RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 11:07 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 168 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:42 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Cold Fusion escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
Fernando escreveu:
Lembrei de mais uma coisa...

Na segunda guerra mundial, os aviões (caças) usavam motores com pistões.

O avião que voasse mais rápido teria muitas vantagens em combate, então os motores à pistão evoluíram muito rápido. Só que chegou numa hora que não tinha mais para onde evoluir, já que o movimento oposto que ocorre num motor com cilindros (ou seja, o sobe e desce dos pistões) limita e muito sua evolução.

Que solução eles encontraram? A turbina! Nada mais é do que um motor à combustão que NÃO possui esse problema dos movimentos opostos, ou seja, ela simplesmente gira! Claro que isso criou uma classe totalmente superior de motores de avião....

E o que nossos motores elétricos são? Muito parecidos com uma turbina!

Quero ver um glow com motor de turbina >:)


Já vi motor de aero Wankel (rotativo) da OS, será que não rola um de auto?


wankel não é o motor do RX-7??? acho que é sim hein!!


Eu estava me referindo neste caso a um motor de aeromodelo da OS que é rotativo, ou Wankel.
E sim, o Mazda RX7 usa um Wankel duplo (Twin Rotary).

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:43 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
Helvio Lagares escreveu:
Cold Fusion escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
Fernando escreveu:
Lembrei de mais uma coisa...

Na segunda guerra mundial, os aviões (caças) usavam motores com pistões.

O avião que voasse mais rápido teria muitas vantagens em combate, então os motores à pistão evoluíram muito rápido. Só que chegou numa hora que não tinha mais para onde evoluir, já que o movimento oposto que ocorre num motor com cilindros (ou seja, o sobe e desce dos pistões) limita e muito sua evolução.

Que solução eles encontraram? A turbina! Nada mais é do que um motor à combustão que NÃO possui esse problema dos movimentos opostos, ou seja, ela simplesmente gira! Claro que isso criou uma classe totalmente superior de motores de avião....

E o que nossos motores elétricos são? Muito parecidos com uma turbina!

Quero ver um glow com motor de turbina >:)


Já vi motor de aero Wankel (rotativo) da OS, será que não rola um de auto?


wankel não é o motor do RX-7??? acho que é sim hein!!


Eu estava me referindo neste caso a um motor de aeromodelo da OS que é rotativo, ou Wankel.
E sim, o Mazda RX7 usa um Wankel duplo (Twin Rotary).


uhuuuuu essa eu sabia!!! huahauhaa

mas o motor wankel não é grande? sera que caberia em um auto? acho que não caberia em um 1/10. ou caberia???

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:46 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
Fernando escreveu:

Quero ver um glow com motor de turbina >:)


cara, eu sei que vc ja deve ter visto isso. mas qui absurdo de velocidade!!

http://video.google.com/videoplay?docid ... 2975681268

inacreditavel!! se a cordinha enrrola o cara. ele ja era!! vira picadinho!!

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:47 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Bem, não é enorme, é um motor do naipe do OS 40, se os caras realmente quiserem, de repente dá pra por num 1/10.
O lance, penso eu, seria a refrigeração, que não é tão problemática nos aeros quanto nos autos. O dissipador teria que envolver o motor, não sei como ficaria um Wankel pra auto. Mas é só especulação.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:51 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
Helvio Lagares escreveu:
Bem, não é enorme, é um motor do naipe do OS 40, se os caras realmente quiserem, de repente dá pra por num 1/10.
O lance, penso eu, seria a refrigeração, que não é tão problemática nos aeros quanto nos autos. O dissipador teria que envolver o motor, não sei como ficaria um Wankel pra auto. Mas é só especulação.


entendi. o problema é que esse motor é muito discriminado. dizem que é mais economico e melhor, mas mesmo assim ninguem investe. só a Nissan e parceiras, acho que por isso ele ainda não existe em RC. os que tem ninguem divulga.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:09 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Eu ACHO que não é Wankel não... são só pistões distribuídos em um círculo... manda foto, na Tower Hobbies eu já vi algumas fotos...

E acho que não caberia num auto!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:27 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Fernando escreveu:
Vou procurar e te falo

De imediato:

RPM é superior, acho que todos aqui concordam
TORQUE já está disponível nas rotações mais baixas, tenho que achar o torque máximo;
e POTENCIA tem que medir, vou tentar achar uma forma de calcular


A potência gerada pelo motor a combustão 12. é muuuito superior a gerada por um Motor LRP X-11 3,5.
Massss........o motor a combustão perde 60% da sua potêmcia imediatamente com a dissepação de calor. O quanto que o elétrico perde eu não sei, mas é menos.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:35 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Entre 90 e 95% de eficiência pelo que vi nos sites


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:38 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Da pra medir no Dinamometro o rpm, torque, potência e eficiencia de um motor BRUSHED!
Ainda não inventarão dyno para brushless.....

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:39 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Se o que você quer é uma tabela comparando motor x motor, eu já fiz lá nos primeiros posts, dependendo apenas do tipo de chassis, como coloquei lá.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:41 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Fernando escreveu:
Eu ACHO que não é Wankel não... são só pistões distribuídos em um círculo... manda foto, na Tower Hobbies eu já vi algumas fotos...

E acho que não caberia num auto!


É Wankel sim, não é motor radial (como nos aviões antigos). Já vi dos dois em fotos. E vi o Wankel na Tower:

http://www2.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXPVE3&P=7

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Editado pela última vez por Helvio Lagares em Qui Set 06, 2007 5:43 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:42 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Helvio Lagares escreveu:
henry lima escreveu:
varios fatores influenciam na RPM... e ela não transmite necessáriamente a velocidade a velocidade...


Sobre a relação RPM X torque em motores elétricos, o lance é que, motores com menos voltas tem um ganho de RPM muito grande, e uma boa perda do torque, a priori. Contudo, a elevação do RPM, em conjunto com uma relação mais curta, termina por elevar o torque no final das contas. Deu pra entender?


Pelo que sei não está correto.
Quanto menos voltas maior será o rpm e o torque do motor.
Mas o torque demora um pouco mais para aparecer (em motores elétricos aparece rápido sim, mas demora um pouco mais).
Por isso parece que motores com mais voltas têm mais torque.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:47 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Gunz escreveu:
Ok, vamos lá... o que eu faria com R$2.000:

Tô considerando por comprar tudo NOVO.

Carro: TA-05R R$750
Mamba 7700kv (ESC + Motor): R$550
Bateria 4200Mah: R$140
Carregador Super Brain 977: R$300
Radio Futaba 2PH: R$250

Pronto... essa caranga corre heim? E ainda sobrou R$10,00 pra comer um Big Mac... Huahuahuahauha :wink:

Obs. Alguns preços eu acho que chutei pra cima, talvez saia mais barato do que isso.


Ao invez de um Ta-05, coloque um 10L que vai andar muuuito mais e vai ser mais barato.
Ao invez de 4200 NiMh, coloque LiPo. e um carregador compatível com a bateria. E um motor 3,5.

COm isso você bate os 160km/h facilmente.
Se quiser motor um carro para dar pau em combustão no pacaembu, eu posso te ajudar, é só liberar uma grana, que você da um pau enorme neles...

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:48 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Pior que é Wankel mesmo:


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 5:53 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Combustão vai ter que evoluir pra algo assim:

Mas este pesa 3.2 KG !!!!!


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 168 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB