Comprei um receptor SR3300T avulso para instalar na minha e-revo mas ele veio sem os Sensores de telemetria, então resolvi improvisar com o que tinha por perto besteira economizar nisso mas não estou afim de esperar mais 30 dias para deixar o Revão redondo! fui até uma loja de eletrônica perto do meu trabalho e comprei tudo que precisava por menos de dez pilas!
Comprei uma barra de pinos e um cabo flat, com essa barra e um estilete da para montar vários conectores.
O Sensor de temperatura foi fácil bastou comprar um termistor de 1k e problema resolvido.
Já o Sensor de RPM foi mais complicado, a atendente não tinha a mínima idéia do que era aquela plaquinha, chegou a me pedir para procurar uma autorizada, então simplifiquei as coisas para ela, e pedi dois LEDs IR um TX e outro RX isso ela sabia o que era.
material todo em mãos só tive que cortar um pedaço de PVC e prender os LEDs
* Pergunta !!!
Um problema que eu tenho com o Sensor original com outros que testei e com esse também, é que a telemetria por ser feita para Nitro, se perde quando o motor passa de 40000 RPM ai tive que colocar o Sensor na coroa e não no eixo do motor, assim só consigo medir a velocidade, o RPM fica errado, na certa acho que todo mundo já passou por isso, alguém sabe se existe uma forma de contornar isso ???
Censor de temperatura, colei os fios com cola e depois um espaguete termo retrátil, ficou a prova d'água.
Anexo:
DSCN4415 (Small).JPG
O circuito é bem simples não tem segredo, anotei em um papel só para tirar as fotos e não errar na hora de soldar os fios.
materiais usados
- Barra de pinos fêmea
- Cabo Flat colorido
- LED TX infra vermelho 3mm
- Sensor RX infra vermelho 3mm
- Resistor de 560R
Anexo:
DSCN4406 (Small).JPG
ta ai o enjambre montado, tudo completamente a prova d'água
Anexo:
DSCN4410 (Small).JPG
Anexo:
DSCN4418 (Small).JPG
E-revo montada com tudo fechado e vedado.
Anexo:
DSCN4419 (Small).JPG
Abraço!
Iwaver 02M Spektrum
T-Rex 450 Sport
Blade mSR
Spektrum DX7