RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 5:03 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 7:11 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Pessoal,

Já estou bastante abtuado ao hobby, principalmente no off road, aí resolvi inventar e ir para o onroad também... comprei um sprint 2 flux e fui na pista do parque da cidade de jundiaí, testei 2 pneus diferentes os originais que os traseiros são mais largos que os dianteiros e tb um outro jogo que tinha antigo de quando eu andava com auto a combustão, esse outro jogo com os 4 pneus da mesma largura, pneu de borracha e liso.

o que acontece é que toda a curva que eu tentava fazer um pouco mais rápido, o carro saia de traseira e na maioria das vezes saia tanto de eu não conseguir controlar e o carro acabava rodando.

alguém tem alguma dica aí?

Paulo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 7:49 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Paulo, precisa detalhar um pouco mais, não só os pneus podem ser problema, mas principalmente setup, vc está andando com ele com a configuração de caixa ou fez algum setup ? Toe tras. molas, Diff, são várias coisas q podem atrapalhar desempenho, ok?

MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 7:58 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Paulo Frare escreveu:
Pessoal,

Já estou bastante abtuado ao hobby, principalmente no off road, aí resolvi inventar e ir para o onroad também... comprei um sprint 2 flux e fui na pista do parque da cidade de jundiaí, testei 2 pneus diferentes os originais que os traseiros são mais largos que os dianteiros e tb um outro jogo que tinha antigo de quando eu andava com auto a combustão, esse outro jogo com os 4 pneus da mesma largura, pneu de borracha e liso.

o que acontece é que toda a curva que eu tentava fazer um pouco mais rápido, o carro saia de traseira e na maioria das vezes saia tanto de eu não conseguir controlar e o carro acabava rodando.

Paulo

Além do que o BlackSh33p mencionou, tente pegar na internet uma folha de setup já preenchida e faça o setup igual, e depois vá fazendo um ajste fino até chegar ao ponto ideal.

Masssss, eu veria antes de qualquer coisa a cambagem. Não custa perguntar, mas não está blocado a traseira não né?

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 9:05 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

amigos, obrigado pelas respostas, o set-up é o de caixa e a traseira não está blocada.

eu comprei um camber gauge que deve chegar a semana que vem para poder mudar alguma coisa de cambagem, pelo que vi o pessoal que anda a combustão usa 2º de cambagem para a pista.

outra coisa que eu reparei tb é que o motor tá esquentando pra caramba e o carro não tem espaço para dissipador, então acho que vou ter que reduzir o pinhão, o de fábrica é 24t

MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 9:20 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Paulo esquentando muito qto ? Pq motores Brushless trabalham na caso dos 90...

Além da Cambagem tbm tem o Toein traseiro, dependendo do modelo vem com Toe zero na trazeira, q é muito ruim, o ideal é de 2.5 a 3.º !

MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 10:25 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Enquanto o camber gauge não chegar vai testando no olhômetro. Eu fiz isso, no olho, e depois de acertar eu ajustei na mesa de setup. O carro ficou na mão. O toe in tb da traseira é fundamental, eu uso 3º graus, começe por aí e mude se achar que pode melhorar.

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 10:31 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

BlackSh33p escreveu:
Paulo esquentando muito qto ? Pq motores Brushless trabalham na caso dos 90...

Além da Cambagem tbm tem o Toein traseiro, dependendo do modelo vem com Toe zero na trazeira, q é muito ruim, o ideal é de 2.5 a 3.º !

eu não levei o termometro para a pista, mas deve estar mais ou menos uns 90 mesmo, talvez até um pouco menos, fico tranquilo que isso é normal... estou acostumado com o brushed que trabalha mais frio.

como regula o toe in na traseira do sprint 2 flux?

MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 10:32 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Rebelde escreveu:
Enquanto o camber gauge não chegar vai testando no olhômetro. Eu fiz isso, no olho, e depois de acertar eu ajustei na mesa de setup. O carro ficou na mão. O toe in tb da traseira é fundamental, eu uso 3º graus, começe por aí e mude se achar que pode melhorar.

acho que até a semana que vem quando eu for para a pista o camber gauge já chegou aí vai dar para fazer um ajuste mais preciso.

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 6:38 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Depois que eu vi as dicas, fui olhar no auto para ver como fazer o ajuste do toe in trazeiro, e para minha surpresa, ele já vem de fábrica com o toe in. Na "manga" de eiro vem marcado 3ºL e 3ºR esquerda e direita respectivamente e aí coloquei o carro numa referencia reta e dá para ver realmente que já tem toein na traseira.

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 6:59 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

se de fabrica vem 3 tá bom ...

na frente deixa entre 1 e 3 ( a sua escolha )

provavelmente eh cambagem mesmo ...

ve se alguem ai tem uma mesa de setup, pega emprestado rapidinhu e resolve isso logo ! rs

"Quem quer, faz ! Os fracos, sentam e choram !!"

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 8:43 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

por encrivel que pareça não conheço ninguém que tenha uma mesa de set-up, vou ter que fazer no olhometro mesmo...

acho que já vou tentar deixar bem próximo de 3º pois acredito que assim ficaria mais estável na curva.

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 11:42 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Paulo Frare escreveu:
Pessoal,

Paulo

Bom, eu diria que o pneu atrapalha bastante... tenta comprar um Alpha H1 con insert Soft pra testar... é barato... pode tentar pegar com alguém lá na pista do carrefour também
[Nossa, que vontade de andar ai no Parque hahahaha]
O Sprint2 por natureza é um bom carro, normalmente anda bem com poucos acertos... tem que ver amortecedores (molas e principalmente silicone) e os diffs...

Certeza que só de trocar pneu melhora, afinal, hb = hpi

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 10:07 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

o HB é muito bom de pista mesmo !!!

Já fiz setup basicão na correria lá na pista mesmo, pq estava sem mesa e com algumas dicas, qdo cheguei em casa colocando na mesa tava muito bom !

Setup de OLHO !
:arrow: Toe in traseiro, no caso do HPI são as barras traseiras q regulam, se já tá com 3.º perfeito !
:arrow: Toe Dianteiro, usa-se como base 0,5º aberto - Toe out - use as rodas alinhadas no olhe mesmo, chegando o mais próximo do Toe 0, funciona, obs. quando traciona, as rodas tendem a fechar o toe dianteiro, então alinhe compensando a folga p dentro.
:arrow: Camber, deixe ligeiramamente inclinados p dentro, lembrando q o básico é 1,5 na frente e 2.º na traseira, q é bem pouco ! faça uns riscos no pneu com caneta permanente ou errorex, de umas voltas, veja se está gastando as marcas por igual, se muito por dentro, é pq tem muito camber, ou vice versa ! Funciona ! :drinks:
:arrow: Diff ?? se tiver zuado esquece, mas dá p desmontar engraxar e zerá-lo!
:arrow: Pneu, esquece pneu velho, se até os Alpha depois de certo tempo ficam terríveis, com um jogo de Alpha Hard e seja feliz !

Não vão me crussificar por isso ! :machado:
é um basicão mesmo ! Do mais aparece lá no Carrefou em Jundiaí que te ajudamos !

MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 11:02 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

BlackSh33p escreveu:
o HB é muito bom de pista mesmo !!!

Já fiz setup basicão na correria lá na pista mesmo, pq estava sem mesa e com algumas dicas, qdo cheguei em casa colocando na mesa tava muito bom !

Setup de OLHO !
:arrow: Toe in traseiro, no caso do HPI são as barras traseiras q regulam, se já tá com 3.º perfeito !
:arrow: Toe Dianteiro, usa-se como base 0,5º aberto - Toe out - use as rodas alinhadas no olhe mesmo, chegando o mais próximo do Toe 0, funciona, obs. quando traciona, as rodas tendem a fechar o toe dianteiro, então alinhe compensando a folga p dentro.
:arrow: Camber, deixe ligeiramamente inclinados p dentro, lembrando q o básico é 1,5 na frente e 2.º na traseira, q é bem pouco ! faça uns riscos no pneu com caneta permanente ou errorex, de umas voltas, veja se está gastando as marcas por igual, se muito por dentro, é pq tem muito camber, ou vice versa ! Funciona ! :drinks:
:arrow: Diff ?? se tiver zuado esquece, mas dá p desmontar engraxar e zerá-lo!
:arrow: Pneu, esquece pneu velho, se até os Alpha depois de certo tempo ficam terríveis, com um jogo de Alpha Hard e seja feliz !

Não vão me crussificar por isso ! :machado:
é um basicão mesmo ! Do mais aparece lá no Carrefou em Jundiaí que te ajudamos !

Marcelo, obrigado pelas dicas, vou fazer uns ajustes em cima do que vcs falaram e vou lá no parque testar, se eu não conseguir vou pegar um help com vcs lá no carrefour.

Tentei mudar os parafusos como manda no manual, mas é ridiculo o quanto o set-up muda de uma posião para a outra, vou ajustar só no parafuso mesmo...

Imagem

MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 7:40 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

pessoal, já chegou o camber gauge e verifiquei o camber traseiro, deixei com -2º.

sobre a posição dos amortecedores, qual é a melhor, mais em pé ou mais inclinado?

Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas