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MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 12:31 am 
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Comprei um receptor SR3300T avulso para instalar na minha e-revo mas ele veio sem os Sensores de telemetria, então resolvi improvisar com o que tinha por perto besteira economizar nisso mas não estou afim de esperar mais 30 dias para deixar o Revão redondo! fui até uma loja de eletrônica perto do meu trabalho e comprei tudo que precisava por menos de dez pilas!

Comprei uma barra de pinos e um cabo flat, com essa barra e um estilete da para montar vários conectores.

O Sensor de temperatura foi fácil bastou comprar um termistor de 1k e problema resolvido.

Já o Sensor de RPM foi mais complicado, a atendente não tinha a mínima idéia do que era aquela plaquinha, chegou a me pedir para procurar uma autorizada, então simplifiquei as coisas para ela, e pedi dois LEDs IR um TX e outro RX isso ela sabia o que era.

material todo em mãos só tive que cortar um pedaço de PVC e prender os LEDs

* Pergunta !!!
Um problema que eu tenho com o Sensor original com outros que testei e com esse também, é que a telemetria por ser feita para Nitro, se perde quando o motor passa de 40000 RPM ai tive que colocar o Sensor na coroa e não no eixo do motor, assim só consigo medir a velocidade, o RPM fica errado, na certa acho que todo mundo já passou por isso, alguém sabe se existe uma forma de contornar isso ???

Censor de temperatura, colei os fios com cola e depois um espaguete termo retrátil, ficou a prova d'água.
Anexo:
DSCN4415 (Small).JPG


O circuito é bem simples não tem segredo, anotei em um papel só para tirar as fotos e não errar na hora de soldar os fios.

materiais usados
- Barra de pinos fêmea
- Cabo Flat colorido
- LED TX infra vermelho 3mm
- Sensor RX infra vermelho 3mm
- Resistor de 560R
Anexo:
DSCN4406 (Small).JPG


ta ai o enjambre montado, tudo completamente a prova d'água
Anexo:
DSCN4410 (Small).JPG

Anexo:
DSCN4418 (Small).JPG


E-revo montada com tudo fechado e vedado.
Anexo:
DSCN4419 (Small).JPG


Abraço!


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MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 1:16 pm 
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Cyber, quanto a passar do 40.000 rpm não sei o que acontece.
Mas tenho um DX3S e, no seu lugar, deixaria o sensor na coroa e configuraria o rádio para mostrar a velocidade do carro.
O que acha? Faz a relação entre a coroa e a roda e boa.
A propósito, quer me vender uns sensores desses?
Tenho muito o que aprender contigo, hehehe
Sds

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MensagemEnviado: Seg Jul 19, 2010 1:11 am 
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nbrancalhaojr escreveu:
Cyber, quanto a passar do 40.000 rpm não sei o que acontece.
Mas tenho um DX3S e, no seu lugar, deixaria o sensor na coroa e configuraria o rádio para mostrar a velocidade do carro.
O que acha? Faz a relação entre a coroa e a roda e boa.
A propósito, quer me vender uns sensores desses?
Tenho muito o que aprender contigo, hehehe
Sds


Opa!
O que percebi é que a telemetria não é preparada para o diâmetro do pinhão ou o giro, que no meu Yokomo chega fácil nos 80000rpm, o que vou tentar fazer quando tiver um tempo é colocar uma polia de uns 30mm direto no eixo do motor e colocar o sensor na extremidade, assim o tempo de volta é maior quem sabe o sensor consiga "enxergar" o giro correto.

Para medir a velocidade é tranquilo, fiz aquele esquema de medir a distancia que o carro anda em 10 giros, uma vez coloquei um GPS no carrinho e deu uma diferença de 3km/h mais preciso que o meu 1/1 :-), mas eu queria poder medir o giro também só para saber onde chega, se está muito próximo do limite, sem ter que usar uma calculadora HP.

Cara, compra o material que eu faço quantos sensores você precisar, mas porque você não tenta? sempre digo que a parte mais legal do hobbie é montar os brinquedos :-)

Abraço!
Vamos ver se a chuva da uma trégua essa semana, assim agente se encontra e troca umas idéias :-)

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MensagemEnviado: Seg Jul 19, 2010 7:36 am 
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Cara, esse lance de colocar uma polia no motor não rola, pois a velocidade angular é a mesma. Ela só vai ter uma velocidade "em linha reta" maior, mas vai passar ao mesmo tempo no sensor....não sei se fui claro.
Sobre os sensores, tenho o maior interesse em aprender, só preciso de uma ajudinha :wink: :drinks:

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MensagemEnviado: Seg Jul 19, 2010 7:39 am 
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Complementando, você pode usar o esquema de velocidade e colocar a relação coroa/pinhão.
Assim você lê a velocidade na coroa e ele calcula a do pinhão.
Acho que é o mais fácil a fazer.

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MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 12:16 am 
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nbrancalhaojr escreveu:
Complementando, você pode usar o esquema de velocidade e colocar a relação coroa/pinhão.
Assim você lê a velocidade na coroa e ele calcula a do pinhão.
Acho que é o mais fácil a fazer.


Então... penso que se colocar uma polia no eixo do motor diminuindo a velocidade angular, fica mais fácil do sensor trabalhar, se você olhar no manual da Spektrum a marca deve ser feita no sino onde a circunferência é bem maior que a de um Pinhão EP, ai facilita o trabalho da telemetria, fiz isso na e-revo quando usava dois motores titan 550, e deu certo mas o RPM deles é ridícula perto do Neu Castle, não chegava a 25000RPM. Por enquanto medir a velocidade com um certa precisão já esta de bom tamanho mas eu não desisti, me lembro de ter visto alguma coisa no fórum sobre trocar o sensor IR por um Sensor HALL, que é magnético pesquisei pouco sobre isso quem sabe resolve.
Quanto ao seu sensor eu estou as ordens, qualquer dúvida fique a vontade para perguntar, eu sou a favor do código aberto ;-)

segue mais umas fotos do enjambre :-)


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MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 9:01 am 
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Cara, ficou bacana mesmo hein.
Mas, tenho que te contrariar novamente.
25.000 rpm serão 25.000 rpm em um raio de 1 mm e em um raio de 1 km.
É isso que teu sensor vai ler, quantas vezes a etiqueta passa em frente dele em determinado intervalo de tempo.
Não muda com o raio.

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MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 9:28 am 
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nbrancalhaojr escreveu:
Cara, ficou bacana mesmo hein.
Mas, tenho que te contrariar novamente.
25.000 rpm serão 25.000 rpm em um raio de 1 mm e em um raio de 1 km.
É isso que teu sensor vai ler, quantas vezes a etiqueta passa em frente dele em determinado intervalo de tempo.
Não muda com o raio.


Mas você não ta me contrariando, ta certo,o que eu quero variar é o tempo entre um pico e outro. (fequencia) quanto mais longe do centro estiver a marca mais tempo o sensor vai ter para enxergar o ciclo. mas um giro continua sendo um giro, só vou diminuir a velocidade de resposta mas isso é desprezível.

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MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 9:39 am 
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Então, mas este tempo não varia.
Ou por um acaso o pneu do carro gira mais devagar que a roda?
A frequência, tempo entre picos, rpm, velocidade angular, etc., não muda.
Ah, tava bacana no Barigui ontem. Faltou teu E-Revo.

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MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 10:30 am 
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nbrancalhaojr escreveu:
Então, mas este tempo não varia.
Ou por um acaso o pneu do carro gira mais devagar que a roda?
A frequência, tempo entre picos, rpm, velocidade angular, etc., não muda.
Ah, tava bacana no Barigui ontem. Faltou teu E-Revo.


hehehe! tudo depende do ponto de vista! do ponto de vista do sensor varia sim! qual dos dois passa mais vezes pelo sol em um determinado tempo a terra ou plutão ?

usei uma ferramenta super avançada para explicar a minha idéia! qual dos dois vai demorar mais tempo para passar pelo sensor?

Cara, nem sabe a fissura que estou de colocar aquela e-revo para andar, "acho" que hoje estou livre vamos no condor ?, ou pode ser lá mesmo, no estacionamento do Shopping Barigui não da para rodar de on-road ?


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MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 10:47 am 
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Se os dois estiverem com a mesma rpm, vai demorar a mesma coisa, a diferença é que o maior vai passar mais rápido, ficando mais difícil pro sensor para ler.
A circunferência tem 2*pi*R, certo?
Vamos pensar com valores hipotéticos.
Então, se o círculo pequeno tem 1 unidade de raio, a circunferencia tem 6.28 unidades. Com 10 RPMs, o ponto vai passar a frente do sensor com a velocidade de 62.8 unidades por minuto.
Se o círculo grande tem 5 unidades de raio, a circunferencia tem 31.4 unidades. Com 10 RPMs, o ponto vai passar a frente do sensor com a velocidade de 314 unidades por minuto, muuuito mais rápido e com a leitura muito mais difícil.
O que tem que ser feito é tentar colocar o sensor onde tiver menos RPMs e menor circunferência.

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MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 10:52 am 
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Eu tive muito problema do esses sensores, e solução foi achar uma distancia ideal e um contrate bom.
Na distancia, usnado o sensor original, a distancia ideal que encontrei foi 1,5mm
Quanto ao contraste, uma das vezes eu solucionei invertendo as cores, por exmplo no eixo da meu S400 era prata e a faixa preta, eu envolvi o eixo com fita isolante preto fosco (que tem baixa reflexão) o colei o adesivo cromado nela. Uma outra solução para o 4-Tec do meu irmão foi colocar adesivo cormado em metade da polia, ou seja ficou metade da polia preto e outra metade cromada.

Quanto ao diametro, realmenta o RPM não muda, mais a velocidade que a "faixa" passa pelo sensor muda sim, poderiamos chamar isso de duty cicle, sendo hipotetico, onde o periodo é o mesmo porem a pulso de nivel alto é bem mais rapido que o pulso em nivel baixo. Não sei se fou claro...

[]´s

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MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 10:58 am 
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Rapaz, pior que o resto desta semana estou complicado.
No barigui on-road não rola.
Talvez hoje a noite consiga uma folguinha, mas te aviso mais tarde.
Coloque essas tuas duas figuras pra girar a 1000 rpm e depois me conte.
Acontece que pra andar a 50 km/h por exemplo, um pinhão 20T gira a 40.000rpm e um 30T gira a 25.000rpm. (valores chutados, sem calcular). Mas tanto o de 20T quanto o de 30T, girando a 25.000rpm vão passar a etiqueta na frente do sensor 25.000 vezes em um minuto. O que vai mudar é a velocidade final, que pra você neste caso não interessa.

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MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 9:44 am 
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Opa! Vlws pela dica! Não sabia que seria tão fácil assim fazer os sensores, mas tenho umas dúvidas, o termistor é NTC ou PTC?
Onde vc comprou essa barra de conector? Qq loja de eletrônica tem? a fiação tb?

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MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 11:03 am 
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mach escreveu:
Opa! Vlws pela dica! Não sabia que seria tão fácil assim fazer os sensores, mas tenho umas dúvidas, o termistor é NTC ou PTC?
Onde vc comprou essa barra de conector? Qq loja de eletrônica tem? a fiação tb?



Ola Mach! você é de onde? preencha corretamente o seu cadastro assim facilita nossa vida :-)

O termistor como da para ver na foto é NTC, (os PTC são uma especie de diodo)

São componentes comuns, encontrei tudo que precisava na primeira eletrônica que entrei na 24 de maio em Curitiba.

Abraço!

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