RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 5:08 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 4276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 286  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jul 08, 2010 11:38 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
então Grade , eu tambem quero montar um para fazer uns testes , vou comprar dois pares de PICs para voce gravar para mim , .......agora fiquei na duvida , voce usou os de IR em RF ?
me fala qual deu certo e eu compro este sabado e dou um jeito de te entregar .
quero deixar dois montados para as duas carretas que já tem iluminação .

Rccrawler , voce perguntou como montar esses projetos , na verdade a eletronica sempre foi meu hobby principal , fiz curso de eletronica e sempre trabalhei com isso , quando eu comprei meu primeiro RC foi para testar um radio que eu tinha inventado ( era cruel ) , e meu prazer é montar , eu pouco ando .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jul 09, 2010 12:05 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Oi Rene,

eu montei o circuito de RF mas o PIC do transmissor não deu certo com o 16F630 e não consegui saber o porque. Não sei se eu o queimei sem querer ou se tinha algum problema mesmo.
Comprar outro PIC por comprar, eu preferi comprar outro 16F628 que também é usado no receptor. Como eu o já tinha e havia testado com sucesso, optei por ele.

Tanto o receptor do IR quanto do RF utilizam o mesmo PIC (16F628). O que muda é o PIC do transmissor, que no caso do IR é o 16F684.

Eu montei o circuito com 2 16F628 (16F628A para ser amais exato), 1 para o TX e outro para o RX e foi assim que funcionou.

Qualquer coisa é só falar ou pode me ligar tbm.

RCCRAWLER, eletrônica em sua tese e de forma básica, é bem tranquila e sem mistérios. Com um pouco de leitura e uns testes doidos voce aprende bem rápido.
Um rele é como uma chave. Se voce pensar no interruptor da luz da sua casa, ou da campainha, ele funciona de forma análoga. Voce tem 3 contatos. Um contato comum, um que já esta ligado e é chamado de normalmente fechado e outro que fica aberto e é chamado de normalmente aberto. Quando voce aplica uma tensão na bobina do rele, ele faz esses contatos mudarem de posição. Quem está aberto fecha e quem está fechado, abre. Assim voce comuta (ou chaveia) partes do circuito. Entendeu ? :mrgreen:

De resto cara é só fuçar em foruns de eletronica e na internet que já tem de tudo, rsrs.

Abraços,

[ ]´s

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Sex Jul 09, 2010 2:47 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Oliveirarmp escreveu:
então Grade , eu tambem quero montar um para fazer uns testes , vou comprar dois pares de PICs para voce gravar para mim , .......agora fiquei na duvida , voce usou os de IR em RF ?
me fala qual deu certo e eu compro este sabado e dou um jeito de te entregar .
quero deixar dois montados para as duas carretas que já tem iluminação .

Rccrawler , voce perguntou como montar esses projetos , na verdade a eletronica sempre foi meu hobby principal , fiz curso de eletronica e sempre trabalhei com isso , quando eu comprei meu primeiro RC foi para testar um radio que eu tinha inventado ( era cruel ) , e meu prazer é montar , eu pouco ando .

eu tambem !!! porem construo, monto ou modifico a mecanica e nao a eletrica .

Grade 0_o escreveu:
[....]

RCCRAWLER, eletrônica em sua tese e de forma básica, é bem tranquila e sem mistérios. Com um pouco de leitura e uns testes doidos voce aprende bem rápido.
Um rele é como uma chave. Se voce pensar no interruptor da luz da sua casa, ou da campainha, ele funciona de forma análoga. Voce tem 3 contatos. Um contato comum, um que já esta ligado e é chamado de normalmente fechado e outro que fica aberto e é chamado de normalmente aberto. Quando voce aplica uma tensão na bobina do rele, ele faz esses contatos mudarem de posição. Quem está aberto fecha e quem está fechado, abre. Assim voce comuta (ou chaveia) partes do circuito. Entendeu ? :mrgreen:

De resto cara é só fuçar em foruns de eletronica e na internet que já tem de tudo, rsrs.

Abraços,

[ ]´s

ok, e acho que entendi. :mrgreen: :mrgreen:

:drinks:

Imagem

MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 6:33 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Pra dar mais um gostinho !

PS: Me desculpem o jeitão do vídeo, mas filmar e entrar no ninho para apertar os botões não estava facil, rs.

Abraços !

[ ]´s

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Qui Jul 15, 2010 9:06 am 
Novo no Fórum

Muito legal esse fórum...

Sempre gostei de caminhões miniaturas, desde a época de criança com aqueles caminhões de madeira de posto de gasolina na estrada. Estou tentando uma troca nos classificados... vamos ver se rola pra ter o meu primeiro Truck RC.

MensagemEnviado: Qui Jul 15, 2010 5:53 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

legal Grade , pelo menos um projetinho deu certo , agora eu preciso pensar em como ligar isso na MFC , acho que com acopladores oticos pode dar certo , preciso ver com que tensão eles trabalham porque eu ligei um em 5V e na saida do fototransistor ainda ficou com 30 R , não sei se essa resistencia é suficiente para fechar o contato do PIC , outra opção é o CI 4069 que tem 4 interruptores , teria que usar dois , é barato o problema é o espaço .
quando voce gravar os meus eu monto um para fazer os testes .

cade o meu amigo Corsetti ? sumiu !!! , não escreve mais , e as novidades ? eu vou ter que comprar mais uma mesa para por na caverna , não tenho mais espaço para colocar as coisas , numa está a nova carreta , na outra o truckão desmontado aguardando o novo radio , na outra o Globeline para ser montado e na bancada toda a tralha de eletronica em teste , já estou guardando coisa na casinha do cachorro .

abç.

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jul 15, 2010 7:18 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Salve Oliveira !! Tudo certinho ?

Cara, as entradas do PIC onde são utilizadas os botões do trasmissor são as TTL. Acredito então que seguindo a faixa de tensão para nivel logico 1 na entrada do PIC ele reconheça o sinal, o que corresponde de 2v a 5v. Na saída do acoplador voce consegue isso ?

Os seus PIC´s do receptor já estão ok, com a seguinte configuração desejada: Saídas de 1 a 5 setadas em momentarias e de 6 a 8 em latched. Acabei de testá-las !
Os do transmissor ta dificil, mas já já o gravador ajuda, rs.

Só me lembra depois de te passar o esquema para o trasmissor com o 16F628A e os transistores. Aquele que o cara passou na loja e que eu comprei num funcionou não. Comprei um outro modelo.
E os relés estão ok também ! Alias, dependendo do que voce for utilizar, talvez o próprio transistor sirva. No meu caso não dá porque são muitos led´s e a tensão é "alta" (12v), o que dá quase 1W de potencia, e o transistor só aguenta até 350mW, rsrsrsrs. Talves um mosfet de potencia aguente. Acho que vou pesquisar essa alternativa.

Cara, vou te falar que espaço é complicado: tiro e guardo tudo todo santo dia !!! Agora mesmo a Tundra ta toda "aberta" sendo operada na mesa da sala, rsrs, e a eletronica está num outro canto aqui, rsrs.

Valeu !

Abraços,

[ ]´s

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Dom Jul 18, 2010 3:00 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

bem com esse tempo chuvoso sobrou um tempinho para trabalhar nos trucks ,

ainda não comecei a montar o Globline porque falta a capa do diferencial duplo , então resolvi tirar um dos difs do truckão para poder montar o glob , para manter os 3 eixos no truckão eu fiz um eixo livre trazeiro ,

antes de começar o glob vou dar um tapa no mercedes , tirei aquele tanque de cerva e fiz uma base de aluminio , como ele estava muito rapido eu resolvi fazer uma redução na saida do cambio , usei um pinhão e uma coroa de 1/8 e reduzi mais em 2,3 a rotação do motor , não coloquei o radio para testar mas deve ter ficado bom

essa tarde vou começar a montar algumas peças do globe , o cambio , difs , suspenções , o chassis eu pretendo pintar de vermelho antes de montar e hoje não está bom para pinturas , vai ficar para outro dia .

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Dom Jul 18, 2010 10:20 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

E aí Oliveira, tudo bem ?

cara, solução bem criativa para o "eixo faltante". Algo bem bolado nos moldes de um 6x2, rs.

Boa montagem aí para a nova criança !

PS: Amanhã devo ir em Sto Amaro pegar um transistor para testar e abolir os relés.

PS2: Seus PICs já estão ok !

Abraços,

[ ]´s

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Dom Jul 18, 2010 10:59 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

legal Grade , se voce vier para o centro me avisa para eu te encontrar e pegar os PICs ,

agora que voce falou dos eixos eu olhei a foto e vi que montei o eixo do meio errado , ainda bem que está sem radio e não tentei andar com ele , os eixos de tração tem que estar invertidos , do jeito que deixei uma roda vai virar para frente e a outra para traz ,
com tanta coisa começada não sei quando volto a mexer nele , o problema é conseguir os receptores novos para os radios .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 1:22 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 163
Ai genteeeeeeeeeee........................desculpem a sumida.........mas estamos com uns problemas de saude aqui na familia............
Então Oliveira.........boa idéia a do eixo, ja da para aproveitar no Globbe; e os projetos para a iluminação das carretas a como andam????
Ai pessoal, não esqueçam, eu ajudo nos custos das coisas ai heim.......
Então............para o Domingo, estarei colocando novidades aqui.........acho que vocês vão gostar............
Um abraço a todos.........

http://img232.imageshack.us/img232/9310/73618099.jpg

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 3:43 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Olha o cara aí !!

Hoje mesmo estava falando com o Oliveirarmp sobre voce, rsrsrs.
Acabei de chegar da Santa Efigenia. Me encontrei com ele e entreguei para ele os Pic´s do controle remoto. Logo logo teremos muitas novidades.

Voce viu os videos que eu postei do controle remoto ? Ta praticamente pronto ! E funciona ! Só faltam os ajustes finais.
Comprei alguns transistores mais parrudos pra ver se elimino os reles. Vamos ver.
To querendo já instalar semana que vem, se tudo der certo !!

Abração e melhoras aí pro seu pessoal !

E que domingo venham as novidades !

Corsetti, um colega aqui do forum me mostrou o seguinte site: http://www.carson-modelsport.com/en/news.htm
Voce o conhece ? Achei muito bacana as coisas de lá !

Abraços,

[ ]´s

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 9:46 pm 
Novo no Fórum

Pessoal, sou louco pra comprar um truck faz tempo e esse tópico tá meio que me empurrando... mas não possuo cc internacional, alguem já comprou com aquele pessoal do ML? Tápuxadão o preço 2800 truck + MFU... ou conhecem uma loja/alguem de confiança com quem possa encomendar um truck desses? Sabem como é, se eupegar vai ser meio que no sacrificio então quanto menos eu puder pagar, melhor. Se der certo é mais um doente para formar aqui com vocês, hehe.

Abraços e parabéns pelos avanços nos sistemas de luzes.

MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 11:45 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Maran, posso estar enganado, mas qualquer coisa o pessoal de plantão aí me corrige.

RC elétrico no Brasil é meio complicado, Tamiya então, nem se fale.

Eu vi uma vez um truck desses em uma loja aqui em terras tupiniquins. Era uma loja no Morumbi Shopping. Se não me engano era meio que uma importadora e eles pediam mais de R$ 5.000,00 por um King Hauler com MFC. Ou seja, não tem milagre. Pagar barato, em loja, a pronta entrega ? Nem nos meus sonhos mais profundos.
Acredito que o cartão de crédito internacional seja sua melhor e mais acessivel opção mesmo.

Torço para que voce consiga satisfazer sua doença ! :mrgreen:

Abraços !

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Sex Jul 23, 2010 1:39 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 163
E ai Grade 0_o, belezinha???.........é o seguinte, esse Carson é uma marca alemã que tambem faz e representa produtos da Tamiya na Alemanha para a escala 1/14, entre outras coisas. Se acha pneus cross force, carretas de varios modelos, balancins para suspenções de carretas, eixos dianteiros tracionados, eixos trazeiros com bloqueios (iguais as carcaças da Tamiya), barras estabilizadoras e um monte de coisas para os trucks Tamiya. Porem, no site deles nào se compra nada, só em lojas da Alemanha é que se acha alguma coisa e os preços são meio salgados. Seguem alguns links da Carson:
http://www.carson-modelsport.com/de/produkte/truckmodelle/zubehoer.htm?PDM_nPageId=0&PDM_nLimit=30
http://www.carson-modelsport.com/de/produkte/truckmodelle/reifenfelgen.htm
http://www.carson-modelsport.com/de/produkte/truckmodelle/aufliegerstapler.htm

Ai Maran, como o Grade 0_o disse............qualquer um que esteja revendendo Trucks da Tamiya, vão cobrar os preços cheios; produto+frete+taxas + lucros........rsrsrsr
ai a coisa sai mais cara mesmo..........
Comprando direto la fora, você acaba economizando uma grana.

Abraços pessoal.........

http://img232.imageshack.us/img232/9310/73618099.jpg

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 4276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 286  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas