha com isso, eu não, mas falar que nao posso usar uma lipo de 5000mah 40C de descarga porque ela é mais "potente" que uma nimh, isso não existe.

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 4:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
Acho que ele está se referindo que uma lipo mantém a voltagem por mais tempo que uma nimh, tipo a lipo demora mmuuuiiitttoooooo tempo no meu dx7 para cair dos 12V, já a bateria original nimh cai rapidinho para 10V.

Anderson

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 4:40 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

exatamente.

MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 4:46 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Em alguns casos na pratica não é assim, vou explicar com uma referencia bem simples :

sabes estas lanternas a de led tipo chaveiro, coisas de 1,99, que usam 3 baterias LR44 (1.5v)
resultando em 4.5V correto !, estas lanterna usam LED de alta luminosidade e trabalham com 3.6v, como a corrente é baixa que sai da LR44 acaba com o consumo do led não afetando o mesmo.
Se eu pegar 3 pilhas AA que vão resultar no mesmo 4.5v porem com um corrente muito superior e ligar neste mesmo led de 3.6v sabe o que ocorre, fumaça, o led começa a derreter, queimar. Não que não tenham lanternas a com led 3.6v e com 3 pilhas AA mas usam resistor interno ou led apropriado.

Então é so pra você ter uma idéia do que ocorre com o regulador interno, se colocar pilhas com corrente de uns 400ma contra por exemplo uma lipo de 2.000ma

Entendo o que você esta querendo dizer ! Corrente ( amper) de sobra não faz mal !

É que a questão neste caso é a voltagem a mais vinculado com amperagem de sobra, isto em cima do regulador interno é um problema, pois o regulador tem voltagem de saida em relação a da entrada e tento bastante amperes de entrada ele não interpreta queda de tensão e acaba elevando a saída, o regulador usado nos DX trabalham com referencia resistiva da entrada pra saída. Mas ai é uma outro papo de eletrônica.

Existe uma relação Voltagem e Amperagem chamada de Wats, se voce pegar um cd de auto que trabalha em 12v ligar numa fonte de 10v com 30A o cd é capaz de funcionar, porem se ligar numa fonte de 20v mas 100ma nada vai acontecer, porque o que ligou o cd foi a "sobra de corrente" vinculada a voltagem resultando em muitos Wats.
Lógico que dentro dos limites dos componetes.
Por mais que não parece, voltagem e corrente caminham juntas.

abraços.

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas